O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

"Sou caçador de ilusão", mas... valeu à pena?

E aí a vida vem e rega de perfume aquelas lembranças fédidas (nem que seja por breves segundos).
Ontem uma amiga foi ao encontro de uma pessoa com quem se relacionava já há 3 meses na internet. Conheceram-se em um site de relacionamento. O resto desse tipo de filme, muita gente já assistiu. Inclusive eu. Em pouco tempo estava apaixonadíssima, enquanto eu, desesperada, pedia aos céus que ela não se estrepasse como muita gente já se estrepou. Inclusive eu. Mas ela nunca me deu ouvidos, como todos fazem - ignoram conselhos enquanto o coração fantasia. Eu também fiz assim.
A semana é inteirinha consumida pelo encontro que se dará. É limpeza de pele, depilação, cabelo, unha, roupa nova (como se ele já conhecesse alguma daquelas que já estão no seu armário), lingerie lindíssima, e noites insones. E o dia nunca chega. E não se fala sobre outro assunto. E haja ouvido dos amigos. Todos que viveram isso agiram assim. E eu também, claro. Os amigos enlouquecem: "e se ele sumir com vc?", "e se for um bandido?", "e se te der um boa noite cinderela?". Ninguém entende que aquele estranho, tornou-se nos últimos meses sua companhia mais íntima, seu grande confidente, maior amigo, grande amor, cúmplice daquela, até então, ilusão...
Até que um dia, chega o dia e você embarca, literalmente, na fantasia. E ainda na rodoviária minha amiga me ligou:"e se ele não aparecer?" "Não surta... claro que vai aparecer... afinal fantasia é dos dois (pelo menos nessa primeira vez), garanto que ele está tão ansioso quanto você". E liga novamente, quando chega ao shopping marcado para o encontro: "Amiga... ele não está no local combinado" "Olha com calma em volta, liga pro celular dele" "Mas não quero dar muito na pinta que estou desesperada". Viaja 180Km e não quer dar na pinta? Piada... E naquela angústia compartilhada por torpedos e dezenas de ligações, pude, na hora do último torpedo "acabei de avistá-lo, vou morrer", lembrar disso tudo que também vivi, e...  com carinho. Inacreditável! Outro dia eu tinha ódio, hoje consigo lembrar daquele momento (nem que seja somente daquele) com carinho.Coisa boa que é o tempo... leva as coisas ruins com a rapidez de um tornado. E me vi ali, ainda deitada (afinal minha amiga não me deixou dormir) sorrindo, ao lembrar da minha aflição no dia daquele primeiro encontro... As inúmeras ligações durante a viagem, onde ouvi mil vezes, "estarei lá na hora marcada", "não vejo a hora de te tocar", "a hora hoje não quer passar", e eu me convencia "ah bom! ele vai mesmo"! E meu coração parecia que ia explodir! E aquele exato momento onde você avista a pessoa? Afe! É um pequeno delírio, uma pequena morte, uma "tormenta que tem pressa"... Só mesmo Machado de Assis para descrevê-lo: "Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve". É um congelamento de alma. É indescritível! Enfim, é muito bom. Para muitos é o início de uma bela história, para outros o início de uma tortura. Já experimentei os dois. Certa vez foi o início de uma história, e na outra de uma tortura. Torço que para minha amiga seja o início de uma verdadeira história.
Acho que finalmente entendi, quando ele me disse, um dia ao telefone, alguma coisa sobre se reconhecer em um trecho da música do Skank "valeu à pena, sou caçador de ilusão"... Como julgá-lo? Essa ilusão é gostosa demais! A única coisa que ninguém tem o direito de fazer é ver que sua ilusão está chegando ao fim, e, então, pular da embarcação abandonando o outro lá, à deriva. Covardia é imperdoável. É preciso hombridade até mesmo para ser um caçador de ilusão.
Enfim, hoje já com todas as emoções nos seus devidos lugares, posso afirmar que até o momento daquele primeiro encontro, tudo valeu à pena. O erro foi ter continuado.
No fundo, no fundo, somos todos caçadores de "algumas" ilusões, o que acho bom e saudável, desde que não maltrate os envolvidos, e, olhando por esse ângulo, realmente o preço que paguei foi altíssimo! E aí, constato, mais uma vez, que não valeu à pena. Mas, ainda assim, aquele primeiro encontro ficará guardado em um bom lugar para sempre, isso é um fato. Um fato bom, e o resto já esqueci.
E, boa sorte para minha amiga...

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A primavera ainda não chegou para mim

Ando em plena colheita de decepções. Não sei se estou no compasso errado ou se, me foi dado como carma, me deparar com gente "mais ou menos". Ou melhor, gente "mais ou menos" é o que mais tem por aí, o pior é você se enganar, apostando: Esse vale
Há pouco me recuperei de um grave acidente em decorrência de um sujeito tão menos, mas tão menos que.... de tão menos, pluft! desapareceu no ar. Quando já inteira,  virei a esquina, no primeiro dia de primavera, me acidentei novamente. Apesar de tudo ter sido terminantemente diferente do outro, o final foi o mesmo  - fui pega pelas costas, sem chance de defesa, como só os covardes fazem. Esse em especial, doeu profundamente. Era um amigo querido, ríamos juntos, ele era engraçado, excelente companhia. Me deu a filha para batizar. Segurei as pontas do fim do seu casamento, o vi casando novamente. Um amigo. Odeio ser traída por amigos, ou melhor, por aqueles a quem me dedico como amiga. Depois de mais de 15 anos, constato que não o conhecia. Ou melhor, como conhecer pessoas que são amorfas, e se moldam de acordo com quem está ao lado? Não dá... Inconstância me irrita. Gosto de gente que sabe a que veio. Portanto, mais um foda-se. Minha capacidade de enterrar pessoas vivas é impressionante. Pode errar comigo mil vezes que permaneço ao lado, firme e forte. Mas se vier com covardia, é morte instantânea. Menos um. E é assim que vou limpando meus caminhos. Na verdade, são esses os nossos grandes mestres.
Acho graça que parece que a energia vibra toda na mesma frequência, e ontem, novamente no início da primavera, recebi um e-mail, que em detrimento dos outros recebidos, foi no mínimo, curioso (para não agredir ninguém vamos nomeá-los assim: curioso).
Há um tempo me vi envolvida com pessoas estranhas e ao mesmo tempo, próximas (por um motivo já totalmente irrelevante). O fato é que essas pessoas me deram uma importância que nunca tive (graças a Deus) e acharam por bem, me perseguir incansavelmente. É a tal da munição voltada para o alvo errado. Algumas vezes tive contato com algumas delas, mais especificamente com cinco, que me chegaram de diversas formas, ao longo de 1 ano inteiro. Bom, ocorre que mesmo já tendo descido na estação e trocado de trem, elas interpretaram que eu só trocara de "vagão", e, acreditando-me na mesma embarcação, continuaram a me perturbar. Até o dia em que recebi um e-mail completamente fora de propósito com fotos e afins, e acabou por envolver uma terceira pessoa da minha convivência e eu, já sem saber a quem recorrer, decidi escrever um e-mail  com cópia (oculta, claro) a todas elas, com um pedido de socorro, literalmente. Se eu tivesse intenção de jogar álcool no fogo bastaria encaminhar o tal e-mail que recebi, mas não. Fui absurdamente sincera - eu só queria paz. E joguei com a sorte - qualquer delas que fosse a autora da perseguição, talvez se sensibilizasse e me deixasse em paz, e eu, jamais saberia qual delas havia sido. Quase uma semana depois, acho que posso dizer que deu certo. Mas nesse processo, "filosofei" um bocado acerca das respostas que recebi. E, com todo respeito, cheguei até a me divertir.  Tirando uma delas, que me pareceu descolada, resolvida, com absoluta inteligência emocional, discurso diferente, e uma resposta que adorei, as outras foram uníssonas: eu sou a bruxa, e elas,  vítimas. "Afinal, é preciso compreender que todos erram, que amor de verdade não pede condições, e que uma vida difícil trás problemas que só as pessoas de coração bom podem entender e relevar (hum! essa foi pesada, né não?), que as pessoas mudam, que agora, finalmente "sou só eu"". Foi muita gente dando "bom dia à cavalo"... A certeza da exclusividade é, no mínimo, curioso, aliás, certeza é sempre algo curioso, e perigoso. Mas entendo, pois também já tive essa certeza. Aliás, entendo tudo, só almejo mesmo o total esquecimento da minha pessoa. Nada mais.
Mas o que mais me chamou a atenção foi a altivez comum a todas, ou seja, me agredir era a palavra da vez. Para quê, se estou de fato e de direito tão longe de tudo? A falta de consciência que vem do sentimento de posse costuma cegar. Virei a pior pessoa do mundo, e seguido da afirmação:"só sei disso porque ouvi daquele que te conheceu". Se tem uma coisa que aprendi é que aquele que denigre a imagem de um, invariavelmente, denigrirá a dos outros. Será que isso não é óbvio?
Mas "cada um vê com os olhos que têm". Fui acusada até de "destruir um sonho". Ok, peço perdão... não foi minha intenção. Eu verdadeiramente só queria ser deixada em paz. O infrator é o príncipe encantado, o relator (no caso eu), a bruxa má. Distorção pesada da realidade! Cuidem-se galera!
Somente uma delas que, a meu ver, sobreviveu sã, pôde entender que meu objetivo era somente pedir socorro. As outras, entenderam que meu objetivo era incomodar. Incomodar o que, minha gente? Eu só queria sossego... O poder de manipulação de alguns me enoja, mas confesso que me deixa "babando" pela competência de "enfiar" pessoas razoavelmente inteligentes, no bolso... (um bolso onde também já estive). E nem adianta avisos! Pois foi o que mais tive durante o tempo todo e, sempre ignorei.
Tolstoi tentou alertar, ao escrever: "Quando as pessoas falam de forma muito elaborada e sofisticada, ou querem contar uma mentira, ou querem admirar a si mesmas. Ninguém deve acreditar em tais pessoas. A fala boa é sempre clara, inteligente e compreendida por todos."
Enfim, ainda não colhi flores nessa primavera - colhi a decepção de uma amizade e o julgamento totalmente equivocado, por parte de pessoas equivocadas. Mas enfim, a primavera só começou e vou colher ainda muitas flores e sentir muitos perfumes. Do resto, a vida se encarrega.
 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Muitas "Pilares" por aí...

Novamente assisto a televisão prestando um desserviço à sociedade e principalmente ao universo feminino. O triângulo (nada) amoroso marido, esposa e amante mostrado diariamente, não me choca em nada, afinal  é a representação dos milhares que existem - a mulher dedicada (independente se é pobre ou rica) o marido grato e culpado, e a amante (geralmente várias) o brinquedinho que distrai o garanhão. Nada de novo... Desde a invenção da roda, há para todo homem safado, uma mulher subserviente e uma amante compreensiva. O pior é a postura da personagem (na novela) da esposa... Que é aquilo??? É chocante! Dia a dia, por anos a fio, recebendo parcas migalhas do homem que deveria ser seu companheiro, cúmplice, amigo. Suportando sua indiferença, seu mau humor, suas desculpas esfarrapadas. Perdoando uma, duas, três traições declaradas e confessas ao longo do casamento. Uma mulher bonita, culta, inteligente (ainda que não fosse) que reclamou em quase todos os capítulos que aquele que deveria ser "seu homem" não "a procurava" por dias, semanas, meses. É preciso brincar de faz de conta para acreditar que um homem que já provou por a+b que é um tarado, não procura a esposa porque tá cansado... Me poupe! Nem em novela isso cola! Será que não há limite para auto ilusão?
Aí, ela dá um flagrante do marido no flat da secretária (que está de camisolinha preta), bate bastante nela ( o que para mim é uma ignorância, porque quem merecia a surra era ele) e vai embora desolada. Em uma cena contundente, ela transmite com maestria, pela TV, a dor da traição, da mentira, da falsidade, que sempre invade, na vida real, aquelas pessoas de boa fé que têm o triste destino de se relacionar com essas aberrações. De onde veio aquela dor? Creio que da frustração. Eu, pelo menos detesto me enganar a respeito da leitura que faço das pessoas que estiveram perto de mim. É desastroso quando você cai na real e entende que a essência daquela pessoa, que em detrimento de suas posturas e atitudes, você reconheceu e defendeu como sendo nobre, não passava de perfume barato e ruim. Acontece "nas melhores famílias".
Pilar (a personagem) está dando um show de interpretação e também de demonstração do que seria uma verdadeira falta de estima. Como pode se humilhar por alguém que não faz por merecer seu amor? Eu já disse aqui que cresci em um meio assim, presenciei esse banho de humilhação dentro da minha casa. E, para falar a verdade, continuo presenciando, agora, fora da minha casa... Ontem eu li de uma pessoa : "só sou tolerante pois o amor tudo suporta". E pergunto: tudo mesmo? Inaceitável... E mais, "o que é moral ou imoral quando se trata de amor ?". Bom, por ser amor já deveria conter uma bela moral, fora isso é só sacanagem. Mas isso também é a minha opinião.
Nem todo homem que tem uma amante é picareta, assim como nem toda esposa é boba e subserviente, e nem toda amante de homem casado é vagabunda. As pessoas não valem pelo que representam em determinado momento da vida, elas valem pelo que são de fato. E muitos homens, esposas e amantes independente de suas "funções" ou da posição que ocupam, são em essência, umas belas porcarias. 
Engraçado é que aquele que falha parece sempre ter a competência para encontrar fiéis advogado de defesa... Eu sei, porque já me prestei a esse papel...Errei ao defender o indefensável... Todos os avisos em luzes de neon e escolhi acreditar no "eu mudei, não dê ouvidos, são todas loucas, só você me interessa". Todas escutam a mesma coisa, todas acreditam, todas caem, todas levantam, algumas seguem em frente, outras, como a Pilar, ficam "chocando" esse amor doentio.
A personagem tem suporte material e intelectual, mas falta-lhe equilíbrio emocional. Fico pensando... o que leva uma pessoa a se maltratar tanto? A acreditar em mentiras, a fingir que dessa vez será diferente, a se iludir com aquele "ele mudou", a ousar defender posturas que são indefensáveis por si próprias... Não somos juízes um dos outros, todos temos telhados de vidro, mas há falhas e falhas... Algumas jamais deveriam ser acobertadas, ainda mais quando é sabido que delas nascerão muitas dores alheias.
Mas é aquele lance "enquanto tiver bom para mim, dane-se o mal que causa nos outros" e enquanto isso a picaretagem nada de braçada...Até que um dia a roda gira (porque sempre gira) e prova-se do próprio veneno. Eu nunca me conformo com a omissão...
E talvez seja isso que tenha me remetido, agora, a um fragmento do texto  No caminho com Maiakóvski escrito dentro de um contexto nobre, totalmente diferente desse aqui tão... tão reles:
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
"
 

domingo, 15 de setembro de 2013

A descrição de uma dor comum

A primeira vez que li esse texto, foi há uns 2 anos atrás, e, como disse na época, nunca tinha visto uma dor  descrita com tanta objetividade. Me senti amparada. Por breves segundos tive a sensação de que a autora havia escrito para mim, aí entendi o que sempre soube - não havia sido a primeira e nem seria a última. Todos navegamos nesse barco de papel chamado amor e ao virar a esquina de uma história haverá sempre o risco de qualquer coração bater no poste e se acidentar gravemente. Mas há cura e chama-se tempo. E posso garantir que ele é muito poderoso! Naquela época eu virava uma página de muito sofrimento, perda e decepção para iniciar uma outra, cheia de expectativas e promessa de felicidade. Mas... o coração acidentou-se ainda mais gravemente que da outra vez, e, mais uma vez, surpreendentemente, me vi superando o desconforto, a traição, a decepção. Hoje estou feliz, em paz e desejando que todos estejam como eu. Olho para trás e nem acredito que atravessei mais esse umbral! Parece que faz tanto tempo... E agora, mais uma vez, encaro uma nova fase, com menos expectativas, claro. E mais uma vez, faço isso  deixando esse texto que retrata a dor experimentada pela Socorro, por mim, e por tantos "vocês", para que todos tenhamos a certeza de que sempre passa... Ah! passa... 
 
"Quando ele cruzou o limiar da porta, e o vi pelas costas, levando consigo os meus sonhos de um amor ideal, minhas esperanças de uma vida perfeita, minhas ilusões, desmoroneiO chão abriu-se sob os meus pés, e me senti tragada. 
Estava tudo acabado. 
A desilusão fechou-me as portas da alegria, e da vontade de viver, e abriu-se uma torrente de lágrimas. Eu mal conseguia acreditar que pudesse ser verdade, tudo o que estava me acontecendo. Por vezes fechava os olhos, na esperança de ao acordar, constatar que tudo não passava de um terrível pesadelo...
Mas, não era. 
A vida perdera as cores, tudo me parecia cinzento, sem sentido. Desaparecera o brilho dos meus olhos, e eu já não ouvia a música suave que cantava o meu coração.
Desmoronei.
Que dor lancinante! Nunca imaginei que o desespero causasse uma dor tão doída e tão profunda... De angústia e tristeza foram pincelados os meus dias. E o meu coração inconsolável, gemia, inconformado pela perda, e pela saudade incontida. Tudo em que acreditei, tudo o que investi, tudo que mais amei, se dissipava da minha vida como fumaça ao vento. 
Caí, me prostrei. 
Expus as feridas da minha alma. Deixei me conduzir pela solidão. Debati-me à procura de veredas, de caminhos amenos, porém, nada aplacava a minha dor. Por momentos tornei-me fria, insensível, para logo depois, tatear a procura de esperanças, e de paz interior. Sofri horrores, por dias que pareceram sem fim. E me permiti ficar assim, até me esvaziar por completo de toda dor, e perceber que a vida é mais que o desengano. Mas aprendi, às duras penas, e o desengano me fez compreender, que a vida é tecida na imprevisibilidade, por pessoas falíveis, com qualidades e defeitos, e que, portanto, estão sujeita aos desencontros,
e desencantos."  by Socorro Melo(http://msocorrom.blogspot.com.br/

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os olhos mentem

 
Sempre defendi que o ser humano não deve ser rotulado, empacotado, lacrado e adesivado  com etiquetas indicativas: "louco", "infiel", "impaciente", etc.
Todos têm a chance de evoluir, afinal, estamos aqui para isso. Diagnosticar alguém como se seus defeitos fossem uma doença incurável é um ato desumano. E creio mesmo que todos possam modificar posturas, hábitos, atitudes. Mas há uma diferença imensa entre a possibilidade de mudar e o desejo de realizar essa mudança. Sair da zona de conforto exige imenso esforço, e ainda que essa zona não seja tão confortável, ou traga consequências desastrosas, ela faz parte de uma habitual forma de estar no mundo, de se relacionar com as pessoas e consigo mesmo. E uma coisa é fato: modificar hábitos pede esforço contínuo e incansável dedicação... Essas atitudes de repetição são como pragas de dificílimo combate. Mas difícil não é impossível.
Ontem minha irmã foi me contar porque decidiu não aceitar uma proposta de emprego e justificou "seria burrice me arriscar perante o óbvio... Ele é um péssimo patrão para todas, porque seria diferente para mim?" E aí vem aquela velha história da evidência... Burrice minimizá-las. Se aconteceu com tantas porque comigo seria diferente? Ah, porque eu fui sincera e disse isso a ele que me garantiu que comigo será absurdamente diferente, porque eu sou diferente, ou porque ele está se sentindo diferente, ou porque ele está mais velho, ou porque agora ele criou coragem, ou porque agora o filho casou, a mãe morreu, ele aposentou, enfim... Mas ele disse isso para quantas pessoas? De início, creio que todos mereçam o benefício da dúvida, seja em que situação for. Ocorre que um dia as confirmações chegam e você entende que essas "falas" são ditas em série, para todos os envolvidos.
Falar é tão simples e fácil não é? E acreditar também. Quando o prognóstico não é favorável vale à pena arriscar? Fiquei pensando nisso e cheguei a uma conclusão (por hora): vale o risco, unicamente se ao invés das habituais promessas de mudanças, você for confrontada com reais mudanças. É a única forma. Porque se de todo lado chegam confirmações de que o discurso é enlatado, idêntico, qual seria o critério usado para se concluir que "dessa vez será diferente"? Única forma: ao invés do discurso, atitudes. Difícil? Para quem quer ficar só na base do discurso, sim... Muito difícil...  
Minha crença agora depende das provas. "Se teu passado te condena" vai condenar, integralmente, até que me seja provado o contrário. Simples assim. Faço questão de nunca mais ouvir um "eu te amo", mas de saber que aquela mão estará literalmente ao alcance da minha quando eu precisar. Eu opto por não mais ouvir ou ler absolutamente nada. Nada mesmo! Nem aquilo que for lindo, doce, romântico. Nada! Palavras são apenas palavras. Deixam um gosto bom, mas não nutrem. Promessas, então! Para bem longe de mim! Vou fazer... Vou acontecer... Só mais um pouco... Eu juro. Comigo não mais. Assim que fizer me avise. Quero ouvir depois de já ter visto. Palavras, as mais lindas, só me interessam depois das atitudes.
Como disse minha irmã, se ele age de forma padronizada (com pequenas variáveis), pare e pense: "porque fará diferente comigo?" O fato é que, enquanto tudo estiver no nível das promessas, não  passarão de remotas possibilidades... Mas se há predisposição em acreditar, aí já é outra coisa. É muito comum se deixar enganar para que o sonho não morra. Para que aquela obviedade toda não liquide com a fantasia. Para uns a ilusão é imprescindível. Para mim não é. Não mais. Disse-me minha irmã que isso é muito racional, para mim isso é apenas não querer passar novamente pelo mesmo caminho. Agora terá que ser assim.
Uma conclusão difícil de ser aceita por  mim foi a de que os olhos mentem, o corpo mente, o toque mente, e que a única verdade possível está mesmo contida nas atitudes.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A dependência mora na alma


Segundo o médico húngaro-canadense Gabor Maté: “Drogas não causam dependência”. Como assim não causam? E aquele bando de gente esfarrapada no centro da cidade? Ele explica: “a dependência não reside na droga – ela reside na alma. Sendo assim, a cura para a dependência, portanto, não seria a destruição da droga mas sim o preenchimento do vazio na alma."
E levo essa fala para todo vício, pois seja ele qual for,  visa preencher esse vazio da alma, eu creio. E de onde vem esse vazio? De uma infância difícil, de uma casa vazia, de uma mãe depressiva, de um pai castrador, de uma grave doença, da falta de afeto, da agressividade vivenciada, da impotência perante as duras adversidades impostas quando seu universo  ainda deveria ser lúdico, e é simplesmente seco e cinza.
Lembro-me o quanto me chocou quando o marido da atriz Sandra Bullock, a traiu com uma reles atriz pornô e foi admitido em uma clínica para fazer um tratamento, e declarou "este tempo é fundamental para ajudar a mim mesmo, ajudar a minha família e ajudar a salvar o meu casamento". Toda a imprensa, na época, revelou que o tratamento era para o vício de portar-se como um "donjuan", conquistando mulheres aos borbotões. Na época assisti uma entrevista onde ele, claramente desesperado, pedia desculpas publicamente à família pelos problemas causados. Mas, a belíssima Sandra Bullock abandonou a casa da família semanas depois, com o filho à tiracolo, assim que a imprensa revelou que o marido não estava tendo apenas um caso extraconjugal, mas vários, pois além da tal atriz pornô, ele saia com outras quatro mulheres concomitantemente. 
Enfim, mais um ser humano que, diante do insuportável vazio de sua própria alma, entregou-se ao vício como forma de preencher essa lacuna e aliviar sua dor (enquanto seguiu causando dor em outras pessoas).
Os viciados em drogas, sexo, conquistas, jogos, e etc, não escolheram esse caminho. Certamente aquele que experimentou droga pela primeira vez não imaginava tornar-se um dependente. Mas tornou-se. Mas aceitar isso como se fosse uma sentença é uma imensa covardia. É  preciso a consciência de que a falta de escolha também é uma escolha. Sartre dizia de várias maneiras, que a liberdade era a nossa verdadeira prisão. E é. Se acreditamos que não temos escolha, e continuamos agindo dentro desse ou daquele paradigma, é indiscutível que optamos por isso. Se juramos que jamais voltaremos a ceder ao impulso de nos drogar e nos drogamos, fizemos essa escolha? Não, óbvio que não... O impulso é uma falta de escolha. Mas dentro da falta de escolha temos uma escolha - pedir ajuda, como fez o marido da Sandra Bullock. Ainda assim ele perdeu sua família, mas fez a escolha certa ao aceitar que sozinho não seria capaz de controlar sua compulsão.
De alguma forma, todos somos vítimas de adversidades, uns mais, outros menos. Justificar nossos possíveis desvios como sendo decorrentes dessas situações é aceitável. Mas cruzar os braços perante esse fato é pura covardia, além de uma tremenda irresponsabilidade com sua própria evolução. Ou, essa postura pode ser simplesmente uma indiferença perante tudo e todos, e aí já se trata de uma grave patologia.
Enfim, cada vez mais creio que "O importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós."

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Uma seita regada a mentiras

Muitas vezes considero meus posts como um ato de egoísmo - posto o que sinto, o que percebo, o que defendo, o que questiono. Eu, eu, eu. Mas escrever para mim, é um ato reflexo, muito antes de um ato reflexivo. É quase um vômito. Assim, nunca  intenciono nada. Muito menos que esse espaço sagrado funcionasse, nem mesmo ocasionalmente, como um mural de recado, pois isso seria de uma pobreza imperdoável. Respeito demais as palavras para fazer mesquinharias com elas. Mas,  fato é que, se exponho aqui minha alma, foi inevitável que isso acontecesse algumas vezes no último ano, desde que me tornei, sem prévio conhecimento, uma sectária... E só me dei conta disso agora que não faço mais parte da seita. É preciso distância para que possamos enxergar as coisas como realmente são.  Sabemos que seita é um grupo organizado de pessoas que defendem as mesmas ideias ou tenham causas em comum. Nesse caso defender a mesma ideia, seria defender a mesma pessoa de evidências inegáveis e incontestáveis e,  causas comuns seria o esforço hercúleo utilizado por todas (individualmente, claro) para "crer no que escuta" e fingir que "não vê o que acontece", ou "ver o que acontece" e fingir que "tudo vai mudar", ou apenas relevar tudo e dar a milésima chance ao ouvir  um "você é diferente de todas", "só por você mudo tudo", "só amo você", ainda que tudo seja sempre apenas palavras... e mais, ditas pela milésima vez, convenientemente, após o milésimo sumiço... Ninguém entende verdadeiramente que faz parte de uma seita até que esteja fora dela. Enquanto participam, todos creem que estão no caminho correto, à espera de um futuro feliz ao lado da melhor pessoa do mundo, a mais honesta, a mais digna, a mais confiável, a mais carinhosa, a mais fiel, inteligente e doce. Um dia, quando for o "seu" dia, você se cansará, a seita deixará de fazer sentido, você enxergará o óbvio e tudo ficará tão claro "como a luz do sol", ou seja, você entenderá de vez que fazia parte de um cenário comum onde discursos, gestos, momentos e promessas eram divididos concomitantemente com, no mínimo, uma dúzia de sócias.
Bom estou aqui, conscientemente, fazendo desse espaço o tal mural de recado que abomino, para dizer que cada um tem o seu tempo, e que nem sempre "para um bom entendedor meia palavra basta", pois muitas vezes  "nem todas as verdades, são para todos os ouvidos". Enfim, para quem não é mais um sectário fica fácil entender isso, mas vamos respeitar aqueles que ainda são seguidores - tanto os novatos quanto os antigos. Esse é o ponto. Deixemos que cada um passe por esse seu "pedaço de ilusão". Tudo merece respeito. Até isso.  Há mentiras que são entendidas como verdades e assim será até que chegue o dia. Porque sempre chega. Não precisa de interferências. Nem de "auxílios". Entende? É em vão. Sempre foi. Desde o momento que cheguei tive incessantes avisos de que tudo era uma grande mentira. Não ouvi. Até porque o anonimato dificilmente tem crédito. Ainda assim eu levantava a questão, e ouvia alguma coisa tipo "o diabo planta discórdia quando encontra terreno na desconfiança", e eu me convencia ou fingia. Errei. Acreditei no diabo errado. Faz parte.  Quando o coração fala mais alto qualquer coisa convence, e nesse caso (serei justa) não é qualquer coisa: são frases bem estruturadas, lista de explicações elaboradas, lindas declarações com direito a choro, mimos, presentinhos e promessas de casamento... Afinal, você é diferente, única, e, em meio a tantos enganos, se destacou como sendo a pessoa "que eu procurava"... "Essas que tentam perturbar a nossa paz, nossa felicidade e nosso amor são desequilibradas, não aceitaram o fim, são egoístas e etc." Difícil não acreditar.
Dia desses,  o que se apresentava como anônimo para mim, passou a ter rosto e nome, e, finalmente entendi tudo, ou melhor, apenas aceitei tudo que já tinha entendido... É um alívio indescritível! Uma graça divina! Mas, volto a repetir, cada um tem seu tempo. Aproveito e aviso que o meu tempo chegou há uns 2 ou 3 meses, portanto, tornou-se desnecessário gastar tempo comigo. Aliás, como disse, na minha opinião é total perda de tempo dar "avisos" a qualquer um... Listas de nomes, fotos,  links e afins perdem a força perante "eus te amos" tão contundentes... Respeitar a ilusão alheia é o mais sábio para todos.
Dá vontade de proteger outras pessoas para que não sofram? Sim, claro que dá. Afinal quem é do bem quer o bem do outro. Mas a verdade é que nada nos pertence, às vezes, nem mesmo fazer aquilo que consideramos ser o bem. Sim, consideramos, pq enquanto para uns isso é inconcebível, para outros, qualquer coisa será aceitável, desde que possa permanecer na seita. Digo isso, porque uma delas me disse isso. E eu respeito totalmente. Acho até muito mais bonito dizer "sei de tudo, agradeço quem me alerta, mas vou ficar pois só serei feliz aqui" do que atacar as outras como se fossem as causadoras desse mal. Essa primeira não é iludida. Essa é conformada e lúcida. Gente! Passamos TODAS pela mesma estrada. Fica quem quer, sai quem quer, mas daí a responsabilizar quem sai, é tirar o ônus de quem o tem, e jogar em que foi vítima. Esse desvio de foco é providencial, eu sei, mas não muda os fatos. TODAS foram vítimas. Isso é fato. Mas.... perseguir o outro, aí muda tudo de figura... Invadir o direito de escolha realmente não dá. Tentou uma vez, o outro não quis, é hora de respeitar. Tentaram comigo, eu quis, mas agora também chega.  Enfim, EU não preciso ouvir mais nada porque sei de tudo que precisava saber, ou melhor, muito mais do que seria necessário saber para chegar a conclusão de que tudo aquilo vivido e experimentado fazia parte de um "montante" comum -  comigo, com essa, com aquela, enfim, com TODAS. Gostaria muito que não fosse assim,  porque tiraria de mim essa triste constatação de que o mal existe. Mas duvido.
Finalizando, por favor, não me envie mais nada... tenho outra vida, estou em paz, amada, feliz, NADA mais me interessa, não perca energia comigo e, na minha opinião, mais uma vez, não perca energia alertando ninguém, porque tudo, absolutamente tudo, será em vão. Todas as evidências serão "colocadas no bolso" pelos próprios corações apaixonados que desejam que seja assim. Pode acreditar. Portanto, siga em paz, alivie seu coração e esqueça! Ou então, faça um blog e escreva, escreva, escreve, até que passem os maus sentimentos, único saldo de histórias ruins, regadas a mentiras e covardias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...