O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

Mulher chora mesmo!

Oi meninas, garotas e senhoras!
Role até o fim da página e deixe seu depoimento onde está escrito "Postar comentário" Se preferir,não se identifique. O importante é podermos trocar nossas dores e amores.
Desabafe conosco. Bjos!

186 comentários:

Anônimo disse...

Tenho vergonha de deixar minha história aqui sabe? Mas se é anônimo vou deixar. Casei por dinheiro, apenas por dinheiro. Vim de família simples. Ao casar, pude estudar, fiz doutorado, e meu marido era bom para mim. Tive dois filhos e quando fiz 40 anos, adoeci. Acho que de tristeza e carência. Meus filhos cresceram, tirei todos os diplomas que queria e vi que não tive uma experiência de amor, de sexo, ou seja, de verdade mesmo! Passei um ano chorando. Nunca pensei em trair, mas achei que separar era uma opção. Preferia ficar sozinha a continuar com aquela "farsa" de amor. Comecei a dar aulas e me separei. Um mês depois fiquei sabendo por uma professora amiga, que meu marido tinha há 5 anos outra família. Fui até ele, perguntei e ele confirmou com delicadeza que não éramos felizes e que ele era carente e acabou se envolvendo com essa mulher com quem teve um filho e com quem é muito feliz. Meu Deus! E eu? Podia ter feito tantas coisas, e não fiz. Agora vou tentar recomeçar. É isso. Abraço a todos.

Marcela disse...

É isso Anônimo, recomeçar é o grande passo! Vc é tão jovem ainda e vai conseguir dar a volta por cima. Acredite em vc. Volte sempre aqui. Bjos

Anônimo disse...

“Olá, Marcela tudo bem?
Sempre que posso, vejo seu blog. E gosto muito.Eu sei que meu problema é bem pequeno em relação a outras pessoas, neh?
Mas pensar nisso tem me deixado triste, desanimada, confusa.
Eu tenho 22 anos. Eu comecei o namoro, sem paixão, pq eu queria ver se ia dar certo.
Ele era meu amigo e talvez desse certo. Estamos a dois anos juntos.
Ele sempre me respeitou, acho que não me trai, me trata bem. Mas, desde o começo,sempre foi um namoro sem paixão, sem animo sabe?Não tenho certeza se gosto, não tenho certeza de nada.
Ele não é divertido, é introvertido. Enfim nos somos muito diferentes.
Durante todo esse tempo, eu deixei de fazer coisas que gosto, porque não tenho animo pra sair com ele, não danço, não saio pra jogar conversa fora. Eu faço um curso superior, e quando tenho um tempo,eu não tenho animo pra fazer nada. As vezes, acho até que nem gosto de conversar com ele.
Talvez tenha ficado dois anos com ele, por causa da correria do dia-a-dia, que não exige que fiquemos muito juntos, e quando ficamos não queremos conversar muito por causa do cansaço. E quando conversamos brigamos, porque eu acho ele muito infantil. Não sei. Ah ele tem 23 anos.Esse namoro ao invés de ajudar,tem feito é atrapalhar, porque eu me sinto apagada, meio morta. Quando eu tento me animar, quando a gente se vê,
e eu vou pronta pra dar carinho, e ai acontece alguma coisa, a gente briga por idiotice, e ai é como se ele me jogasse um balde d'água.
Sinto que eu perdi muito tempo da minha juventude nesse namoro que não tem chances de dar mais certo, perdi inclusive a minha alegria, o meu animo que é tão inabalável pra algumas coisas, e em matéria de coração é inexistente. É obvia a solução. Mas eu me sinto tão impotente de tudo. E a gente levou as coisas sempre assim, empurrando com a barriga. Esquecendo as brigas. Resumindo: vivo um namoro sem graça, não sou apaixonada, mas axo que ele gosta de mim, e, às vezes, é bom estar junto.
Eu queria a minha paixão pela vida de volta, eu queria que ele me tirasse o fôlego, fosse mais dinâmico. Mas fazem dois anos já. E aí, às vezes acabo olhando pros lados, pra outros rapazes, mas me controlo, porque acho que o caminho lá fora é tão incerto quanto esse.
Posso tá parecendo uma adolescente, mas sempre fui muito decidida e acho que consigo ver as coisas com bastante clareza.
Mas faz algum tempo, q eu enxergo a minha vida pessoal cinza. Ontem mesmo, saí com minhas amigas, e foi tão legal, me senti um pouco mais normal. Mas ainda penso que a gente não combina, e nunca vai combinar”.

Marcela disse...

Oi anônima!
Me vi em vc ao ler seu email. Sei o que é essa morte em vida, sei o q é sentir falta, do que já se foi um dia. Se o meu livro tivesse sido lançado, vc ia entender melhor ainda o q lhe digo. Seu problema aos olhos dos outros dá a impressão de que é fácil de solucionar, mas não é! E isso gera um conflito interno inexplicável.
Bom, meu bem, o que posso lhe dizer? Um milhão de coisas... a primeira é que sou absolutamente solidária à vc. Outra coisa que posso lhe afirmar, é que não vale mais a pena investir nessa relação, pois ela não te ajuda a ser feliz. Tem coisa melhor do que um homem q te faça gargalhar? Que te tire o fôlego ao lhe beijar? Sexo maravilhoso é fundamental, sim, e é o míninimo q vc pode desejar!!! Não abra mão disso! Não deixe que o rumo de sua vida fique à deriva do tempo. Segure-a em suas mãos. Diga para vc mesmo para onde quer ir. Decida o que quer para vc! Vc tem q ter convicção de que quer ser muito amada, mto paparicada, mto acariciada, mto enaltecida. Coragem! Jogue essa relação para o alto. Digo isso para vc sem medo de erra.Se vc se arrepender, é só retomar a relação, e caso não dê para retomá-la, pense que não era para ser.
Vc é nova, lúcida, inteligente. Não se deixe acomodar. A vida é feita de riscos. Só aceite ser feliz! Não aceite relacionamentos parecidos com colcha de retalhos - emenda aqui e ali, e nessa brincadeira vc vai se enganando. Evidências são evidências, não minimize isso(adoro essa frase). Se hoje vc não é feliz, as coisas só tendem a piorar! Alegria é fundamental para uma relação dar certo. Resgate a pessoa alegre e feliz q vc foi! Não se perca de si mesmo! Vc já existia antes dessa relação começar lembra?

Mtas pessoas acham q problemas "pequenos" não merecem espaço, mas não existe problema pequeno ou grande, o q existe é o seu problema, aquele q te faz ficar triste, q te tira o sono, q te angustia.

Eu acredito em vc! Pense em td o q lhe disse. Qdo puder, leia com calma as postagens do blog, pois em cada uma dela, vc vai tirar algo que lhe ajude.
Bjo gde, meu carinho e minha torcida pela sua felicidade.

Anônimo disse...

Marcela, preciso da sua ajuda...
Estou noiva. E hoje completa 1 ano e 3 meses que estamos juntos. Já passamos por muitas aprovações enquanto namorados.
Depois do noivado,não enfrentamos mais os problemas de antes. Ele amadureceu, aceitou maiores responsabilidades, acho que de repente pelo fato dele ser um pouco mais novo que eu. Mas, acho que agora ele só pensa nisso! Não temos mais nossos momentinhos. Ele só pensa em estudar, trabalhar e em sua vida profissional. Não consegue mais enxergar minhas necessidades. O romantismo só aparece quando ele lembra que sou sua noiva (isso uma vez na vida outra na morte). Sinto falta de namorar. Eu tenho me sentido sozinha. Ele pede desculpas e diz que passa por despercebido tantas queixas minhas, mas ao mesmo tempo diz que eu não o compreendo, que não o apoio, que ele só faz tudo isso por nós dois. Pra mim, hoje não tem sido o suficiente, mas o amo como nunca amei a nenhum outro. Somos pessoas muito diferentes, mas isso não é motivo para brigarmos tanto, como tem acontecido. Os motivos agora que somos noivos são outros: falta de carinho e atenção. Sei que já passamos por coisas muito piores. Hoje sei o quanto ele está se esforçando e não tiro seus méritos! Me orgulho dele!!! Só queria que ele enxergasse um pouco a mim. Sinto muita falta dele, mesmo quando estamos juntos. Ele tem sido muito racional. Sinto falta do amor... Já tentei explicar, mas sempre que tento, ele se diz magoado e diz que o que ele pode me dar não está sendo o suficiente. Sei que muitas vezes não consigo achar as melhores palavras e realmente acabo magoando-o, mas ele também me magoa muitas vezes. O que eu faço?

Marcela disse...

Oi Anônima! Entendo vc com perfeição. Passei por tudo isso. Digo a vc sem medo de errar que se a prioridade dele é conquista profissional, a ponto de perder a sensibilidade perante suas carências, o futuro não será bom para vocês dois. Porque não batalhar, trabalhar duro e ao mesmo tempo dar carinho e amor? Não sei quantas dificuldades ele passou na vida, mas acredito que dá "para endurecer sem perder a ternura". Sempre defendi que o amor precisa da admiração para se manter vivo. Mas não permita que essa admiração que você sente por ele, pela luta dele em melhorar de vida(mesmo que seja a vida de vcs), subjulgue seus desejos de mulher, que quer(e deve querer!)amor, muito beijo na boca, um sexo bom, um olho no olho, um colo gostoso, um cafuné, um abraço fora de hora. Lembre-se de uma coisa muito importante: Vc não é a mãe dele! Admirá-lo, respeitá-lo, incentivá-lo, não basta para ser a mulher dele. Pense nisso. Defenda sua felicidade. Deus te ilumine. Bjos

Jê disse...

"Oi,queria contar minha história e saber se estou sendo antiquada ou se realmente o casamento é importante..."...fiquei gravida dele,foi uma loucura,ele se mandou ,nunca mais me ligou,e fiquei desesperada,os meus amigos me diziam que ele falava que não era dele,e eu sofria todos os dias,tive uma gravidez péssima,vivia no hospital,fiquei internada duas vezes e ele nunca me ligava para perguntar se eu estava bem.
"...estava com seis meses de gravidez,e permiti,lembro como se fosse hoje ele entrando pela porta de casa,me dizendo que estava arrependido e que queria assumir a filha..." "...ele estava sempre presente,mas somente como pai,depois do nascimento da minha filha ele começou a frequentar minha casa todos os dias ,e quando percebi já estavamos juntos de novo e ele praticamente morando na minha casa ,viviamos muito bem,ele sempre muito carinhoso comigo ,mas alguns anos depois tudo mudou quando eu abordei o assunto casamento,e disse que gostaria muito de oficializar a nossa união,pois moravamos na casa de meus pais,mas estavamos construindo a nossa casa no terreno ao lado que havia ganhado de meu pai,e tudo ia bem,mas toda vez que cobro essa obrigaçao dele ele desconversa e fala que um dia vai casar,que já somos casados,e um papel não vai mudar o amor que sentimos um pelo outro,então isso virou uma obsessão pra mim,que virou motivos de brigas e desconfiança pra mim,pois ele simplesmente fala que vai e nunca cumpre com o prometido,fiquei gravida de novo..." "...e o assunto polemico aqui em casa é sempre o mesmo “casamento” ,tenho crises de choro,mando ele embora,e vivo deprimida e calada,pois não consigo viver sabendo que ele nunca quis casar comigo,que não tenho seu sobrenome,que não sou uma esposa perante a lei dos homens,penso sempre em abandona-lo antes que ele me abandone pois assim que penso,que a todo momento ele vai me abandonar assim como ele fez no passado,um dia de brigas eu estive preparada para mandar ele ir embora de vez quando achei uma carta dele e desisti,pois nele ele me pedia desculpas por não ter casado comigo e dizia que sou a mulher da vida dele ,mas não entendo como uma pessoa que diz que ama não quer casar,pois moramos juntos temos dois filhos,ele é um bom marido,um bom pai,eu amo muito,mas falta pra mim esssa aprovação,que ele se recusa,pois vivemos muito bem, até esse buraco chamado casamento aparecer, e eu cair dentro dele e não conseguir mais sair..."

Marcela disse...

Jê, postei sua resposta na página inicial, porque esse assunto dá "pano pra manga". Vc é amada, casar prá que menina??? Vai curtir essa família linda que vc formou. Bjos

Anônimo disse...

Gente...qta coisa q aparece por aqui. Apareceu outra q quer prq quer casar! Alguém avisa a essas moças q basta morar junto q a lei já considera um pacto, um casamento. Consultem um advogado. Falta o q? O Papel? O sobrenome? Como disseram, o casamento pode ser um buraco, sim. E vc ajudou a cavar com a sua implicância!
Vc escolhe, se joga numa boa relação ou se joga no buraco! Boa sorte...

Marcela disse...

Pela resposta que ela me mandou, acho que conseguimos: ela escolheu a boa relação!

Anônimo disse...

Olá,estou numa duvida cruel que está me consumindo diariamente,tinha 21 anos quando comecei namorar o Ricardo após 1 ano de namoro ficamos noivos neste periodo ele brigou com um irmão e disse que ía sair de casa pra morar com um amigo eu falei com minha mãe e ele veio morar na minha casa depois de 5 anos alugamos uma casa e fomos morar sozinhos ficamos 8 anos morando juntos e faz 6 meses que nos separamos neste tempo que ficamos juntos ele trabalhava 6 meses e ficava seis meses desempregado ele que achava um defeito no serviço e saía ele também saía com os amigos e ficava no bar jogando e bebendo e chegava em casa no outro dia de manhã, 2 meses separada comecei a namorar um amigo do serviço que já gostava de mim há 2 anos, ele é muito legal, faz tudo que eu quero, me dá muitos presentes diz que é apaixonado por mim,mas o que me deixa com pé atrás é que ele tem 21 anos,será que não é paixão de adolescente e logo vai passar, mas agora tô sentindo falta do meu ex penso muito nele, a noite choro por falta dele sei que ele tá sozinho e se eu quiser ele volta pra mim disse que mudou, mas eu sempre sonhei em me casar e ter filhos mas como o meu ex nao tinha muito juizo e responsabilidade fui adiando estes sonhos, mas será que agora ele não vai realizar estes sonhos ou será que é melhor eu ficar com o meu amigo?Acho que vou enlouquecer!

Marcela disse...

Olá Anônima. Oito anos não são oito meses! Vc sente falta dele, e isso era de se esperar. Sentimos falta até do que nos faz mal...vai entender o ser humano! Acho que sua relação com seu ex, já disse a que veio, não dá para esperar nada dela! Vc pode até, ainda, amar esse homem, mas só amor te basta? Vc tem q partir daí: o que é importante num relacionamento para que vc se sinta feliz? Um homem que vc descreve como irresponsável, a ponto de lhe tirar a coragem de formar com ele uma família? Acha que vale à pena mais investimento nessa relação? Agora, idade não quer dizer muita coisa. Seu ex aos 21 aos não tinha responsabilidade e nem consideração por vc, ao chegar em casa de madrugada, bêbado, e continuou sem ter, mesmo 8 anos depois, quando continuou levando a mesma vida. O atual tem 21 anos e já demonstra ser responsável e te respeita o suficiente para vc se sentir amada. Nada garante que esse sentimento não seja uma paixão adolescente, mas o que na vida é garantido? O que existe são caminhos mais prováveis para a felicidade, e no seu caso é ficar longe do ex, e curtir o atual. Na minha visão, claro. Boa sorte e dê notícias

Anônimo disse...

É mais fácil ser anônima nesses momentos, né?!
Minha história é a seguinte: Sou advogada. Durante os 9 primeiros períodos da faculdade, eu namorei um rapaz, sempre nos amamos demais, mas no meio desse tempo de namoro, ele me traiu... eu perdoei, voltei com ele, fui muito feliz, mas nunca esqueci. O fato de eu não esquecer sempre resultava em alguma crise no relacionamento, pois eu acabava não dando muito valor às coisas que ele fazia por mim, eu sempre pensava que ele tinha que compesar o seu erro comigo. No último período de faculdade, nós terminamos e ele começou a ficar com uma garota da nossa turma, uma menina bastante custosa, uma garota que sempre se envolveu com muita gente, sempre teve muitos "amores", e por isso não era muito valorizada. Durante todo o tempo que ele estava ficando com ela ele me procurava, e eu, por orgulho, não quis voltar, afinal a garota era nossa conhecida. Comecei a ficar com uma pessoa e ele imediatamente começou a namorar essa mesma garota que ele estava ficando. Ele sempre foi um namorado maravilhoso comigo, muito atencioso, carinhoso, apaixonado, romântico, e nunca fez qualquer grosseria comigo, e quanto a outra garota, fiquei sabendo que durante esse namoro deles ele sempre foi muito grosso com ela, exigiu que ela mudasse de postura, se vestisse melhor, etc. Ainda, mesmo namorando com ela, ele continuava me procurando, me ligava de madrugada, me ligava de festas... Detalhe, eu e ele estudávamos na mesma sala e ela em outra sala diferente. No final do período, no dia da festa de confraternização da minha sala (a sala dele tbm), nós continuávamos namorando essas outras pessoas, e nós fomos à festa sem levar os respectivos namorados. Resultado: ele fez uma cena, se declarou para mim, ficou falando de mim para todos na festa... mostrando a tatuagem que havia feito para mim (quando completamos 1 ano de namoro ele tatuou meu nome na perna)e acabamos indo para a minha casa, ficamos juntos e resolvemos terminar os respectivos namoros para voltarmos. Detalhe, durante o tempo que não estávamos juntos, nós ficamos algumas vezes, e em uma dessas eu engravidei, mas só descobri depois que já tínhamos voltado, só que nosso relacionamento ainda não estava sólido, tinhamos nos machucado muito, estávamos tentando nos curar das mágoas... Mesmo em meio a tudo isso, decidimos nos casar, pois nos casar e ter um filho sempre foi um sonho nosso, apesar de o momento não ter sido o melhor. Decidimos passar uma borracha em tudo e seguir juntos. Ocorre que a ex dele não aceitou o término e continuou infernizando nossa vida... falando que o amava para todos os nossos amigos, postando declarações para ele no orkut, teve até a cara de pau de mandar um presente para o nosso filho... Ele chegou a destratá-la em um momento, mas mesmo assim ela não desistiu. Acabamos tendo crises por isso, o que me deixou cada vez mas chateada e desconfiada da situação. Não descobri traição nenhuma, mas não sei se confio nele, pois durante o tempo que ele estava com ela, ele me procurava, então, isso pode ter acontecido denovo, ele pode ter, no mínimo, dado esperanças para ela.. não consigo entender alguém que se humilha tanto por alguém sem ter tido qualquer contrapartida. O fato é que não aguentei a pressão, sonho com essa louca todos os dias e decido me separar. Desde que ele saiu de casa ele fala em voltar, em tentar refazer nossa vida, me pede para esquecer todo o passado para que ele possa ter espaço para fazer valer a pena nossa vida juntos. Ele é louco no nosso filho, um paizão mesmo... não sei o que fazer... sei que ela ainda não desistiu, sei que não estou conseguindo esquece-la e e squecer esse passado que sinto que manchou nossa história, e sei que o amo.

Marcela disse...

Olá! Pois é...mais fácil ser anônima. Pena que não dá para ser assim sempre não é? Olha sua aflição é compreensível, mas não encontrei nada no seu relato que a justificasse. Vc está permitindo que um fantasma te perturbe a paz. Posso te garantir que existem milhares de pessoas, desprovidas de senso crítico, que não precisam de nenhuma contrapartida para insistir em um relacionamento. Qto ao fato dele ter procurado vc qdo ainda estava namorando, pelo que entendi, esses namoros que vcs dois arrumaram, foram apenas tentativas de se atingir mutuamente. Não eram relações de amor, dessa forma, essa comparação que vc faz não tem embasamento nenhum. Ele te procurava pq sempre te amou e vc aceitava pq tb sempre o amou. Acho uma temeridade uma relação onde vc lista respeito, amor, carinho, dedicação, afeto, companheirismo, entrar em desarmonia, a ponto do desfecho ser uma separação, por causa de uma mulher qualquer, ou por causa de ranhuras passadas.
Qto a traição, vc pode ler nos desabafos tanto deles qto delas, que é um assunto muito discutido. Porque as relações humanas não são uma ciência exata, não dá para prever muita coisa, como digo sempre, dá para calcular os riscos, mas não dá para ter certeza de nada. Traições ocorrem, porque o ser humano é frágil, pq às vezes o instinto fala mais algo, às vezes pq estamos insatisfeitos e não percebemos, são tantos os fatores.
Não acredito que dê para esquecer uma traição. Traição quando já é um fato, ou você aceita e transforma, ou não aceita, sai da relação e perde (ou não) a chance de ser feliz. No seu caso, acho que vc perde a chance de ser feliz.
Repense sua decisão! Peça uma ajuda terapêutica para enxergar melhor tudo que te cerca. Não perca sua família por um monte de coisas que nem vc consegue entender. Deus ilumine suas decisões. Dê notícias. Bjos

Anônimo disse...

Muitíssimo obrigada Marcela.
Já estou fazendo terapia, estou bem melhor. Com o tempo as coisas vão se ajeitando, e nós voltaremos a ser tão apaixonados como éramos.

Um grande abraço.

Marcela disse...

Não duvide disso. Somos o que fazemos, e vc está no caminho certo. Torço por vcs! Bjos

Nina Menina disse...

Oi..estou meio perdida presiso de umas dicas...no dia 07/11 eu fui em um evento aqui onde moro depois de tanto tempo sem sair de casa..e por sorte ou azar..rs..conheci uma pessoa e ele ficou surpreso comigo pois sou do tipo de pessoa mais reservada..no dia seguinte ele me mandou uma mensagem dizendo q gostou de me conhecer e ainda me ligou no fim da tarde..e saimos todos os fins de semana depois de lá...mas tem dias de semana q ele nem da um telefonema...e quando estamos junto ele deixa claro q gosta de estar comigo..e ai...o q posso pensar?...tenho 25 anos e faz muito tempo q estou sem me relacionar..to parecendo uma menina..nossa...rs..

Marcela disse...

Oi Nina! Pudera vc se sentir como uma menina. A idade não conta nessas horas. Se vc é inexperiente e não tem por hábito se relacionar, sair em turma e namorar, qdo ocorre um fato novo como esse, vc se sente uma adolescente mesmo. Vc deu pouco detalhes, não sei se vcs estão "ficando" ou apenas saindo como amigos, mas de qq forma, é óbvio que ele está gostando de sua companhia. E qto ao telefonema, as pessoas, por mais que estejam interessadas em alguém, têm suas vidas, seus compromissos e outros interesses também, isso é o normal e saudável. Portanto não ligar todos os dias para vc não dá para ser termômetro do que ele realmente quer com vc. Cuidado para não fantasiar, mas cuidado tb para não perder a oportunidade de viver uma coisa boa por pensar sempre negativamente. Acredite em vc! Bjos

Nina Menina disse...

Oi Marcela ...nossa obrigada...assim eu e ele estamos ficando..e se conhecendo..realmente tenho medo de me apegar a ele e me decepcionar...eu to bem travada nesse lado...ele mesmo disse q tenho q me soltar mais..mas realmente parece q o meu medo toma conta de mim.
E eu ligar pra ele perto do fim de semana é chato?..ou não?...pois sou dura na queda e penso em não ligar pra não ser inconveniente e ele pensar q estou na mão dele..pois na minha visão quando homem pensa dessa forma faz da mulher gato e sapato..
Sou uma pessoa bem confiante..tenho minhas qualidades admiraveis..não quero q pense q eu to me gabando q nada...mas me valorizo..mas também tenho meus defeitos...claro pois ninguém é perfeito.
Esse fim de semana fui em uma balada com umas meninas..mas antes de sair mandei uma mensagem pra ele dizendo bom fim de semana e eu e as meninas vamos em tal lugar..ele respondeu mais tarde dizendo q estava muito cansado e q não ia..até tudo bem..fiquei triste mas tudo bem
Tava uma colega comigo onde q ela queria ir embora e acompanhei ela até fora da balada...
e para a minha surpresa..esperando entrar..ele lá com uns colegas..rs.
E perguntei.."não é vc q não vinha pois estava cansado?" e ele respondeu..." tive um bom motivo para vir pois sabia q vc estaria aqui"..
fiquei toda boba..kkkk
Mas realmente ele tava muito cansado..e ficou pouco tempo..
Peguei carona com ele..e no fim nos demos uns amasso..nossa fazia tampo q eu não dava um amasso..rs..
Agora to encucada..rs..
Tipo...meio arrependida..q não devia ter dado brecha a esse tipo de pegada..pois até então só rolava uns beijos e nada mais..
será..q to me precipitando...ou vejo muito problema em tudo?..
O q vc axa Marcela..rs...

Marcela disse...

Olha Nina, certezas não existem. Não há como garantir nada, mas existem caminhos mais prováveis. Pelo que percebo, o medo te paralisa. Não há nada que evidencie que ele está brincando com vc, e nem por um minuto vc deixa transparecer que está "correndo atrás dele" ou fantasiando. Parece sim, que ele tb está na mesma sintonia que vc. Vc não é criança, então deixe que as coisas aconteçam naturalmente. Ligar no fim de semana? O q tem demais? Vc ligou e a resposta ele mesmo te deu na porta do "tal lugar" em que vc estava. Relaxe menina, aproveite esse momento, e o que tiver que ser, será. Bjos

Nina Menina disse...

Obrigada Marcela...rs...eu caio na risada comigo mesma por ser assim..
Vou fazer o seguinte, vou deixar rolar..mas tipo vou ser forte para não estar me fantasiando e nem apaixonando como vc disse...sei q sou capaz..
Realmente eu gostei de ter achado esse blog..pois vc ta me ajudando muito..a ver uma luz no fim do tunel..
Pode ter certeza q manterei contato..bjs

Anônimo disse...

Olá Marcela. Sou fâ do seu blog, e sempre que posso, entro para ver as novidades e pedir ajuda.
Estou namorando há dois anos. Não sei se posso chamá-lo de "namorado", nós só não dividimos o mesmto teto. Quando ele está na nossa cidade (trabalha fora),dorme na minha casa, faz as refeições, toma banho, e ainda cuido das roupas dele. (Quando dá!). Acontece que esse homem é tão mesquinho, individualista e avarento . Ele nunca me perguntou se eu precisava de um centavo. Às vezes que vamos ao mercado ou farmácia, na grande maioria eu pago tudo. Farmácia ? Ele vai junto, mas nunca pagou um comprimido para mim. Sai de viagem para trabalhar, nunca me perguntou, voce tem dinheiro para sobreviver na minha ausência? Já não sou tão jovem e nem ele. Fico magoada, mas não falo nada para ele, porque quando saimos para passear ou viajar, ele banca tudo. Mesmo que depois, irônicamente, ele joga isso na minha cara. Ele não compartilha nada comigo, só age na moita, a mãe dele é a confidente para todos os assuntos, inclusive dinheiro. Porque ambos são frios e calculista, percebo que não há amor de família entre ele e a mãe, mas um jogo de interesses. Fui educada aprendendo a compartilhar, somar, multiplicar. Agora me envolvi com este homem que só pensa nele que age só por conveniência. Não sei até aonde vão os meus direitos, se é que tenho algum. Eu compartilho com ele meu plano de saúde, o clube que frentamos. Não faço questão disso. Então penso, meu Deus, o que estou fazendo com um homem desses n minha vida? Acho que estou presa a ele por medo da solidão. Mas o amor, morre ca dia um pouco mais.
Obrigada pela atenão e carinho.

Marcela disse...

Oi Anônima! Vc já tem as respostas. Vc é lúcida e consciente e sabe que não há mais nada o que esperar desse homem. Essa companhia não te proteja da solidão que te assusta - ele não é seu amigo, não é seu cúmplice, não é seu companheiro. Companhia é mto diferente de companheiro! Vc não precisa de opinião, vc está entre as poucas pessoas que não tem medo de encarar a verdade: essa relação não merece sua dedicação. Idade não é nada. Ser feliz é o que importa. E vc não é feliz com ele por muitos motivos e entre eles está uma coisa que digo sempre: sensibilidade não combina com rudeza. Pense nisso. Deus te abençoe. Bjos

Anônimo disse...

Bom dia Marcela. Meu companheiro é viuvo, embora não moramos na mesma casa. Sei que ele guarda fotos e lembranças da falecida. Até aí, tudo bem. Mas ficar remexendo no passado todas as que vezes que está em casa acho meio estranho. Gostaria muito de conversar com ele a respeito, dizer que isso me deixa triste, apesar que ele não faz isso junto comigo. Mas eu sei que ele faz. E até derramana rios de lágrimas por conta disso. Sinto-me desrespeitada com essa atitude dele. Por outro lado, temo esta conversa e não sei nem como começar. Ficaria muito feliz se ele empacotasse tudo isso e guardasse para todo o sempre. Se voce puder me dar umas dicas, fico-lhe muito agradecida. Grande abraço.

Marcela disse...

Olá! Baús de lembranças todos temos, e não devem ser um problema, desde que tenham um lugar só deles que não interfiram na vida de ninguém. Seu companheiro deve ter um belo baú, cheio de boas recordações, de uma vida feliz, de relacionamentos inteiros. Mas você precisa sim, conversar com ele e deixar claro que esse baú não pode ocupar o espaço dos protagonistas dessa nova história de vida, que são vcs dois. Não se sinta desrespeitada. Lembranças não desrespeitam. Mas uma conversa é fundamental, até para que vc saiba qual lugar de fato, vc ocupa na vida dele, e se vale ou não à pena continuar investindo nesse relacionamento. Te desjo tudo de bom. Abços

Nina Menina disse...

Oi bom dia marcela...eu e o rapaz q eu tava conhecendo conversamos, e ele disse...q faz um ano q se separou e ele ta "fresquinho" pois quer aproveitar...falou q gosta de mim de estar comigo mas q não quer nada sério...
Até fiquei chateada...mas fazer o q nem tudo é como agente espera..
Me da um conselho diante isso..rs..
Um big bj

Marcela disse...

Olá Nina! Muito bem, é isso mesmo, nem tudo é como esperamos. Pelo menos vcs conversaram e agora vc já sabe que ele realmente gosta de estar com vc, mas no momento prefere aproveitar a vida. Se seu objetivo é somente coisa séria é melhor ficar longe dele e tocar sua vida. Se para vc uma boa companhia, uns beijos e amassos é o que tá valendo, fique perto e aproveite junto com ele. Mas...sem expectativas de futuro, pq ele deixou claro que agora não quer compromisso. A partir de agora vc sabe onde está pisando, fica mais fácil. Vc pode escolher se quer ou não. Eu, no seu lugar, aproveitaria junto com ele, sem cobranças e sem expectativas, mas só vc sabe até onde vc pode ir para não se magoar. Boa sorte. Bjos

Andressa disse...

Olá,

Hoje decidi dividir com vocës a minha historia.

Tenho 29 anos, namoro ha 7 anos e meio com uma pessoa que ate ha 15 dias atras era a melhor pessoas que eu tinha conhecido.

Ele tem 37 anos, tem um filho de 11 anos de um outro relacionamento.

Ha 15 dias atras eu descobri que estava gravida e quando contei para ele, advinha ???? O CYTOTEC estava nas minhas maos, ele esta me obrigando a tomar, e eu nao quero, fiz o exame de sexagem fetal e descobri que e UMA MENINA, sempre sonhei em ter uma filha mulher .... e ele esta extremamente decidido, esta me maltratando, hoje saimos para conversar, ele começou a bater nele mesmo, a me xingar .. enfim esta fazendo de tudo para que eu nao tenha essa filha.

Segundo ele, ele nao esta bravo de eu estar gravida e sim de nao ter falado para ele que eu tinha parado de tomar contraceptivo, eu expliquei milhares de vezes que gravidez nao estava nos meus planos e decidi nao tomar mais remedio porque no meu exame ginicologico de rotina deu ULTERO RETROVERTIDO E MIOMATOSE UTERINA, na minha ignorancia eu achei que jamais eu pudesse ter filhos, e para minha surpresa minha baby esta no meu ventre e o pai dela me deixou, estou com medo de contar aos pais e eles saberem que alem de gravida eu fui CHUTADA E LARGADA !!

Marcela disse...

Oi Andressa! Vc mesmo já diz que "até 15 dias atrás era a melhor pessoa que eu tinha conhecido". Era mesmo, pq na minha opinião, deixou de ser, quando te deixou nessa sozinha. Não vem ao caso eu expressar minha opinião totalmente contrária ao aborto, mas importa dizer que VOCÊ quer mto essa filha, aliás, vc achava que não poderia ter um filho, aí Deus te abençoa com essa surpresa e vem seu namorado que JÁ tem um filho, e egoisticamente lhe força a ficar sem o seu bebê??? Enfrente o mundo garota, vc não está mais sozinha, vc tem sua menina que a partir de agora depende de vc para viver, literalmente! Não seu preocupe com seus pais, eles vão te apoiar, vc vai ver. E ao invés de esperar ser chutada e largada, chute vc, e largue vc, pq esse homem não merece mais o seu amor e seu respeito. Pelo menos não por enquanto, pq não vamos prever o futuro. Mas o q importa agora é vc se valorizar, se amar para amar e cuidar de seu bebÊ. Fique firme e não cometa esse crime contra vc(pq vc quer o bebê), contra a lei(pq é ilegal), contra a natureza(pq já é uma vida que pulsa dentro de vc) e contra o amor(pq vc vai conhecer o verdadeiro amor a partir de agora sendo mãe)! Coragem garota! Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Olá novamente Marcela.

Estou escrevendo agora para ver se vc consegue entender a criatura com quem eu estava casada. Se lembra da história que contei, né?! Então... eh tudo verdade mesmo, sem ilusão.
Como te disse, nos últimos dois meses, que estávamos separados, ele sempre conversou comigo, para eu repensar a decisão da separação, para parar de remoer o passado para tentarmos seguir nossa vida... enfim... tudo q te disse.
Como te falei, comecei a fazer análise, e isso me ajudou, mas ainda n tinha voltado, estava querendo ficar mais segura.
Pois sexta feira ele me procurou para dizer que depois q nos separamos ele tinha ficado com a tal garota, que n estava com ela, mas q ela estava forçando uma situação e ele queria me contar antes q tudo chegasse a mim de forma errada. Disse ainda q ela tem lutado por ele e eu n me esforço nem para esquecer o passado para ficarmos bem, disse q eu tinha q lutar por ele.
Eu quase mandei ele para a PQP, mas me contive e conversei bastante tranqüila com ele. Disse q mais essa n dava para agüentar, q ele n estava me ajudando a esquecer e q ficou mais difícil ainda acreditar q n houve traição. Enfim, falei para ele ser feliz com ela, se era ela quem o fazia feliz.
Pois no sábado, fiquei sabendo que eles ficaram várias vezes depois q nos separamos, q até viajaram juntos num fim de semana (lembre-se que ele ficou sempre falando para eu repensar... etc).
e sábado, ele estava com ela, na casa dela, num almoço. Os pais dele n sabem de nada, ele n falou dela para eles e n a levou lá.
Ouvi dizer que eles tiveram uma grande briga no sábado, porque ela esperava q ele a assumisse para a família, q assumisse q está namorando e ele disse q n faria isso ainda.
Minhas amigas o apelidaram de Berilo, mas é o próprio Berilo mesmo, não é?!
Veja bem se n é um canalha de marca maior?! Mas é um desgraçado mesmo! Me explica como a gente se engana assim?
Não... e com tudo isso (e ele sabe q eu sei de tudo isso) ele me mandou um e-mail hj falando umas coisas e no final colocou: “Amo vocês, e nada mudará isso!” (o “vocês” somos eu e o nosso filho) Pode? Fazer o que com uma pessoa dessa? Matar? Não posso, né?! Infelizmente!

Ah! Na hora que joguei tudo que fiquei sabendo na cara dele ele disse que quando me pediu em casamento fez isso por honra, por eu estar esperando um filho dele e pela linda história que tivemos, mas que gostava dela. Dá para entender? Então porque ele me procurou durante todo o tempo que esteve com ela? Ele tem 24 anos. Mas acho que o problema não é a idade, é questão de caráter!
Na verdade, acho que nem ele sabe o que sente. Até onde sei um homem apaixonado não casa com outra por “honra”, casa? Será que eu sou a doida da história?

Me dê uma luz!

Marcela disse...

Oi minha querida, a luz vc já acendeu! Existem Berilos mesmo...homens que não se contentam com uma só mulher. Vc não estava errada, não eram fantasmas passados e nem uma maluca que o importunava sem encontrar eco. Que bom que tudo veio à tona, e apesar do seu compreensível sofrimento, é melhor a verdade do que a dúvida não acha? Sem dúvida nenhuma idade tem a ver com imaturidade, jamais com caráter que parece ser o problema dele. Se ele casou-se com vc por causa da lembrança de uma bela história que protagonizaram e por causa do filho q vc esperava, pq tentar voltar para vc com tanta insistência? Convenhamos que se ele casou gostando da outra, agora está livre para ela certo? E essa mulher que aceita isso? Ela não vem ao caso aqui, mas parece que se merecem! Sei que terminar um casamento não é tarefa fácil. Mas não vejo outra coisa a te aconselhar. Como apostar em um homem que faz mil promessas de amor para tentar te reconquistar, e depois quando percebe que o jogo não "colou" para vc, porque vc já sabe de toda a verdade, ele diz que a "outra" luta mais por ele do que vc(caramba! VOCÊ é a esposa dela, a outra é a outra), e para fechar com chave de ouro te diz que se casou com vc pela gravidez... Não tem mais como investir nessa relação. Vc não é doida, pelo contrário, é lúcida e corajosa, foi atrás da verdade com todas as dores que ela lhe trouxe. Já por isso vc merece ser feliz com um homem que não apenas diga que te ame, mas que prove no dia a dia essa amor. Não sendo um bom pai, isso não é favor, é obrigação e é a relação dele com o filho, não tem nada a ver com vc. Não se contente com pouco. Lute para ser feliz. Lembre-se de que tudo passa. Daqui a pouco vc estará inteira de novo. Deus te abençoe. BJOS

Andressa disse... disse...

Marcela,
Obrigada por sua atenção e carinho nas palavras, eu realmente não estou mais sozinha, fiz 2 ultrassonografias e um coração pulsa dentro de mim, só quem pode saber essa emoção somos nós MÃES E MULHERES !!!

Eu já engravidei dele uma vez, e perdi por tanto nervoso que ele e minha família me fizeram passar, e meu pai é aquela pessoa antiga que acha que para ter filhos precisa casar e eu não quero isso, pois QUEM NÃO QUER A MINHA FILHA TAMBÉM NÃO ME QUER !!! POr isso eu estou com medo de tudo e me sentindo insegura.

Mais uma vez obrigada por seu carinho

beijos

Marcela disse...

Andressa, pai é sempre pai, por mais difícil que ele seja não acredito que vá lhe virar as costas nesse momento tão especial. Converse com ele, conte tudo com calma, peça ajuda, mostre seus sentimentos, ninguém lhe quer melhor do que seus pais. Entendo seu medo e sua insegurança, a própria gravidez sozinha pode te fazer sentir assim. Mas encoraje-se! Vc agora é mãe! Conhece alguma coisa mais cheia de poder Divino do que trazer uma vida ao mundo? Pois então vc está entre as abençoadas! Vc não está sozinha. Acredite! Dê notícias. Torço por vcs duas. Bjos

Yana disse...

TRAÍDA
Tenho 21 anos e moro nos eua ha 9 meses,conheci um homem pela internet que mora aqui tb e disse a ele q viria pra ca morar com minha mae,conversamos durante 1 mes e ele pediu se podia me conhecer no dia q eu chegasse,minha mae nao gostou da ideia mais com a minha teimosia aceitou ele vim em nossa casa,comecamos a namorar e com 1 mes de namoro eu engravidei,fiquei desesperada,e arrasei o coracao da minha mae,ele disse que me amava muito e chorou dizendo que queria ficar cmg e ter nossa familia,acabei me virando contra minha mae e fui morar com ele,passo por uma gravidez de risco e ha um mes descobri que ele me traia com outra mulher,essa mulher nao me deixava em paz zombava da minha cara e me mandava depoimento dizendo q eu era cega e que ele eh perfeitinho pra ela,eu ja desconfiava dele mais toda vez que ia questionar ele dizia q me amava e que ela eh uma puta que queria destruir nossa familia,Hoje ele esta com ela e minha mae me recebeu de volta na casa dela quando essa mulher me escreveu eu liguei pra ele e disse que os dois sao monstros ,doente e acabei indo parar no hospital ele riu dizendo que nao tinha cometido nenhum crime,meu coracao doi o homem que dizia me amar a 3 semanas atraz agora diz pra outra mulher que a ama e que ela e o amor da vida dele...todos os dias eu ajoelho e oro pedindo a Deus forcas pra cuidar da minha filha e que Deus faca justica e da minha vitoria perante aqueles dois montros q tanto fizeram mal p mim e pra minha filha!

Marcela disse...

Pois é Yana...que momento difícil vc está enfrentando. Mas pense que foi melhor fosse ficar sabendo quem é esse homem agora do que mais tarde. Vc está em um país diferente, com costumes novos, nada deve estar sendo fácil para vc. Agarre-se na sua mãe e na sua filha que tanto precisa de vc para nascer com saúde. Sei que não é fácil fazer isso, mas tente apagar essas pessoas desprezíveis da sua vida, pelo menos enquanto vc está grávida. Depois, vc pensa no que vai fazer. Continue sempre rezando, pq Deus não vai deixar lhe faltar força. Vc já leu um livro chamado MELANCIA, onde o marido troca a esposa pela vizinha qdo ela acaba de dar a luz ao filho deles? Acho que seria uma leitura boa para vc nesse momento, pq a protagonista, apesar de toda a dor e sofrimento que vc tb está experimentando, consegue contar sua história com uma dose de humor e dá para se divertir. Pense em outras coisas, não se alimente de ódio, faz mal para vc e para o bebê. Foque sua vida agora só em vc e na gravidez. Qdo nascer, vc pensa no que fazer. Fique em paz. E dê notícias. Bjos

Nina Menina disse...

Oi Marcela bom dia...nesse tempo q fiquei sem corresponder com vc tava pensando q eu ia fazer em relação ao rapaz q conheci e q não quer compromisso sério.
Olha axo legal curtir com ele na boa...mas eu não me sinto bem fazendo isso..
pois sou uma pessoa mais concervadora como le falei e na minhas idéiass...vou ficar na minha..e vou ficar com o coração aberto..e ficar atenta pois quero um homem q me valorize e q queira algo mais firme pois eu me sinto só..e quero te alguém do meu lado para estar preenchendo isso..
rs...Obrigada por tudo...mantenho contato com vc..bjs

Marcela disse...

Oi Nina! Prazer em tê-la aqui novamente. Vc está certa, o importante é ser fiel ao que vc acredita. Não vale seguir o que os outros acham, pois vc não será feliz assim. Continue firme em seus propósitos e ainda terei notícias de um grande amor e companheiro ao seu lado. Bjos

Andressa disse...

Ola Marcela,

Ontem sai com o pai da minha filha para conversar, e alem de todas as grosserias ele ainda me disse que SE eu tivesse a minha filha eu jamais poderia coloca-la em concorrencia com o filho dele, ja que o filho dele veio antes !!! Essas palavras me causaram odio, tristeza ... estou abatida, envelhecida e muito triste, jamais pensei que eu gravida fosse passar por tudo isso !!!!

E como se ainda nao bastasse ele me comparou a ex - mulher dele ...
Nao sei mais o que fazer !!

Marcela disse...

Querida Andressa, acho que vc já sabe o que fazer, só que não é fácil. Vc precisa assumir sozinha essa gravidez e esse bebê. Digo sozinha, sem esse homem que só agora vc conhece de verdade, mas certamente com o apoio de sua família. Busque ajuda terapêutica, é importante nesse momento tão delicado, qdo a mulher precisa de carinho e atenção e tem um insensível ao seu lado. Porque vc ainda o mantém ao seu lado, mesmo q seja só para conversar? Se vc já decidiu não ficar mais com ele, coloque esse caso nas mãos de um advogado e deixe que ele resolva tudo: Reconhecimento de paternidade, pensão, essas coisas a q vcs duas têm direito.
Ele te desprezou qdo te descobriu grávida, depois te atormentou para q vc abortasse, agora diminui a filha de vcs perante o filho q ele já tem, e para finalizar, te compara com a ex dele. Mais o que vc vai permitir que esse homem faça com vc? Lembre-se que as pessoas só fazem conosco o que permitimos. Coloque um ponto final. Não é tão difícil qto parece. Dê uma lida nos desabafos acima e veja que cada um tem uma dor, mas no fim todos conseguem achar um caminho. E com vc não será diferente. Deus te abençoe. Bjo.

Andressa disse...

Marcela,

Mais uma vez obrigada pelo carinho ... Eu tenho me sentido muito sozinha !!

Eu vou dando noticias ..

beijos

C. disse...

Desanimada com meu namoro!!
Oi Marcela td bem?? Vou resumir bem minha historia senao fica mto grande.. tenho 20 anos e meu namorado tem 22.. estamos juntos ha 6 meses, mas namorando firme mesmo ha 2 meses.. mas jah nos conhecemos ha 2 anos. O problema é q ele é muito desligado e desatencioso... por exemplo.. qdo a gente começou a ficar ele sempre vinha aki em casa de tarde, ligava sempre pra mim, até achava ele grudento d+ mas sempre gostei.. foi a gente começar a namorar q ele parou c td isso.. A gente so se ve nos finais de semana pq ele trabalha e estuda de noite, mas de uns tempos pra ca aos sabados ele nem vem me ver. nem me liga nem nada e chega aki em casa por volta das 10 10:30 da noite.. fico super chateada.. qdo eu pergunto o porque da ausencia ele me fala q estudar e trabalhar cansa mto ele.. q ele aproveita o sabado de tarde pra dormir e estudar so q agora sao FERIAS da faculdade.. não é possivel q tem tanto sono... mas aos domingos ele tb so vem aki la pras 6 7 da noite... o que eu fico mais chateada é q no comecinho nao era assim.. parece q foi mudar o status pra "namorando" e ele mudou. Ontem desabei chorei e disse pra ele q ele nao me dava mais a atençao de antes.. ai ele me disse q eu tava exagerando q me amava e q não me queria ver triste.. meus pais não vão muito c a cara dele por isso.. meu pai me fala q parece q ele tem outra, minha mãe me diz q acha ele muito imaturo... em comparação c meu ex q era 8 anos mais velho ele é bem imaturo mesmo... acho q só nao termino pq gosto mto dele.. mas dp q meu pai me disse q parece q ele tem outra fiquei pensando nisso... se for ver é o q parece mesmo.. bom é so q to MUITO desanimada... pra vc ter ideia hj é um domingo 7:20 da noite e nem sinal dele... e não to nem com saco pra ligar atrás dele.. to chateada, nao sei pq me sujeito a isso.. seria tão bom se no coração tivesse um botaozinho "desliga" bom bjaoo!!!

Anônimo disse...

Meninas, meninas, prestem atenção ! Nenhum homem tem o direito de tripudiar nos seus sentimentos, isso é coisa de covarde e cafajeste. A não ser q vc permita!
A sua desculpa é amar? Num tem um começo? Então faça um fim e siga em frente...

Anônimo disse...

Olá Marcela, tudo bem? Sempre passo por aqui para ler os comentários que carinhosamente voce deixa para seus leitores.
Preciso de ajuda.Tenho 54 anos, namoro um viuvo há 2 anos. Em 2011,pretendo dar uma guinada na minha vida sentimental.Até pq é a única coisa que tem me incomodado.
Meu namorido, vamos chamar assim, pois no meu conceito o namorado não dorme na casa da namorada. E o meu dorme frequentemente na minha casa. Acontece que ele faz tudo premeditado. Por exemplo, neste ultimo fim de semana ele viajou para a casa da mãe dizendo iria almoçar com ela. Mas ele foi justamente no domingo, pq sabia que eu não poderia ir junto. A mãe e ele, quando se trata de bens materiais, falam códigos, de preferência quando não estou por perto.Parece que eles tem medo que queira alguma cisa deles. Mas como estava dizendo: ele foi para almoçar, mas tomar decisões junto com a mãe sobre desfazer de uma casa que ele viveu com a mulher e que trás recordações, então não quer viver lá. Tudo bem! Mas pq não me disse isso? É claro que este não foi o único assunto, mas o que me interessa é esse. Só me contou depois que ambos já tinham decidido. Ele me exclui dessas decisões que acredito seriam minhas também. Ele me comunica algumas coisas, mas não pede a minha opinião. Disse-me ele que vai levar a anos para fazer isso, sendo que se faz isso em 2 meses. Nesse tempo será que estou incluida nos planos dele? Pq também tenho sonhos, e um dos meus sonhos é viver com ele sobre o mesmo teto, compartilhar nossas alegrias e tristezas. Sou uma mulher bem resolvida, inclusive financeiramente. Penso que ele tem receios de viver comigo e eu ser uma futura herdeira do dinheiro dele. - Já falei com ele que não quero nada dele, estou com ele de graça, ou seja, por amor. Mesmo assim ele insiste em ficar jogando comigo. Estou pensando, nesse fim de ano, coloca-lo contra a parede ( me quer ou me deixa), ao memso tempo, temo que terminamos tudo por coonta disso. Ou será que estou equivocada e não tenho mesmo o direito de participar da vida dele?
Pode ser uma tempestade num copo d'àgua, mas isso está me fazendo sofrer. Sempre achei que companheira/namorada, desde que seja pessoa idônea seria a primeira pessoa a opinar. Não é isso que está acontecendo comigo, estou sendo a segunda opção.
Por favor, me ajude a sair dessa.
Um beijo no seu coração.

Marcela disse...

Oi minha querida! Que bom q gosta de nosso "bate papo". Olha, se der uma olhada nos desabafos acima, vai ver que tem pessoas que atravessam problemas semelhantes ao seu. O que posso te dizer? Que "excluída" é um termo que não poderia existir quando se tem uma parceria de amor. Se vc tem ao seu lado um homem que desconfia de vc a ponto de não permitir que vc compartilhe com ele decisões, esse homem, na verdade, não divide a vida dele com vc. Ele divide alguns momentos que ELE escolhe dividir. Outros onde ele não te quer por perto ELE te exclui. Tudo conversado se entende. Se um dia vcs assentaram e conversaram de questões materias, ok. Mas caso não, pode ser sim, que ele tema ter q dividir alguma coisa com vc(o q na minha opinião é de uma mesquinhez sem limites). Qdo amamos, somamos e dividimos, concorda? Se vc não é prioridade na vida dele e isso te deixa triste, pq vc tem medo de conversar com ele e correr o risco de terminar a relação? Vc precisa de alguém q te dê valor, q te faça se sentir importante. De que adianta ficar no banco de reserva para quando ELE quiser te chamar para entrar em campo, e quando ELE não quiser, te assentar lá e colocar outras pessoas(mesmo q seja a mãe dele) na sua frente?
Pense com carinho. Vc pode e deve encontrar uma pessoa que te dê o valor e te coloque para jogar no time principal, que é onde devemos estar qdo somos amadas e respeitadas. DÊ notícias. Bjos

Is disse...

Olá marcela, achei seu blog quando estava fuçando as coisas na internet.
Muito interessante, meus parabéns...
Então queria te contar a minha história. Apesar de ter 17 anos ja vivi coisas comicas outras tristes.
Bom Meu nome é I, e como disse tenho 17 anos, estou indo pro terceiro periodo de engenharia química, minha vida graças a Deus é boa e sou feliz. Mas eu nunca tive sorte no amor, não sei se é por imaturidade ou por medo de tentar.
Esse mes eu estava com a minha avó no hospital, ela foi fazer uma cirurgia e eu fui acompanha- lá.Nesse dia ela passou muito mal, e eu com pouca experiência, chamei o médico. Quando eu olhei para ele, me deu uma coisa muito forte, minhas pernas bambearam e meu coração acelerou, nao sei se é pelo fato dele ser extremamente bonito. Eu nunca tinha o visto na minha vida. Ele medicou a minha avó e depois saiu, eu disse obrigada, e ele me olhou, disse de nada, riu pra mim e ficou me olhando.
Nisso, eu fui tentar achar ele no orkut, mas eu nem sabia o nome dele... Quando eu pedi a Deus para que, se fosse da vontade dele eu iria o achar. Quando eu mudei a pagina eu o achei.
No inicio eu só visitei o orkut dele e ele retribuiu a visita. Eu o adicionei logo em seguida. E ele me aceitou e mandou um depoimento pra mim, perguntando se eu estava bem e aonde ele medicou a minha aó, eu o respondi.
No outro dia a minha mãe encontra com ele no hospital e fala de mim, fala que eu tenho 17 anos e deve ter falado mais coisas, mas ela nao quis me contar.E ele tem cara de ter uns 25 a 27 anos.
Quando chegou a noite, ele tinha apagado meu depoimento e nao disse mais nada.
E toda vez que ele vê a minha mae, segundo ela, ele nao fala nada, nem olha pra ela, e fica com cara de sem graça. Isso leva a conclusao que ela realmente falou alguma que o deixou com vergonha.
Marcela, o que pode ter acontecido?será que ele me achou nova demais ou coisa do genero?
Eu devo mandar outro recado?

Eu não sei o que fazer, preciso da sua ajuda!
Obrigada pela atenção.

Um abraço.

Por favor me ajude

Marcela disse...

Olá Is! Pois é...que situação heim? Bom, mulher sabe qdo um homem olhou para ela com interesse, e pelo que percebi, vc sentiu exatamente isso, no hospital, tanto é que ele lhe deu atenção no orkut. Na minha opinião, sua mãe é quem poderia lhe ajudar contando o que disse para ele sobre vc, quando o encontrou. Talvez ele tenha lhe achado nova demais para ele, mas vc me parece muito mais madura do que seus 17 anos.Dessa forma acho que vc tem duas opções: ou dá uma prensa na sua mãe, ou tenta mais uma vez falar com ele no orkut, se abra, diga que sentiu diferença no tratamento dele, se por acaso vc teve alguma atitude que o tenha desapontado. Sinceridade nessa hora, ainda é o melhor remédio. Tranque a insegurança no armário e faça isso. Boa sorte. Feliz Natal! E, dê notícias. Bjos

C. disse...

Oi Marcela,

Obrigado por me abrir esse espaço para desabafar.

Bem conheci meu noivo há 8 anos éramos muito novos. Mas mesmo assim continuamos juntos, inicialmente ele era muito ciumento (possessivo ) é a palavra correta, mas com o tempo ele foi mudando. Tivemos muitas brigas durante esses anos, mas nunca ele chegou a ser agressivo comigo, era agressivo sim nas palavras mas sempre em tom baixo. Ultimamente ele tem se revelado uma pessoa diferente, tem picos de humor que assusta, no momento que ele está muito bem comigo se alguma coisa não sai como ele quer ele explode em raiva. Eu nunca fui de me rebaixar a homens, se meu pai não é assim comigo pq outro homem vai ser né? Bem o primeiro momento foi quando ele quebrou um ventilador na minha frente, só pq não estava do jeito que ele queria, ele explodiu numa raiva contra o ventilador e deixou em caquinhos...Eu fiquei chocada!!!!! Na mesma hora conversei com ele e ele disse que nunca mais faria aquilo novamente. A segunda vez aconteceu dois dias depois, estávamos no carro e um outro carro nos trancou, ele xingou e gritou com o outro motorista e quando eu fui pedir calma a ele advinha quem foi o alvo, pois é ele gritou comigo dentro do carro me mandando ficar quieta que aquilo não era comigo. Choquei de novo!!!! Conversei com ele novamente, e ele prometeu novamente não fazer isso. Bem a dois dias atrás aconteceu algo que eu nunca esperava, em uma discussão de casal pois estamos perto de nos casar e ele fica adiando sempre, comecei a conversar com ele sobre isso mas ele se alterou e começou a falar em voz alta e agressivamente comigo, foi quando eu fui sai do carro que ele me puxou pelo braço fechou a porta do carro com muita força. Ficou segurando muito forte meu braço que machucou mas ele não soltou e ficou gritando ainda mais.
Bem, falei pra ele que estava tudo terminado mas ele não quer aceitar, só foi embora pra casa dele quando eu disse que iria ficar tudo bem. No outro dia ele me ligou e disse que hoje (sexta ) nos conversaríamos novamente. Mas eu penso que esse comportamento dele está evoluindo gradativamente, começou com o ventilador sem me envolver, me envolveu verbalmente e agora me tocou fisicamente. Não quero ver no que isso vai dar, já que conversar com ele não adiantou.

Obrigada por ler meu e-mail. Pode publicar anonimamente tá.

Xero no coração!!!!!

Miss disse...

Oi,Marcela!Como estas?
Vou ser direta em meu desabafo,gostaria que me identificasse por "miss". Há quatro meses atrás,conheci um europeu através de um site de relacionamentos,assim começamos a namorar virtualmente,nos vemos tdos os dias via web cam e nos falamos por telefone,sei das intenções dele para comigo,quer um relacionamento serio,porem o que me aflige é a distancia, e uma das amigas dele,ela manda emails e recados que ao ver de qualquer pessoa são um tanto comprometedores,porém, ele diz que não passam de coisas da minha cabeça,diz que sou ciumenta e etc...Enfim,quero saber sua opinião à respeito do que devo fazer em relação a amiga,pois mostrei meu ponto de vista à ele e mesmo assim não tive sucesso,uma vez que segundo ele,se o-fizer desistir dessa amizade terei que desistir das minhas também.Por favor,me ajude!

Marcela disse...

Olá Miss.Vc afirma que sabe que as intenções dele com vc são as melhores, que ele quer com vc um relacionamento sério. Se vc tem mesmo essa certeza, não acho que seu ciúme se justifica. Eu até te entendo, afinal vcs se apaixonaram pela net, e daí vem uma outra mulher e troca emails, para vc, íntimos com ele. Vc fez bem em conversar com ele. Na minha opinião, vc deve confiar no que ele te falou e aguardar mais um pouco. Qto à distância, não se prenda nisso. Lembre-se que existe presença na ausência e ausência na presença. Se tiver que ser, vcs ficarão juntos. Qq coisa, me dê notícias.

Anônimo disse...

A minha historia é assim ..
Eu conheçi um Menino,eli é super simpatico e bonito,agenti começou a ficar,so qe ele da mais ateção pro surf e pros amigos do que pra mim ..
Fora que eli briga comigo por tudo ate sem motivos..
Eu amo Muito eli sempre quis ficar com ele e tals.
Um dia eu resolvi conversar com ele sobre eli nao me dar atenção,achei que ele fosse me entender so que ele acabou terminando comigo.
O pior é que eu nao consigo aceitar e fico correndo atras deli os amigos deli me falam que eu sou um besta de fica atras dele e eli nem nada pra mim,so que pra mim é dificil entender por que eli me olha de um jeito que faz minha pernas tremerem e meu coração mater mais forte,eu amo eli queria muito que eli entendesse o que eu sinto mais nao sei oque fazer ...
Ainda por cima esses dias me veio uma Amiga deli falando que ela qeria fica com eli sabe eu me senti a pior pessoa do mundo quando ela falou isso eu sei que eu naum to mais com eli so que eu qero eli pra mim e eu tenho que ter ..
e eu nao sei oque fazer como agir ..
Me ajuda por favor !!

Obg ;*

_vampira_ disse...

oi meu nome eh vampira(ficticio)e tenho 16 anos namoro com um rapaz de 22 anos a 9 meses
me sinto insegura as veses com ele poq alem de ele ser bem mais velho q eu conta varias historias de quando era solteiro de quando era mais novo q ele era o "terro das garotinhas"confesso q isso as veses me incomoda poq msm eu tendo 16 anos e sendo muito comunicativa e alegre ele foi o 5º menino com quem eu fiquei entao naum tenho muito pra falar nem pra faser ciumes nele,no começo de namoro ele contava q ele e as ex dele pegava fogo na cama q era muuuito bom e pelo fato de eu ainda ser virgem na epoca q ter medo de praticamente tudo q ele tentava faser pra ter mais intimidade e chegar nos finalmente eu me sentinda completamente confusa,mais ele foi paciente quando eu pedia pra ele parar defaser alguma coisa ele parava quando ficava assustada ele me abraçava e falava q tudo ia ficar bem e me pedia desculpas,com o tempo fui comfiando nele e acabei por ter minha primeira vez com ele (depois de 6 meses de namoro)ele foi muito gentil e cuidadoso comigo,porem msm ele sendo essa"maravilha" toda ele ainda tem seus defeitos ele eh bastante ciumento e eu naum gosto de ciumes em ecesso e naum sei muitas veses como evitar uma briga e qundo tento evitar naum me sinto bem com isso poq sei q ele tah errado poq nunca dei motivos pra ele duvidar de mim e nunca seria capaz de trair ele,ele na verdade eh inseguro poq a ex namorada dele traiu ele msm sabendo q ele era apaixonado com ele e ele fala tanto q tem um odio mortal dela q as veses me passa pela cabeça q ele ainda goats dela mais tah comigo soh pra tentar esqueçer uma situaçao mais ou menos assim_ele gosta de mim porem nunca vai me amar de verdade._e eu naum quero isso pra mim outra coisa nele q naum consigo lidar muito bem eh o fato de ele ser muito esnobe tipo tudo dele eh melhor q o dos outros ...o bone dele eh o mais legal,os amigos dele tem mais estilo,ow seja tudo dele eh melhor eu naum aguento isso nele e as veses apelo com ele,ele me pede desculpas eu desculpo ele poq naum acho q seja motivo pra briga, ele tem diminuido isso mais naum totalmente eu tenho paciencia claro mais tambem naum sou de ferro.tenho ciumes tambem poq ele fala comigo q antes de ele namorar comigo ele bebia pra caramba e eu naum gosto de bebiba alcoolica ele adimite q parou por conta propria mais q continuou por minha causa,tenho certeza q ele sente falta das gandaias poq ele era galinha chapava todas(bebia muito)e saia pegando as mulheres quando ele tava afim de sexo ele ia com conversa mansa ate elas cairem na labia dele.enfim eu queria ajuda pra poder entender ele melhor sei q ele gosta de mim poq ele nunca deixou nada a desejar ,porem como sou nova nessa de relacionamentos naum sei muito bem como faço para resolver certos problemas q aparecem entre agente poq ele eh cabeça dura.

Marcela disse...

Olá Anônima. Vc não mencionou sua idade, mas imagino que seja ainda muito menina, dessa forma vou falar com vc de uma maneira mais simples. Aprenda desde já que em primeiro lugar devemos gostar de nós mesmos, depois, bem depois, deve vir o outro. Vc não pode permitir que os sentimentos que te ligam à ele sejam mais fortes do que seu amor próprio. Acredito que vc o ame, como diz, mas é uma conta simples de fazer: vc o ama, ele não lhe dá atenção que vc merece, diz q não ama vc, então...Vale à pena ficar correndo atrás dele? Claro que não. Olhe para o lado e veja outros garotos. Vc pode sofrer agora, mas é melhor do q se acostumar a achar normal gostar de quem não gosta de vc. Boa sorte!

Marcela disse...

Olá Vampira, olha acho que realmente vc tem um problema em suas mãos. Seu desabafo é confuso, mas posso te garantir que vc é mais madura aos 16 anos do que seu namorado aos 22. Talvez vc não perceba isso, mas ao ler seu email vejo que vc percebe mto bem as coisas. Tá na cara q ele é uma pessoa insegura que precisa ficar se auto afirmando o tempo todo, te contando do passado dele com outras garotas.Fora isso, precisa ser melhor que os outros, ou pelo menos se sentir melhor. Isso é péssimo e vc tem toda razão em não suportar esse comportamento infantil e bobalhão. Fora isso, ele foi chifrado pela antiga namorada, e é compreensível que tenha ciúme de vc, o q ele tem mesmo é medo de acontecer novamente. E se ele não mudar seu comportamento em relação a vc, é provável q vc se canse. Bom resumindo, ele é esnobe, gosta de contar vantagem em relação ao passado com outras garotas, é ciumento demais, gosta de "chapar todas", e só não está fazendo isso por sua causa, e vc desconfia q ele sente falta das noitadas. Vc é tão menina ainda...ele foi seu primeiro homem, e segundo vc, valeu mto à pena, foi ótimo. Que bom. Mas isso não é motivo para vc ficar com uma pessoa que vc aponta mto mais defeitos do que qualidades. Sexo é normal. Não é por causa dele que vc ficará presa a algum homem. Pense bem, vc me disse que precisa de ajuda para entendê-lo melhor, só que vc é mais madura do que ele, e enxerga tudo com mta lucidez. Sabe de todas as complicações dele, mas afirma que ele te ama. Bom, a pergunta é a seguinte: vc é feliz com ele? Porque amar não é tudo. Amar não é garantia de felicidade, nem de paz e nem de harmonia. Pense bem. Fique com ele se vc for realmente feliz. Dê notícias. Bjos

L disse...

Olá!Estou morrendo de vergonha porém preciso falar sobre isso, pois tenho a impressão que vou explodir, preciso realmente de uma ajuda, estou completamente perdida, sem rumo. Me sinto péssima hoje! Sou envolvida com um cara a quase dois anos, hoje tenho 24 anos, porém nosso relacionamento é cheio de conflitos por dois motivos: eu sou extremamente insegura e com isso muuuuito ciumenta e ele super egoísta. Mas o grande problema é meu ciumes, sinceramente, acho que chega a ser patológico, tenho consciencia que muitas vezes acabo criando situações que não existem, hoje cheguei ao ponto de inventar uma história sobre uma das amigas dele (que não tem bom senso pois vive mandando msgs no cel dele pra sair) para que ele acreditasse que estava me provocando, na tentativa de fazer ele se afastar dela. Sei que foi pééééssimo o que fiz, mas na hora não pensei, como sempre deixei meu ciúmes me dominar, mas isso é inconsciente, nunca penso na hora, só me toco depois que já falei e que le me faz um verdadeiro interrogatório. Agora não sei o que fazer? estou muito angustiada sinto vontade de sumir de tanta vergonha, não tenho nem coragem de falar mais com ele. Pelo amor de Deus me ajudem como resolver isso, tenho plena consciencia que preciso mudar, amo esse garoto apesar de nunca ter admitido isso pra ele, não sei o que fazer e sei que se contar tudo ele vai ficar com tanta raiva de mim q vai querer terminar tudo, por favor me ajude, não consigo nem trabalhar mais.Por favor, me ajudem!
Abraços a todos!

Marcela disse...

Oi L! Não se desespere. Vc não está sozinha. Recebo dezenas de desabafos como o seu. Ciúme é uma doença curável. Busque ajuda. Provavelmente vc precisa trabalhar sua auto estima e sua auto confiança. Essas mentirinhas, essas "armações", tudo isso é normal quando se está doente de ciúme. Não é vergonha nenhuma. O problema é o sofrimento pelo qual vc passa.Mas vc já deu o primeiro passo que é reconhecer o seu problema. Não acho que deva contar essas coisas para ele, sinceramente. Acho que deve buscar ajuda de uma psicóloga. Nunca pensou nisso? Faça um trabalho com vc. Antes de ter um ataque de ciúmes, respire fundo e pense se realmente ele lhe deu motivos para isso. Caso não, tome um copo dágua, lave o rosto, faça uma oração. Conte até 10, quem sabe dá certo e passa? Pense bem. Não vale à pena perder um amor por causa de um sentimento que não se justifica a não ser pela sua própria fraqueza perante ele. Vc tem que dominar o ciume e não deixá-lo te dominar. Pense q se ele está com vc é por opção, e não por obrigação. Para que tanta desconfiança então? Pense nisso e dê notícias. Bjos

Anônimo disse...

Olá, meu nome prefiro não dizer,estou desesperada, tenho 18 anos,sei que não conheço nada da vida ainda,mas,estou passando por um momento dificil em minha vida. Em maio de 2011 faz três anos que conheço uma pessoa,e nos envolvemos durante muito tempo, ficamos juntos mas não deu certo,eu tive outros relacionamentos,quase namorei outra pessoa ,mas,nada adiantou, e pensava que havia o esquecido mas não esqueci,antes ele sempre vinha atras de mim,ele me procurava,me amava,praticamente me idolatrava,e eu não conseguia sentir o mesmo, hoje sinto o mais forte amor por ele,mas ele não me demonstra nada, eu mesmo me iludo , pois ele não se expressa em nada, não consiguo entender se ele gosta ou não de mim....Ele é dois meses mais novo que eu, e é uma diferença pequena que não me atrapalha em nada, minhas amigas me disseram que o melhor é parar de dar essa atenção imensa que dou a ele, que é para deixa-lo um pouco de lado,mas,meu coração doi.... fio o dia todo olhando ele online nos msn ,me mordendo de vontade para puxar assunto,perguntar sobre nós, sobre ele,mas eu sei que não é certo. A ajuda que peço é que me deem uma luz, eu não sei o que pensar,o que fazer ,o que falar nem como agir, esse final de semana ,na virada do ano, tem uma festa na cidade dele,eu quero muito ir,mas não sei se devo, eu não sei como agir nessa situação, me ajudem,por eu ser nova não tenho noção do que fazer. [/i] OBS:POR FAVOR QUEM ME RESPONDER, SE REFIRA AMIM COMO 'LEG'PRA MIM NÃO CONFUNDIR

Marcela disse...

Oi Leg! Entendo sua aflição. Mas pense bem. Ele ficou atrás de vc, te idolatrando, como vc mesma diz e vc sem dar a menor bola para ele. Das duas uma: ou ele realmente a esqueceu, ou, agora que percebe que vc finalmente o quer, está lhe dando o troco, lhe fazendo esperar, assim como ele ficou lhe esperando. Para provar do próprio veneno, entende né? Coisas que fazem parte da sua idade. Olha, minha opinião é que seja sincera com ele" Olha, fulano, antes pensava que não sentia nada por vc, agora vejo que estava enganada, tenho alguma chance ou não"? Pode fazer isso via net, se for mais tranquilo para vc. Sei q é difícil, mas é a melhor maneira de sair dessa angústia e começar o ano com essa situação definida. Se ele te quiser, ótimo. Se não, vc vai sofrer, mas vai passar, como tudo na vida. Dê notícias e boa sorte.

Anônimo disse...

Marcela, aqui é leg....eu ja fiz uma coisa parecida com isso que você me mandou fazer,eu perguntei a ele se ele gosta de mim,mas,ele não responde ele fica fugindo, ele sempre responde coisas como:porque vc pergunta essas coisas,olha as coisas que vc pergunta,pra que quer que eu te responda.eu estou conversando mais fria com ele, ele ja percebeu disse que eu nao converso mais com ele, mas atitude que é bom nada

Marcela disse...

Oi Leg. Bom, se ele se nega a responder realmente vc está de pés e mãos atados, pq não sabe se ele quer ou não vc. Eu ainda aposto em uma vingancinha que vai terminar no dia em que ele temer perder vc de verdade. Dê um gelo maior do que ele está esperando, se dê um tempo limite(para não passar mais tempo de q deve esperando-o) e se nada acontecer, pule para outro caminho. Só não se perca de si mesma, nunca deixe que o outro seja mais importante do que vc. Bjos

Anônimo disse...

Marcela,Sou muito nova e namoro a muito tempo! Mas sinto que ainda gosto do meu ex namorado...Não sei o que fazer,acho que ele gosta de mim também apesar de nós dois namorarmos vejo o jeito como ele me olha.A verdade e que eu não sei ao certo o que quero para mim o que devo fazer?beijos
L.L.

Marcela disse...

Olá LL. Idade não nos protege dessas angústias amorosas. Vc está vivendo o que é compatível com sua idade. Não há razão para minimizar seu sofrimento, ele existe não é? A minha opinião é quase sempre a mesma nesses casos - uma boa conversa é a solução. Se fica difícil pessoalmente, tente o msn. Converse com ele por dias e tente entender o que vcs dois sentem. Não precisa se sentir mal, como se estivesse traindo seu atual namorado. Vc apenas estará tentando buscar uma resposta para esse sentimento confuso que está lhe afligindo. Se nessas conversas descobrir que é mesmo juntos que vcs dois querem ficar, termine o relacionamento atual e...seja feliz!

D. disse...

Oi Marcela, boa noite!tenho 30 anos, sou solteira e moro com meus pais.
Tenho consultado muito seu site nos últimos dias devido a um "problema" que tem me deixado angustiada. Estou saindo com um homem casado há mais ou menos 5 meses. Nós trabalhamos na mesma empresa. Ele é muito carinhoso e muito atencioso. Mesmo antes de sairmos ele sempre foi muito amigo meu e sempre me contava que o casamento dele não dava mais certo, que ele não era feliz, mas que não queria terminar por causa do filho pequeno, que tem 4 anos. Ele diz que eu o faço feliz, que sou especial, etc. Soa muito sincero quando diz, mas não consigo acreditar pra valer. Sei que não sou a primeira com quem ele trai a esposa e por isso não confio nele.Ele já chegou a mencionar ficar comigo e largar a esposa. Eu digo que jamais me casaria com ele porque sei que seria traída também. A resposta dele é que ele trai porque a esposa não o satisfaz sexualmente e caso encontrasse uma mulher que fosse capaz de proporcionar isso ele não a trairia. Ele está no segundo casamento e, quando terminou o primeiro, deixou a esposa com um filho de 4 anos (a mesma idade do outro filho dele atualmente) e a criança sofreu muito, por isso diz que não quer repetir esse erro. Porém, apesar de a companhia dele me fazer feliz, sinto como se estivesse sendo usada. Sei que me envolvi com ele porque quis, ninguém me obrigou. Tenho consciência que me deixei envolver pela carência, pois não me relacionava com ninguém há mais de um ano antes de começar a sair com ele. No começo achei ótimo ter uma companhia, um pouco de carinho e atenção. Mas agora sinto como se fosse uma prostituta que ao invés de dinheiro, ganha companhia em troca de sexo. Quero terminar com ele mas ao mesmo tempo tenho medo de voltar a solidão. Como não tenho amigos para sair ou conversar, sei que perderia também a amizade dele caso colocasse um ponto final nesta relação. Isso me deixa com mais medo ainda.
Como já deve ter percebido sou uma pessoa retraída e tímida. Depois de um relacionamento de 7 anos, no qual fui traída e deixada, piorou meu envolvimento com as pessoas, pois deixei de confiar nelas. Sofri demais quando este meu relacionamento terminou e tenho medo de passar por tudo novamente. Então fico pensando: será que não estou evitando minha felicidade? Será que este homem com quem saio não gosta mesmo de mim? E aí vem mais um receio de terminar com ele.
Acho que meu e-mail ficou meio confuso, pois quis contar tudo resumidamente, mas gostaria de saber sua opinião a respeito de tudo. Vc deve ter conhecimentos de historias parecidas. Ou até mesmo idênticas. Acredito que terá uma palavra certa para diminuir minha angustia.
P.S.:Quero agradecer pelo seu site que é maravilhoso. Vc escreve muito bem!
Abraços

Marcela disse...

Querida D. Não é nada fácil o que vc está vivenciando. A dúvida é sempre cruel - se fico, posso sofrer, se saio, fico sozinha. Isso soa como uma sentença! Um destino fatal. E essa não é a verdade. Pense com lucidez, que está claro que vc tem de sobra. Vc passou por um longo relacionamento que acabou de forma dramática por uma pessoa covarde. Isso lhe abriu feridas difíceis de fechar. Compreensível. Aí vc se tranca, talvez devido aos anos de namoro vc ficou sem amigas, e acaba se envolvendo com um homem casado que já era seu amigo e que tem um casamento infeliz. Bom, aí vc me pergunta "será que estou evitando a minha felicidade?" E eu te respondo "Acho que vc está evitando sua felicidade ficando com esse homem". E vou te dizer porque penso assim. Esse homem justifica para vc que o casamento dele não o satisfaz pq a esposa não o atende sexualmente. Por isso vc se sente como um prostituta. Ok. Se a esposa não o atende sexualmente, ele busca outras(como vc mesma disse, vc não é a primeira), mas não pensa em se divorciar para não causar sofrimento ao filho de 4 anos, já que se separou do 1º casamento com um filho tb de 4 anos e esse sofreu mto. Certo. Td mto cômodo para ele. O filho não sofre pq ele continua em casa, a esposa fica lá, não sabemos se numa boa ou não, mas casada com ele, enquanto ele se satisfaz sexualmente com quem? Com vc. Tudo bem que ele te trata bem, é seu amigo, te faz companhia. Mas ele quer isso tb de vc, ou quer só o sexo? Bom, vamos para 2ª parte do raciocínio. A vida é feita de escolhas. E não existem escolhas sem dor. Bigamia não existe. Ou ele fica com a esposa, ou a deixa e fica com vc. Isso é básico, indiscutível. Se vcs se dão bem, são amigo, companheiros e ainda se satisfazem sexualmente, porque não ficar com vc? Filho não pode se desculpa para isso. Se ele quer ficar casado pelo filho, que fique então, mas se contente com o sexo que pode ter dentro de casa. Na vida tudo é questão de opção. Bom, agora vamos a 3ª e mais importante parte: VOCÊ. Porque vc tem medo de ficar só? Vc já está só. Esse homem é casado, chega em casa tem mulher e filho esperando por ele. Tem roupa lavada, se senta à mesa e come junto da família, dorme em uma cama de casal com a esposa. E vc? Sai com ele qdo ele pode, transa com ele qdo ele pode, tem a companhia e a amizade dele qdo ele pode. É isso que vc quer para a sua vida? Claro que entendo que vc teme a solidão. Mas não acha que antes só do que com restos de outra? Não se contente com isso! Vc é inteligente e lúcida o suficiente para saber q pode achar outro homem que seja só seu. Aposte nisso. Não se permita machucar. Vou postar agora o texto de uma seguidora do blog que gostei mto e vai dizer mto a vc. Leia com carinho e cuide de vc e da sua felicidade. Dê notícias. Abraços

J. disse...

Olá, Marcela tudo bem?
Tenho 18 anos, e namoro com um garoto a 1 ano, antes ele era apenas meu amigo e saia com uma amiga minha, eu já conchecia o jeito dele de ser ''galinha'' e tudo mais,só qe ele foi me conquistando, e eu sabia qe nao era uma boa pra mim, ele nao prestava, mas ele era tao bom cmg qe me levou a serio, ele nunca chegou a namorar e nem nd serio, mas cmg foi diferente a gnte fico 5 meses juntos e dps me deu a aliança de compromisso, os amigos dele nao reconheciam mais, ele nao saia mais com ngm, só fica preso dentro de casa cmg, ele é incrivél faz de tudo pra mim e eu só do coice.. eu nao sei pq eu sou assim :S , talvez é pq eu ''acho'' qe tenho ele na minha mao , e penso qe posso faze td cm ele , eu tenho um genio mto forte , no começo do ano eu trai ele , com o meu ex. Enfim nunca descobri nd dele , e esses dia eu contei pra ele sobre essa traição... ele ficou louco, flo um monte pra mim, fiquei com tanto medo , pensei qe ele ia me largar , mais nao largou! conversamos e ficamos numa boa , a gente se entende mto sabe? se da bem em tudo, ele flo qe me ama demais e qe nao qé me perder.. eu sinto isso de vdd , mas o problema é esse: meu ciumes possessivo, eu nao aguento mais isso, o pior de td é qe ele nao me dá motivos pra nda , ele sempre ta cmg, sempre ta me dando carinho , sempre fla qe ama, e tud mais ,,, eu nao sei pq eu tenho esse ciumes besta! eu MORRO DE MEDO DE PERDE ELE, eu so mto complexada , sou magra e nao tenho mto seios, nao posso sair com ele na rua , pq td garota qe passa perto da gente, eu vejo qe ele ta olhando pro seios dela ( apesar qe isso é vdd, eu vejo , nao fantasio) ou fantasio? nao sei , só sei qe nao consigo ficar cm ele perto de ngm, nao consigo sair , ir na casa de algum amigo , ou coisa parecida , nao dá , eu morro de ciumes de tudo o qe faz! eu só nao entendo o pq .. pq ciumes vc deveria sentir qdo esta carente , qdo a pessoa nao liga mais pra voce, e cmg , ele é totalmente diferente , ele me dá td o amor do mundo, e eu só piso , e ainda por cima, critico , xingo, flo qe ele falso , e td mais, eu tenho alguma amigas qe tem seios .. eu no consigo ficar perto delas com ele , eu sofro demais .. :S:S
só de ficar imaginando qe ele ta olhando , ou pensando em fazer alguma coisa, sei lá, isso ja acaba cmg .. até minha tias , amigas da minha mae, quem qer qe seja , eu nao qro , eu nao gosto , eu me sinto mal, me sinto inferior ... é horrivél , nao aguento mais essa sensação, preciso acabar com esse meu ciumes se nao vou acabar perdendo ele.
me ajuda por favor!

Marcela disse...

Querida J, vc me pede ajuda, mas já tem todas as respostas que precisa, percebeu? Vc sabe que todo seu sofrimento vem da sua cabeça. Vc está com um homem que ERA galinha, largou a vida "torta" para assumir vc com aliança de compromisso, para deixar claro para todos que é VOCê quem ele ama. Vc o trata mal, o traiu, prende ele ao seu lado, priva de sairem juntos com os amigos, perturba-o com seu ciúme injustificável. Tudo isso sem que ele te desse nenhum motivo. Pelo contrário, quem deu motivo a ele foi vc, qdo confessou que o traiu certo? Sabe pq tudo isso? Pq apesar de vc ter consciência de que ele a ama, seu complexo é maior que isso. Ele não te dá razões para que vc tenha medo de perdê-lo, mas vc MORRE de medo. Porque? Porque não tem seios? Que isso? O problema não está com ele, está com vc, na sua cabeça! Ele te escolheu, ele te trata bem, ele ama vc, ele quer ficar com vc, ele aceita seus coices, sua traição, seu ciúme exagerado, e vc tem medo de perdê-lo pq vc tem poucos seios e outras mulheres têm mto? Se isso fosse importante para ele, ele estaria com outra e não com vc! Qdo a gente tem ciúmes, perde a lucidez, e é isso o que está acontecendo com vc. Esse complexo é seu, ele não tem nada a ver com isso. Olhar, todo mundo olha para o q acha bonito - eu, vc, eu marido, e seu namorado.O q tem demais? O problema está na sua cabeça e não nos seus peitos ou no seu namorado. Pq vc não o chama e conversa sobre isso com ele? É difícil? Se for, eu entendo. Complexo é difícil de assumir até para nós mesmos, qto mais para o outro. Caso vc não consiga resolver isso conversando com ele, tente uma terapia. Ciúme é uma doença que corrói, vc merece ajuda. Sua auto estima precisa ser levantada. Vc tem consciência de que não há motivo para tanto sofrimento, pois não é carente, tem um namorado que a ama, e mesmo assim vc sofre,percebe? Busque um profissional que o ajude a superar esse momento, e por enquanto ponha na sua cabeça que ele ama vc e só por isso está ao seu lado...as peitudas que se danem!!! Elas não o têm...Bjos e dê notícias.

Anônimo disse...

Oi Marcela..tenho 16 anos e há quase 3 anos eu gosto de um cara, ele tem 19. A gente já namorou, e vivíamos terminando e brigando por causa de coisas idiotas. Em 2009 ele mudou pra outro estado, mas a gente continuava se falando, mas sem ter nada..e nos vimos uma vez nas férias. Ano passado a gente se viu uma vez, estávamos há um ano sem se ver, eu tava namorando um garoto e mesmo assim fiquei com ele, eu não aguentei.
Eu não sei mais o que fazer, depois dele já conheci vários garotos e às vezes acho que estou
me apaixonando, mas do nada desencanto e nunca consigo deixar de pensar nele. O problema é que ele é galinha, eu vejo recados no orkut dele e tal..agnt briga às vezes, ele fala que me ama, é ciumento, fala quer namorar comigo, mas eu sempre vejo as coisas e ele mora longe né? Eu não sei o que faço, mesmo quando agnt briga e fica sem se falar um tempo eu não consigo deixar de pensar nele..é diferente de antes, eu não deixo mais de viver a minha vida, to meio desiludida sabe? Mas o que eu sinto não passa, só de ver uma mensagem dele meu coração despara, o que posso fazer?
ps: pode me chamar de P.

Anônimo disse...

Olá Marcela, aqui é a ‘ LEG’.Bem vc me disse pra da um gelo nele NE ...pois intão eu fiz isso,ele puxo papo cmg mas eu apenas respondi ,não o tratei mal,mas, não dei muita atenção..
Eu sai esses dias conheci uma pessoa nova,mas,nada duradouro, pq ele mora longe de mim, sabe Marcela eu queria pelo menos perguntar alguma coisa para ele no MSN,ou apenas ter um propósito pra cv com ele,pra ele saber que eu não estou com raiva dele,pq tnho medo de que ele pense que tnho raiva dele, eu estou bem sabe, desde que vc me disse que não existe ninguém mais importante do que eu, eu parei de pensar de um certo jeito e comecei a pensar de outro,mas,eu gosto Dele , é sempre assim desde 2008 a gente se afasta eu fico bem e penso que o esqueci mas depois eu volto com tudo de novo,sabe marcela,eu percebi que sofro mais estando perto dele do que longe dele, é estranho...
Queria lhe agradecer,pois uma pequena frase que vc me disse me reanimou muito,muito obrigada!

Marcela disse...

Oi P! Nada melhor do que essa disparada do coração por causa de alguém né? Mas precisa ser alguém que realmente valha à pena, senão vc vai trocar sua paz por raros bons momentos. Nada que tire a paz, compensa. Se vc gosta dele, pensa nele, mas não confia nele, melhor aproveitar que ele mora longe e tentar colocar outro no lugar. Vc já sabe como ele é, não está enganada nessa história. Se ele é mesmo galinha, para que namorá-lo, se lá longe vc acha que ele será infiel? É criar uma expectativa à toa não acha? Porque vc não faz o seguinte - continua nos bate papos na net, se ele aparecer aí vc fica com ele, e enquanto isso vai tentando conhecer pessoas novas, interessantes, e que vc confie o suficiente para entregar sua fidelidade e seu coração. Na sua idade, a gente acha que não vai conseguir esquecer o garoto que dispara nosso coração, mas vai sim. Se não vale à pena, tem que investir em esquecê-lo. Pra que ser feliz agora, se sabe que vai sofrer depois, concorda? Vai levando a coisa sem seriedade, sem dar tanta importância...conversa, se encontrar fica, mas vai tentando se lembrar que a vida é cheia de oportunidade e em algum lugar tem um cara legal para vc! Bjos

Marcela disse...

Oi Leg! Que bom que alguma coisa que eu disse te deu forças, fico feliz. Dê uma lida nas dicas do livro, deve ter mais coisas que te ajudarão. Olha, vc é mto consciente, sabe que ele não vale investimento da sua parte, mas diz que gosta dele. Repito, não pode gostar mais dele do que de vc, dessa forma, tente esqucê-lo. Pq vc tem medo dele achar que vc está com raiva dele? O q isso muda para vc? Vc não pode tentar enganar a si mesma. Não adianta tentar esquecê-lo na esperança de conquistá-lo. Vc disse a frase definitiva: sofro mais estando perto dele do que longe! Vc já tem a resposta! Abra seu coração para novas oportunidades. Faça o proposito de ser feliz antes de qq coisa, e se ele não pode lhe fazer feliz, não tem lugar para ele na sua história. Já que vc quer um motivo para conversar com ele no msn, pq não diz isso à ele? Seja sincera, ainda é o melhor caminho. Bjos e dê notícias.

J. disse...

AIIIN MARCELA,
lá vou eu denovo aqui :s "
esse final de semana, qse acabo com tudo!
passei dos limites , ele qse me deixou .. por pouco! sinceramente, eu nao sei mais o que fazer, (acho qe a melhor coisa é largar, pra mim nao sofre mais e tbm nao machucar ele).
eu nao sei me controlar, eu nao consigo fazer isso, é impossivél, isso é mais forte qe eu, eu to sofrendo tanto , mais tanto, essa noite eu nem consegui durmir, fikei pensando nos problemas, na vida, nele , no qe eu faço, em tudo! dá vontade de sumir e deixar tudo pra trás ,eu nao to me aguentando mais, isso ta me sufocando e ele tbm!!!
eu to ficando louca já, duentil , eu nao quero isso pra mim, eu sei qe esse sentimento é ruim, e pode prejudicar mto.. meu Deus , EU QSE PERDI ELE! minha mae conversou cmg, ela fla qe isso é ciumes , normal qe so preciso maneirar, nao é ciumes, eu sei qe nao é, é UM CIUMES POSSESSIVO , eu so louca por ele , eu nao tenho amigos , eu so vivo por ele , eu so qro ele , nd mais me serve se nao estiver cm ele , eu nao qro isso, eu qro ser livre ser feliz, ter minhas amizades , sair cm ele sem brigas e td mais, já nao sei mais o qe fazer pra superar isso, já nao consigo ficar mais bem cm ele , eu choro mto, sofro mto, nao dá pra esconder , ele é tao importante pra mim, é tao perfeito, acho qe ele nao me merece ... nao sei mais o qe fazer Marcela, por favor me ajuda! todos os dia eu leio o qe vc me respondeu, de uma forma me ajuda , mais dps qdo eu to com ele, eu esqueço td me descontrolo , ai vira aquele tormento.Já ta um caso sério , nao sei mais o fazer !
beeijos.

Marcela disse...

Olá minha querida J! Não vamos nos desesperar. Primeira coisa, pense que assim como vc, milhares de pessoas sofrem com esse ciúme doentio, e dezenas dessas pessoas, escrevem para mim. Ou seja, posso lhe afirmar que vc não é a única. Gostaria que fosse no "desabafo deles" e lesse o último desabafo de um português e minha resposta. Gostaria tb que lesse o post "Eu me mordo de ciúmes" e o outro "Complexo de Cinderela". Ambos vão lhe ajudar.
Não se culpe tanto, vc está sofrendo com essa doença que arrebenta sua paz, mas não é porque vc escolheu que fosse assim. O importante é que vc tem consciência de que está errado. Amor foi feito para ser leve e feliz e não esse tormento sem propósito que vc está vivendo. Sua mãe está enganada, isso não é APENAS um ciúme, isso é uma doença. Vc não precisa sofrer assim...basta que procure uma ajuda profissional. Faça uma consulta com uma psicóloga, às vezes com 2,3 conversas, vc já consegue mudar sua postura. Fundamental é vc parar de se culpar. E colocar na sua cabeça que por melhor pessoa que seja seu namorado, ele NÃO é melhor do que vc! E vc JAMAIS morrrerá se perdê-lo! Mas, se vc não quer perdê-lo pq gosta dele, pq ele tem qualidades que lhe agradam, pq ele te dá valor, te ama, é seu companheiro, seu amigo, seu parceiro, tudo bem. Mas não precisa endeusar o papel que ele desempenha na sua vida. Ele é apenas um namorado que vc ama mto, e só tem medo de perdê-lo pq vc sabe que o está pertubando(assim como a vc tb) com essa obscessão sem limites! Ou seja, se tratar é o caminho, e ser absolutamente sincera com ele, assim como vc é aqui comigo, é imprescindivel. Se ele te ama,vai te entender, te apoiar e tentar te ajudar. Vai por mim. Isso vai passar, vc ainda vai rir disso tudo. Vc vai dar a volta por cima, assim como dezenas de pessoas conseguem dar. Bjos e dê notícias.

Anônimo disse...

Oi Marcela, aqui é a P. Bem, eu estava há uns dias sem notícias dele, ele foi pra praia. Hoje eu entrei no orkut e ele me mandou um recado todo
estressado porcausa de um recado de um menino.
Isso que eu não entendo, ele tem ciúmes de mim,
mas vive sumindo, e tals..eu não sei mais o que fazer, pq ele age assim? pra me iludir? do mesmo modo q ele demonstra querer alguma coisa de verdade, age de uma maneira babaca.

Marcela disse...

Oi P. Prazer em tê-la aqui novamente. Olha, homens qdo sabem q tem uma garota interessada neles, seguram de toda forma para não perdê-la para outro. Isso é egoísta quando o tal cara não toma uma postura, como no seu caso. Ou ele te assume, ou te deixa, pq na verdade qdo demonstra ciúmes, sabe q te ilude, e na ilusão, vc o espera, e é uma forma dele se fazer presente. Pode ser até que ele goste de vc, não sei. Mas pelo jeito, não pensa em namoro, e se é namoro que vc quer, acho, como te disse da outra vez, que deve tentar pular fora. Demonstrar ciúme por vc, q ele ainda acredita gostar dele, é a forma mais segura e garantida de mantê-la atada a ele. É aquela velha história de soltar com uma mãe enquanto segura com a outra. Mas lembre-se que as pessoas só fazem conosco o que permitimos que elas façam. Pense primeiro em vc! Bjos

Anônimo disse...

Oi Marcela, estou escrevendo para contar que hoje terminei meu relacionamento com aquele meu amigo casado. A gente já tinha brigado antes e estávamos sem se falar, mas hoje ele veio com brincadeiras para cima de mim e eu deixei claro que não dava mais. Ele disse que entendia meu lado e que me desejava felicidade, mas senti que ele estava sendo irônico no jeito de falar. Tenho receio que ele exponha nosso caso para nossos colegas de trabalho... Mas ao mesmo tempo me sinto aliviada. Porém ainda me questiono de não fui precipitada nesta atitude. To mega confusa.sei que fiz o correto mas ao mesmo tempo não queria ter feito. Será que vou me arrepender? D.

Marcela disse...

Oi D! Prazer em ter notícias suas, ainda mais notícias que acredito serem as melhores! Fique tranquila, ele não vai se arriscar a contar do relacionamento de vcs para ninguém do trabalho. Quem poderia querer fazer isso é vc que é solteira e não está traindo marido nenhum. Agora ele? Ele tem esposa e filhos, não vai querer se expor. Eu acredito na ironia dele com vc e até compreendo, pois ele não acredita que vc possa continuar sem ele. Ele te percebe tímida, solitária, insegura e acha que a presença dele é indispensável para vc. Vc está aliviada porque no fundo sabe que está saindo de uma roubada que podia durar décadas, privando vc da chance de encontrar um companheiro de verdade, que te ame por inteiro e não em intervalos. Claro que vc agiu da maneira mais correta! É claro, que certezas não existem. Quem vai poder te dizer com 100% de garantia que vc escolheu o melhor caminho? Ninguém. Mas vc escolheu o caminho mais provável de estar correto para sua felicidade. Não pense lá na frente, pq vc vai ficar mais insegura. Pense o seguinte: na vida nada é definitivo, o q vc faz hoje, pode desfazer amanhã. Se por acaso vc achar que deve ficar com ele, volte. Se ele não quiser, é pq não te amava como vc acreditava, e aí foi melhor para vc. Mas agora, dê-se esse tempo. Mesmo que esteja doendo, fique firme, não ceda. Como sempre digo, melhor sofrer agora, do q insistir, e sofrer mais tarde! Esse tipo de relação a 3 onde o H nem cogita largar a família, é roubada a séculos, porque seria diferente no seu caso?
Fique forte, se olhe no espelho e lembre-se que refletida ali, está a única pessoa responsável pela sua felicidade. Dê notícias. Deus te abençoe. Bjos

Anônimo disse...

Olá Marcela, tudo bem? Em primeiro lugar, desejo a voce um Bom Ano, com muita saúde e prosperidade.Gosto muito do seu blog.
Neste ano que se inicia, fiz planos para mudar algumas coisas que tem me incomodado há algum tempo. Já consegui mudar um pouquinho, mas tem uma que está me deixando de cabelos brancos.Ou mais brancos.
Meu namorado tem 63 anos, viuvo. Tenho 53, divorciada, realizada profissionalmente, situação equilibrada. Então nesses onze dias de 2011, tenho me perguntado: - o que me faz tolerar esta situação?. Uma vez por mes vamos na casa da minha sogra, o que é um martírio para mim, não me sinto bem lá.Vou para não criar uma situação pior ainda. O filho quando está com a mãe é somente filho.Ele não consegue separar as coisas. A mãe é uma manipuladora sem limites, ela conhece o filho a 63 anos então sabe como fazer seus caprichos. O filho, por sua vez, satisfaz a todos os caprichos da mãe.Para se ter uma idéia, ela tem 84 anos e uma deficiência em um olho.Gosta de morar sozinha,em uma casa que tem escadas,vai ao banco, faz compras, se alimenta, enfim, nada disso atrapalha.Quando o filho chega, muda tudo.Ele coloca comida na boca,tem quen andar de braços dados...daí encarna uma crinça, ou duas, porque ele também se transforma, até o humor fica péssimo.Ela gasta horrores com coisas supérfluas.O dinheiro é do filho, claro. O que me deixa chateada é que para mim ele regula tudo, é mesquinho, avarento mesmo.Já com a mãe ele paga contas e mais contas sem perguntar nada, nada!
Natal e Reveillon são datas que há dois anos me deixa muito triste. A mãe e ele, se empaturram de comida, entre outras coisas. Ela está jogando fora e ela comprando,tudo do melhor, comidas importadas, etc.Em nenhum momento, eles tocam no nome dos filhos dele, netos e bisnetos dela.Se eles tem o que comer, se precisam de um remédio, de um abraço, um carinho. Nada, nada! Não tocam no assunto. E a mãe é conivente com tudo isso.Odeia a ex-nora, primeiro casamento do filho, que depois de casou novamente com uma "envangélica" do qual é viuvo, e, ela era tão mesquinha quanto ele.Penso que por isso se davam tão bem. Mas eu não sou assim, por isso, sofro com essas atitudes e não estou sabendo como lidar com essa situação que, como disse no começo,gostaria que a partir deste ano fosse diferente. Gosto dele e acrdito que ele transformado nessa pessoa desumana, acho que isso é devido as convivências de anos.Gostaria pelo menos de tentar mostrar a ele que a vida não é assim.Mas com a influência da mãe é praticamente impossível,pois ele nunca diz "não" tem medo de magoá-la, e ela sabe disso. Não sei o que fazer. Sei que quero ser feliz com ele. Será que é possível? Bjos. Obrigada. Silvia.

Marcela disse...

Olá minha querida! Belo começo de ano vc decidiu corajosamente que teria: repensando sua relação e o que lhe incomoda. Parabéns!
Bem, na minha opinião, o fato dele ter uma mãe manipuladora e dominadora há 63 anos só dificulta as coisas a partir do momento em que ela o manipula e o domina, concorda? Porque as pessoas só fazem conosco o que permitimos que façam. O que acho mais grave nisso tudo é o fato do seu namorado ser um pai negligente com os filhos do primeiro casamento, e a mãe, apoiá-lo!!!Isso é incompreensível! Se ela não gosta da nora, ok, mas abandonar os netos e achar natural que o filho abandone também o papel de pai? Ela demonstra o tamanho do seu ego, e de sua total irresponsabilidade tb como mãe e como ser humano, pq não escolhemos a nossa vida por categorias: "pq sou bom filho, posso esquecer que sou pai", ou pq meu filho é presente e me dá assistência, relevo o fato dele ter abandonado os filhos que ele colocou no mundo" Absurdo essa conivência entre os dois! Mostram que vibram na mesma energia. Eu sinto por vc, que me parece uma pessoa lúcida, honesta, generosa. Não me admira que vc fique tão indignada. É mesmo de se indignar. Agora pensa comigo, vc acha que um homem que abandona filhos e netos, que não tem afeto e nem preocupação com eles, pode ser um bom companheiro para vc. E se vc precisar dele um dia? Precisar de uma parceria de verdade, ele terá para lhe oferecer? Eu acho que não. Talvez passe pela sua cabeça o q está passando na minha - que qdo essa mãe se for, ele se tornará uma pessoa melhor. Ilusão. Ninguém muda tanto. Ele continuará idolatrando a mãe e agindo como ela sempre o apoiou para q agisse, com egoísmo. Eu acho que o primeiro passo que vc deveria dar, seria deixar de ir a casa da mãe com ele. Pq de certa forma vc é conivente com uma situação que não concorda. Não sei se vc já falou abertamente sobre isso com ele, caso não, vale a tentativa. No mais, acho que vc deve respeitar a sabedoria dos seus belos cabelos brancos e seguir seu coração. Qto sua pergunta se é possível que vc seja feliz com ele, minha opinião aqui é sempre sincera, eu acho que não. Porque vc me parece mto melhor que ele, e acho q essa diferença corrói a relação. Acho q vc deve pensar primeiro em vc e nunca se esquecer que as pessoas só fazem conosco o que permitimos. Dê notícias. Tudo de bom. Bjos.

Anônimo disse...

Acho que minha história chegou ao fim hoje, mas tenho que compartilhá-la pois preciso de conselhos ... Namoro há um ano um homem 22 anos mais velho do que eu (tenho 28, sempre gostei de carinhas novos, mas aconteceu e deixei rolar). Pois ele é super ativo, malha, é bonito, não aparenta! Enfim, no inicio ele me tratava como rainha, aquela velha historia ... era Deus no céu e eu na terra, viajavamos e ele pagav atudo, ficava ao meu lado quando eu tinha que estudar, mudava seus horários ... dizia que nunca na vida me deixaria, só se eu quisesse, que eu era tudo que ele sempre procurou ... falava que queria logo ter uma filha! De alguns meses para cá, começampos a brigar ... ele era manipulador, porque ele sabia que eu gostava de sair, tenho muitos amigos, então sempre me propunha algo no fim de semana, como uma viagem ou ir passear de barco (ele tem um barco). Só que eu comecei a ter umas crises nervosas algumas vezes, e chorava muito, ficava descontrolada. Comecei a ir em uma psicóloga, ele quem paga ... As crises diminuiram bastante, mas nossas brigas aumentaram. De um tempo para cá, ele vive ameaçando de terminar, na verdade na hora da discussão, sempre fala que ta de saco cheio e não quer mais, só que sempre ficamos bem no dia seguinte ! As coisas foram piorando, ele começou a ficar indiferente e a fazer tudo do jeito dele, ir para onde ele quer todo final de semana, sem ao menos me consultar ... e lá ia eu , como seu chaveirinho! Toda vez que eu tentava conevrsar, ele não queria falar na hora, ou então virava o jogo contra mim, e me ignorava ... Mas as vezes ficavamos bem, e eu me sentia muito bem, muito feliz!!! Quando eu reclamava que ele estava distante, que eu tava carente, ele dizia que não podia fazer nada, que ele me dava carinho quando ele queria! Enfim, passou a ser uma montanha russa, ora me travava super bem, ora mal. Até que o ultimo final de semana estavamos juntos, com o filho, e comecei a ficar irritada com o descaso dele. Não dormiu comigo, mal me beijava, mas tb não estava me tratando mal. Até que no domingo não aguentei e comecei a chorar, falei que estava mal, deprimida, pedi ajuda, ele disse que não podia fazer nada por mim, para eu me controlar, parar de pedir abraço e ajuda. Enfim, passou ... mal nos falamos esses dias, mas ele comprou uns remedios para mim, e eu não havia pego ainda. Então hoje liguei para pegar os remedios e ele ficou dando desculpas para não ir lá...depois descobri que a mãe do filho dele foi lá na casa dele para ver o filho (O filho mora com ela, mas estava na casa dele passando férias)... por isso ficou dando desculpas para não me ver. Então ele soube que eu descobri que ela ia para lá e tentou amenizar a asituação, eu falei que ia só buscar os remedios e tal, mas perguntei se a mãe do menino ia dormir lá. Ele disse que ia, que não tinha nada a ver e tal ... maior bafafa ... depois desligou o telefone, fez maior confusão, não me atendeu quando liguei. Ae, encontrei o filho e a mãe na rua e perguntei por ele ... mas ele não me atendeu e depois me ligou mandando ir embora, que eu estava descontrolada (mas eu não estava), que eu ia brigar e tal, que amanhã conversavamos, que ele tinha direito de ir fazer compras com o filho e a ex-mulher sozinho, que eu não podia dormir na casa dele (eu sempre dormi lá, era minha segunda casa), que não ia dizer onde eu estava, e me mandou embora para minha casa e desligou o telefone na minha cara! Bem, respirei fundo e segui, humilhada, para meu lar ... que aqui estou sem acreditar nisso tudo!! Só penso que tudo já vem acontecendo há um tempo, e eu venho deixando ele me humilhar, admito, e essa foi a gota d´agua. Me diz agora : Ainda há o que conversar depois disso ? Ainda devo atender as ligações (se houver) dele? Preciso buscar meus remedios e o dinheiro da psicologa, como faço isso sem me humilhar ? E ainda temos uma viagem marcada para semana que vem, pois fazemos 1 ano juntos...

Marcela disse...

Minha cara, vc já disse tudo o que eu lhe diria. Vc disse que é humilhada, que às vezes fica feliz(para o namoro valer à pena vc tem q ficar SEMPRE feliz), q mtas vezes ele lhe trata mal, lhe manipula, vc se sente como um chaveirinho, etc e tal. Isso tudo em troca de alguns bons momentos? Tá valendo à pena? Vc é mto nova, tá na cara que esse homem está abalando o seu emocional, ou antes dele vc tb precisava de remédios e tratamento? Nada pode vale mais do que vc mesmo, sua auto estima, seu auto conceito! Ele não lhe valoriza, e vc sabe disso, tanto que escreveu claramente sobre sua relação, e com total lucidez passa a quem lê que vc está infeliz e que ele já deixou de te merecer faz tempo! Esquece o remédio e o dinheiro da terapia...pede a secretária da psicóloga que faça o favor de ligar e pedir a ele que entregue o dinheiro lá. Garanto que ela fará isso. E, vai viver a sua vida, Volte a ser saudável e leve! Uma relação tem capacidade de nos adoecer e nos massacrar, não deixe mais que isso aconteça com vc! Dê notícias e boa sorte.

D. disse...

Oi Marcela, é a D. novamente! Td bem? Estou escrevendo para agradecer seu conselho para me afastar daquele homem casado. Vc tem toda razão qdo disse que não sabiamos se o relacionamento dele era bom ou não, pois agora ele apareceu usando novamente a aliança. Além disso ouvi ele dizer que saiu com a esposa e o filho e para mim ele dizia que não fazia isso há muito tempo. E ele não fala mais comigo, somente se for muito necessário falar sobre serviço e é sempre o básico. Ou seja, homem não presta... agora tenho a certeza disso. Só fico triste por não poder mais confiar em ninguem.

Marcela disse...

Oi D! Não fique triste na expectativa de q não poderá mais confiar em homem nenhum...Não há regra para isso. Recebo relatos de dezenas de homens traídos tb por mulheres em quem confiavam. Existem evidências que muitas vezes não queremos enxergar(como foi o seu caso) de que não vale à pena investir e nem confiar, mas...Apostamos né? E depois, pagamos caro. Mas não será sempre assim. No post da página principal hoje, tem um relato de uma traição que no meu entender não deu a mínima evidência de que ocorreria. Acontece tb. Mas é bem mais raro. Quase sempre existe uma evidência de que mais dia menos dia isso vai acontecer. Não há garantias, mas como digo no livro, há caminhos mais prováveis. E vc vai encontrar o seu. Parabéns pela decisão! Bjos

Nina Menina disse...

Oi Marcela..tudo bem?...
Lembra de mim?...
Um tempo atraz falei de um rapaz q conheci na festa..como eu tava muito tempo sem um relacionamento tava meio perdida..
e no fim ele venho e me disse q não queria nada sério pois fazia um ano q tinha se separado..
e queria só ficar comigo..poiss tinha gostado de mim (foi isso q ele disse)
pois é...
sai esse fim de semana q passou..
e por ocasião se encontramos na festa..ele venho e para conversar comigo..e ficou a noite toda indo com os amigos e vindo ao meu lado..dançamos várias vezes pois ele me tirava para dançar...
mas vi ele indiferente comigo..
bom...em dezembro..ele me ligou e eu naum tava em casa...e de curiosa liguei para ver o q ele queria..aconteceu q quando a diarista da casa dele foi passar o telefone para ele..ouvir ele dizendo q não ia atender..isso me deixou muito braba..e mandei ela falar para ele q eu naum ia mais ligar..
é por esse motivo q ele me puxou na festa e venho a toda conversar comigo..
mas axei estranho pois ele não é d beber..e tinha passado um pouco da conta e não parava de me olhar..
Será q isso quer falar algo?
Axo ele meio estranho...tipo..ele demonstra q gosta d mim e depois fica indiferente..
en fim..
Obrigada por tudo e adoro seu blog.
Bjão

Anônimo disse...

Só faltava essa, homem não presta. Parece com aquela, toda mulher é cachorra, é o seu caso? Então...vá lá, uma mulher humilhada fica burra, desnorteada e desesperada. Mas essa virose passa, como tudo na vida. Não confiar em mais ninguém , isso inclue vc mesma. Tente dar a volta por cima, em vez de ficar resmungando. Se achar q vc ainda vale alguma coisa...

Marcela disse...

Olá Nina! Claro q me lembro de vc! Olha, pensa bem - vc é livre, ele tb, pq ele não fica com vc, caso goste de vc? Eu só vejo um motivo para a forma com que ele age, acho que ele não quer te assumir, mas tb não quer q vc toque sua vida sem ele. Ou seja, te segura com uma mãe e te solta com a outra. E vc está caindo na dele. Pule fora! Tem mta gente legal por aí,basta q vc esteja atenta e focada no que vale à pena, não se permita distrair com o q não merece atenção. Bjos.

Marcela disse...

Olha D,. acredito que nosso colega aí em cima tenha se ofendido com a "máxima", q a meu ver, tb não é válida, de que todo H não presta, e como ele disse seria o mesmo q dizer, como mtos Hs dizem, q toda mulher é cachorra, o q tb não tem valor. Acho proibido generalizar. Ele disse uma coisa q merece atenção - ser humilhada emburrece, desnorteia e desespera, mas passa, como tudo na vida... Vc vale sim mta, coisa, acredite nisso que será indispensável para vc se reerguer. Bjos

Nina Menina disse...

oi...Marcela
muito obrigada..amei o q vc falou..presisava ouvir isso..mas como tava bem na minha não alé
me envolvi muito com ele e não deixei senti além d um gostar de ficante..me entende né?..rs
não quero q pense q sou galinha...kkk...
mas eu to conversando com um rapaz...muito querido e muito bonito por sinal..
ele ta demonstrando interesse por minha pessoa..
to pensando sériamente em dar uma chance e começar algo firme com ele pois ele disse q naõ quer só ficar e sim...uma relação estavel...ele é tudo de bom...mas tenho medo q o principe se torna um sapo...
mas dessa vez não vo ficar com medo..vo deixar tudo acontecer..rs..
vc é muito legal Marcela obrigada mesmo
como sou filha unica e sou meio "sozinha"..
adoro vim falar com vc e ler suas postagens...
um bejão

Marcela disse...

Galinha? rs isso é do meu tempo...ainda usa esse termo??? Nunca se preocupe com o q os outros vão pensar, o q importa é o q vc pensa sobre suas atitudes. e eu, não julgo ninguém. Aqui, vc pode ficar à vontade ok?
Não perca seu precioso tempo tentando antever o impossível, caso o príncipe vire sapo, vc parte para outra. Mas ainda acho melhor vc entrar nessa consciente de que príncipe só vira sapo qdo ele é um príncipe encantado, e isso...não existe! Deixe q ele seja só um príncipe de carne e osso, assim como um simples mortal, dessa forma ele jamais poderá virar um sapo. Na vida não já certezas, mas vc está fazendo certo - apostando em quem te quer de verdade!
Estou sempre aqui para qdo quiser. É um prazer "ouví-la". Bjocas.

D. disse...

Oi Marcela! Aqui e a D. novamente. Li o queo anônimo disse e concordo com ele. Neste momento me sinto sem valor pois achava que era amada e mais uma vez me desapontei. Sei que e errado generalizar mas escrevi aquilo na hora da raiva por me sentir tão tola. Já superei isso antes e sei que vou superar de novo. Como vc disse eu não consegui enxergar o que estava tão nítido na minha frente e da próxima vez vou procurar usar mais a razão antes de me envolver. Obrigada pelo incentivo. Abs.

Marcela disse...

Oi D.! Vc é corajosa, reconhece rápido onde falhou, é certo que será muito feliz e fará boas escolhas a partir de agora! Torço por vc. Bjos

AM disse...

FUTURO NOIVO OU FUTURO NADA?
olá marcela,
namoro um rapaz há uns meses,só que de 3 meses pra cá, ele anda meio estranho, não faz mais demonstrações, nem prova de amor, perdeu o costume de me ligar, e aí eu acabo ligando. As vezes ele toma a iniciativa e me chama pra sair, mas, de repente, ele não entra em contato comigo e arruma desculpas pra não me ver. Fiquei dois dias sem ligar,aí ele resolveu me mandar um torpedo dizendo que estava com saudades.Sei que a mãe dele não gosta de mim, pois sinto que ela tem muito ciúmes dele.Marcamos de falar com minha familia sobre o nosso namoro, mas sempre acontece algo e ele não vem, e depois não toca no assunto. As vezes ele demonstra que gosta de mim, como por exemplo, me apresentar pra todos os seus parentes. A questão é:
1-Lembro a ele que temos que nos apresentarmos a minha familia, ou vou deixando pra ver até onde vai?
2-Como faço pra mãe dele largar um pouco do pé dele?
3-Como faço ele voltar a ter o costume de me ligar?
4-Como posso saber se ele realmente ainda gosta de mim como antes?
5-Como posso saber se ele está querendo terminar, mas está sem coragem de dizer?
OBS: todos meus antigos namorados dizem que eu sou uma pessoa adorável, o meu problema é que sou extremamente compulsiva e insegura nos meu relacionamentos,acho que devido a algumas frustrações que ja vivi.bjs.

Marcela disse...

Olá AM! Obrigada pela confiança. Olha, se vc é mesmo insegura em seus relacionamentos, fica difícil saber se realmente seu namorado está distante de vc ou não. Vc precisa se distanciar dessa insegurança para analisar melhor as posturas de seu namorado. Bom, respondendo suas perguntas:
1-ele sabe que vcs devem se apresentar aos seus familiares, o que vc pode fazer é ser sincera e perguntar-lhe se ele está evitando isso.
2-não se meta na relação entre mãe e filho, vc vai sair perdendo. o que vc pode fazer é perguntar a ele se ele enxerga que a mãe dele exagera.
3-vc não pode e nem deve fazer nada para ele voltar a ter o costume de te ligar, mas pode perguntar se aconteceu algo para que ele perdesse o interesse em lhe telefonar.
4-saber se ele gosta de vc como antes? Bom, vc pode prestar atenção às evidências ou pode perguntar diretamente a ele, não vejo nenhum problema nisso.
5-Essa resposta é igual a resposta dada acima. Ou vc presta atenção às evidências ou pergunta diretamente à ele.
Pelo que vc diz, percebo que ele perdeu um tanto do interesse inicial no namoro de vcs, mas no que vc assume que é insegura, me pergunto se vc não está vendo chifre em cabeça de boi. Pense nisso. Quem sabe vc está fantasiando coisas ruins por causa das frustações que já viveu. Às vezes ele é mesmo mais desligado e por isso te liga menos, e ainda não foi na casa dos seus pais. Comecinho de namoro é diferente, todos ficam mais atentos, telefonam mais, ficam mais presentes, depois as coisas vão se encaixando dentro de uma normalidade própria de cada relação. Pense nisso. Dê notícias. Bjos

Nina Menina disse...

Oi Marcela..
rs...tudo bem?..
eu to ótima e feliz..hehe
Bom..como te falei do rapaz q eu tava me relacionando..o q disse q tava "fresquinho" ..vi ele esse fim de semana..e quando ele me viu..nossa..venho a toda falar comigo..conversamos e tal..mas quando ele venho com essa de bater uma foto para recordação e dançar eu cortei ele...pois eu to conhecendo esse rapaz q eu te contei..meu "pincipe"..rs..
e falei q agora não mais..pensa na cara do coitado quando eu disse não, ele ficou surpreso..e ficava sempre passando onde eu tava e me olhando..mas não falava mais comigo..
esse meu príncipe..rs..chegou e venho e me deu um abraço..e ele viu..nossa..ele ficou muito brabo pela cara dele q fez.
Pelo q percebi...se eu tiver errada me corrija..
mas ele queria fazer um tipo de um jogo..não quer nada sério mas me quer quando ele bem entender..e na cabeça dele ele pensou q eu tava nas mãos dele..pois eu sou uma pessoa educada e sempre tratei ele muito bem..mesmo sem rolar nada..e outra..percebi tb..q ele gosta de mim de verdade ficou a noite toda praticamente me vigiando..tava na cara..só axo ele estranho..enfim...
resumindo..eu to muito feliz de ta conhecendo esse rapaz...me valoriza muito...me faz sentir a unica mulher q existe..é maravilhoso..
to adorando ele..de verdade..
Como eu sempre falei e enfatizo..adorei ter descoberto o seu blog me ajudou muito..parabens
Um bjão

Marcela disse...

Oi Nina! É muito bom saber das novidades! Mto bom saber que vc está dando a volta por cima e se dando a chance de ser feliz com alguém que te dê o valor que vc merece. Sabe, acho q aquele "outro" pode mesmo até gostar de vc, e por isso está tão enciumado, só que gostar não é garantia de q o outro possa nos fazer feliz. Tem formas de gostar q são estranhas e acabam por não conseguir deixar o outro feliz, entende? Por isso relacionamento é tão complexo. Gostar é fundamental, mas nunca será o único fator para que uma relação dê certo. Fico alegre por lhe perceber alegre! Isso enriquece o blog e me dá forças para continuar. Bjos pra vc.

Anônimo disse...

[/i][/b][i]Oiie gente eu me chamo Ana Flavia
tenho 16 anos moro em sp bom conheci um garoto na internet
e eu me apaixoneei perdidamente por elle pos nos conhecemos a um ano e nesse um ano foi oq comecei a sentir O AMOR POR ELE sabe jah brigamos varias veses por ciumes besta um doo utro eu fiquei um tempo sem entrar no MSN E ORKUT e quando voltei senti que não samos o mesmo desde então
ele hoje mesmo me perguntou o pq agente mudou derrepente e nem eu soube explicar isso pra ele sabe ele diz que me ama e dps tah dando em cima de outras meninas em seu MSN sabe eu fico roxa de ciumes por isso mas sei lah fico na duvida se ele gosta ou não de mim poxa eu acho que se ele gostasse de mim ele nao ficaria pondo ciumes em mim desse jeito com outras garotas diz ele que gosta de mim ver assim mortinha de ciumes por ele pos fico bonit desse jeito ai eu pergunto pra ele vc gosta de mim do jeito que eu sou ou com ciumes ai ele ficou sem oq flr poxa queria euu conhecer uma pessoa que me ama de vdd e nao um que gosta de por ciumes em me mas eu queria um que foi tipo ele quando nos conhecemos ele era tão carinhoso amoroso comigo mas de uns tempos pra ca nao samos o msm casal de sempre e agr NAO CONSIIGO TIRA ELE DA CABEÇA pos amo esse peste de maas e cinto falta dele quando nao o vejo e nem vejo a palavras TEAMO dele meu coração sóh sócega quando o vejo e ele diz que me ama mas sera que ele me ama de verdade ou da boca pra fora? [/i]

Marcela disse...

Oi Ana Flávia! Para quem tem apenas 16 anos, acho que vc enxerga com mta lucidez o que está acontecendo. No início de um relacionamento tudo são só flores e suspiros, depois as coisas se encaixam de outra forma, e continua sendo bom de outras formas, já que a novidade do início passa. Mas no seu caso, vc está triste com uma pessoa que ao invés de te dar o valor que vc merece, fica dando de cima de outras meninas. Se vc já viu isso, busque tirá-lo da sua cabeça e aos poucos ela vai saindo tb do seu coração. Busque conhecer outros rapazes na rua, na net. O importante é q vc dê chance apenas para pessoas que mereçam seu carinho e sua dedicação. Leu o post da página inicial - Atitudes que não merecem 2ª chance? Dê uma lida. Dê notícias. Bjos

Lolipink disse...

ola marcela, boa noite
estou mto confusa com meus pensamentos e com meu coraçao;chega um momento da vida que nada parece sair como a gente quer ou almeja tenho 18 anos,mas sabe qual o problema? Sou o ombro amigo de todos, mas quando chega a minha vez de desabafar, ninguem ta disposto a me ouvir. Nao fui criada com minha mae nem meu pai,fui criada com meus avos, e sinto que pra mim é mais dificil comunicar ou desabafar com eles, confesso que tenho medo.Mas chega de ladainhas, a unica soluçao que encontrei ate o momento foi explorar o maximo que posso da internet e de meus diarios,fico feliz por ter encontrado vc em meu caminho....
A minha historia é a seguinte:
Há quatro anos conheci meu namorado num bate papo,ficamos muito amigos e acabamos nos envolvendo,enrolei ele bastante pq sentia que nao estava preparada para assumir um namoro com estudos pesados,pois estudava no colegio militar. Pois bem, ao completar o terceiro ano do ensino medio, resolvi ceder aos encantos de meu amado,estamos namorando a 3 meses e 14 dias...o problema é que ele mora em outra cidade, nos vemos apenas fim de semana, só que ta caindo na rotina,sempre um sabado/um domingo ele vem aqui em ksa almoça, e por incrivel que pareça, sentamos no mesmo lugar da varanda,sinceramente ta me dando preguiça. Ate que esse mes melhorou um pouquinho, saimos dois fim de semana seguidos, sendo que um ele dormiu aqui, e outro dormi na casa dele. Ainda nao transamos e pretendo que isso nao aconteça por agora,nao estou confusa quanto aos meus sentimentos, mas sim, quanto a esse relacionamento rotineiro. Quero algo pra dar uma alavancada que NAO SEJA SEXO,sei la, um joguinho diferente e discreto,coisas pra fazer sair da rotina.
obs:moro com meus avos...
por favor me ajude...to quase terminando nao por falta de amor, mas sim por falta do que fazer mesmo...
bjinhos muito obrigada

Marcela disse...

Olá Lolipink, prazer em tê-la aqui.Que bom que vc enxergou que dá seu ombro aos amigos, e qdo precisa não tem nenhum disponível para vc. Reveja suas amizades. A via precisa ser de mão dupla para valer à pena.
Bom, qto ao seu namoro, acho vc lúcida e inteligente em não querer usar o sexo como forma de resolver essa apatia de sua relação. Acho que uma boa conversa é a melhor saída. Eu tive um namoro exatamente assim qdo tb tinha a sua idade. Ufa! Era mais um velório que um namoro. Não saíamos para dançar, nem com turma de amigos. Viviamos assim - na casa um do outro, deitados vendo TV. Conclusão, resolvi fazer sexo para ver se melhorava, não melhorou, casamos e ficou pior, fui infeliz rápido demais. Tedio não é para relacionamento de nenhuma idade, mto menos para 18 anos! Alguma coisa está em descompasso entre vcs. Vc acha que ele tb está sentindo esse marasmo? Pergunte a ele, pq se para ele estiver tudo bem, pule fora, pq vc não será feliz. São as tais diferenças que não adianta insistir. Outra coisa, percebi que vc o ama, mas amor nunca foi tudo para fazer com que uma relação desse certo e fizesse o casal feliz. Pense nisso. Dê notícias. Bjos

E. Anônimo disse...

Ola Marcela tdo bem? Namoro a dois anos, no começo não gostava mto dele, as vezes nem ligava mto para o namoro, mas depois que minha tia voltou para Minas eu fui morar com a familia dele, e não sei o que aconteceu comigo... agora sou uma pessoa insegura, ciumenta acho que fico sufocando ele um pouco sabe? Acho que por ele ser a unica pessoa com quem eu converso e que me da carinho atenção, as vezes quero que ele fique sempre do meu lado, acho que sou a pessoa mais chata desse mundo! Tenho dificuldade de fazer amizades, me sinto mto sozinha, minha familia mora em Minas e eu em SP, so não fui embora ainda porque amo mto ele, mais se eu não mudar esse meu jeito vou ficar sozinha. Por favor me ajude, não quero perder ele.

Marcela disse...

Oi E.! Prazer em tê-la aqui conosco. Olha, vc antes tinha sua família ao seu lado e encontrava com o namorado qdo queria. De repente se viu sem a família e morando debaixo do mesmo teto que ele, ou seja, ficou mais próxima a ele. Dessa forma, é bem natural que vc tenha se apegado mais à ele. Como vc diz, ele lhe dá carinho e atenção. Para que ficar cobrando o que vc já tem? Se vc tem dificuldades em fazer amizades, se esforce, busque alguma coisa q lhe aproxime das pessoas,uma academia,um curso,qq coisa q te ajude a fazer amigos. Só não vale ficar dependente dele, pq aí vc nunca mais vai saber o q é amor e o q é dependência. Se vc acha prudente, volte a morar com sua família e isso não significa que vc precisa terminar o namoro. Vc pode primeiro ajeitar sua cabecinha e aí viver uma bela relação de amor. Bjos e dê notícias.

lolipink disse...

Ola Marcela,seguindo conselho conversei com meu namorado a respeito do namoro rotineiro,as coisas começaram a melhorar ontem fomos almoçar fora e foi muito gostoso,vamos ver ate quando ne?!
espero que continue assim,a preguiça passou depois que conversamos,choramos juntos pois ambos nao queriam terminar e chegamos a conclusao que mudar os ares
de um relacionamento faz bem a mente e ao coraçao,ta td caminhando segundo a vontade de deus,obrigada por ter aberto meus olhos e me e dado atençao...
to muito feliz e espero poder levar essa felicidade de amar e ser amada sempre comigo!!!
um abraço que deus ilumine suas maos e sua mente pra continuar dando seus sabios conselhos!!mais uma vez obrigada!!
lolipink

Marcela disse...

Oi minha querida! Que notícia boa! Fico muiiiito feliz qdo sei q as pessoas que passaram por aqui estão felizes. Eu é que agradeço a confiança e o carinho...Muitas vezes, perantes as dificuldades, sigo mais forte ao ouvir palavras como a sua! Obrigada e Deus ilumine vc e sua relação. Bjos

Anônimo disse...

Oi Marcela, boa tarde. Tudo bem?
Estou com um pequeno problema e não estou conseguinto resolve-lo. Sou divorciada, e tenho um namorado há algum tempo.Como o trabalho dele exige que passe a maior parte do tempo morando fora,nos encontramos nos fins de semana. Mas de um ano para cá, ele começou a dormir na minha casa.Não morar na mesma casa, apenas domir quando estamos juntos. Acontece que minhas filhas não aprovam esse comportamento. Elas acham que isso lhes tiram a liberdade. Não discordo delas, mas estou num delema, porque ele chega neste final de semana e deverá ficar mais de um mes. Não sei o que fazer!Ele é viuvo e tem casa própria.O fato é que não me sinto bem lá, aquela casa é patrimônio de outra história.Ainda existem por lá, fotos e muitas lembranças que não fazem parte da minha história. A casa é fria e triste.Tenho a impressão que estou invadindo um território que não me pertence. Uma vez já tentei falar com ele sobre isso, não diretamente, apenas insinuei.Então ele me disse:-vamos esperar as coisas acontecer. Como ele estava morando fora e deveria ficar por um longo tempo, resolvi esperar para ver o que iria acontecer. Só que as coisas mudaram, ele está chegando e, pelo jeito, vai ficar por um bom tempo. Não quero magoar as minhas filhas que são muito importantes na minha vida.Por outro lado, também não quero magoá-lo e nem tomar uma atitude precipitada. Conversei com minhas filhas e a opinião delas continua sendo a mesma. Ou seja, ele incomoda. Que situação, não? Se voce tiver uma sugestão, por favor, me ajude.
Obrigada. Um abraço.

Marcela disse...

Olá Anônima. Prazer em tê-la aqui.
Situação incômoda mesmo, mas não tão difícil assim de resolver. Entedo vc e entendo suas filhas. Qdo você diz sobre dormir na casa dele: "Tenho a impressão que estou invadindo um território que não me pertence", de certa forma é o que a presença dele está causando em suas filhas, percebe? Ele tb está invadindo um território que pertence a vc e às suas filhas. Claro que a situação é delicada. Mas o q é fácil na vida não é? Se suas filhas são prioridade para vc, o melhor é q vc vença esse seu mal estar e durma vc na casa dele nos fins de semana, poupando-as de um constragimento desnecessário, já q vc tem outro lugar para ficar junto dele. Agora, se ele vai para sua casa para ficar um mês, aí vc teria que conversar francamente com ele, explicar que a casa não é só sua, que suas filhas, ficam sem liberdade com a presença constante dele. Afinal ele é o seu namorado, e pelo que entendi, não faz tanto tempo assim. Vc não deveria dizer isso como se estivesse contra essa postura delas, mas sim, mostrando que as compreende, e deixando claro, que não há nada de pessoal contra ele, nem da parte delas e mto menos da sua, q é só uma questão de encaixar as coisas melhor, e isso demanda tempo. Um tempo que se ele te amar, vai saber respeitar. Pense que vc não tem que deixar de viver uma relação por causa de suas filhas, até pq cada um tem sua vida, e vc tem direito à sua. Mas ocupar um espaço que antes era só de vcs 3 é para ser feito com calma, para que tudo dê certo. Pense nisso e dê notícias. Bjos

Anônimo disse...

Oi Marcela... Acho que postei a minha mensagem na seção errada... Então posto aqui novamente =D

Sou uma mulher aparentemente bem resolvida, cheia de amigos e não sou feia (eu e minha mãe achamos rsrs)... estou sozinha a mais de um ano, nunca consegui gostar de ninguém nesse intervalo de tempo, apareceram mts caras interessados em algo sério, mas eu não me interessava mesmo... há três semanas conheci um cara muito especial... a impressão que tenho é que estou apaixonada por ele, mas parece que ele não quer nada sério comigo... me deu um bolo feio no final de semana, como eu não sou muito acostumada a ficar ligando e correndo atrás (admito: falta humildade) estou sofrendo desde sexta, como há tempos eu não sofria. E o mais engraçado é que sei que é loucura, afinal só tem três semanas que conheço o cara e inexplicavelmente estou apaixonada! E sinto um pouco de raiva de mim por isso.

E agora, o que eu faço, espero isso passar calada (sei que demora, mas passa) ou ligo para ele (e falo o que?). Aproveito para dizer que adorei seu blog. Beijos

A. disse...

Boa Noite

To saindo com um rapaz a 5 meses, nos conhecemos pela internet.
Gosto muito dele, e sinto que ele gosta de mim, ele demonstra isso do
jeito dele.
Mas fico tão ansiosa, esperando que ele seja mais presente e tal,
quando ele quer ele responde minhas mensagens, quando está com
preguiça, simplesmente não responde. Hoje por exemplo, achei que ele
estava dormindo a tarde toda, mas ele mesmo me disse quando liguei que
acordou meio dia, eu fiquei magoada, porque me senti ignorada, ele só
fala comigo quando tem vontade. eu que tenho que estar ligando e tal.
Já consegui que ele viesse aqui na minha casa, conheço a família dele
e tal, mas esperava mais presença.
Aix, não sei se cobro ou se aceito o jeito dele.
Essas coisas me machucam muito.
Como devo agir?

Marcela disse...

Oi Anônima!
Não se envergonhe por não se achar feia! Até pq será q existem pessoas feias no mundo? Ou é só uma questão de ponto de vista? Não sei...
Olha, o ato de apaixonar-se não tem tempo marcado. Mtas pessoas se apaixonam de verdade já no primeiro encontro. O amor depende de mais tempo, mas a paixão é assim mesmo. Vc se apaixonou e não tem que sentir raiva de vc não!!! Eu acho que vc poderia ligar para ele, ou conversar na net, ou dar um jeito de se encontrar com ele novamente para sentir o "clima". Ele ter lhe dado um bolo não significa que não quer nada com vc. Acho que vale à pena tentar sim. Deixe o orgulho de lado e vá a luta. Ele nao lhe deu motivos nenhum que justifique não fazer isso e abrir mão do que pode vir a ser uma relação gostosa. Vc só vai saber qual é, se tentar. Não abra mão antes disso. Dê notícias. Bjos

Marcela disse...

Oi A! Pois então, esse limite do que devo aceitar e do que devo cobrar é tão tênue não é mesmo? Difícil saber. Mas sempre defendo que vc deve primeiro entender que as pessoas têm formas diferentes de amar. Pode ser que ele ame vc, mas não sinta tanta necessidade da presença constante, dos telefonemas diários, tal. Pode ser que isso te faça extremamente infeliz e te deixe sempre insegura. Aí, vc pode se abrir com ele(isso não quer dizer cobrar), e tentarem juntos achar um caminho que faça com que os dois se sintam felizes. Se vc larga para lá e não diz nada, quando um dia não aguentar mais, vai despejar tudo o que pensa sobre ele, e ele pode surpreso, lhe dizer"ue! pq vc não me disse antes q isso te incomodava tanto?" E aí vc terá sofrido à toa concorda? Há formas de conversar, colocar o que te incomoda e te trás dúvidas e que não pareçam cobranças. Basta saber conversar. Ficar do jeito q está, com vc se sentindo tão mal, não vale à pena. Se vc gosta dele, lhe dê a chance de sabe o q se passa dentro de vc. Isso pode mudar tudo. Caso não mude e vc continue se sentindo mal com a relação, aí...Vc escreve de novo e conversarmos ok? Bjos

C. disse...

Olá Marcela, gostaria de saber a sua opinião acerca de aquilo a que eu chamo "um pequeno probleminha" e gostaria muito que me aconselhasse acerca do que vou escrever.
A cerca de um ano raparei num rapaz do local onde estudo que tem mais 2 anos que eu. Durante muito tempo fui-me apercebendo que ele mexia comigo de uma forma muito estranha.. nao sei porquê sentia uma grande atracção por ele. Entretanto conheci um grande amigo dele, fui falando com esse amigo, e um dia calhou falarmos sobre esse rapaz. Ja tinha percebido que ele tinha namorada pq usava aliança, mas qndo falei com o amigo dele isso confirmou-se. Passado uns meses começei a falar com o tal rapaz e por coincidencia (ou nao), apanhavamos o metro no mesmo local e eu aproveitava para falar com ele na tentativa de o conhecer melhor. O tempo que passavamos juntos nunca foi muito grande, mas sempre que era possivel falava com ele. no entanto, esta atracção nao desapareceu, tornou-se ainda maior, de tal forma que sempre que o vejo o meu coração dispara de uma forma muito pouco normal xD
Um dia em conversa com um amigo, ele disse-me que o tal rapaz lhe tinha dito que adorava conhecer-me melhor, que me acha linda, interessante, e que tem muita pena nao o poder fazer pq tem namorada. Quando ele está com os amigos manda-me mensagens do tel deles (nunca manda do dele, até pq eu nunca lhe pedi o numero) a dizer que tem saudades minhas, que precisa de mim e etc. mas quando está comigo é super timido e nao é capaz de me dizer nada disso. eu resopndo as sms numa tentativa de perceber aquilo que ele quer. Eu nao entendo, ele tem namorada, diz que tem saudades minhas, manda sms do telemovel dos amigos para mim, diz que adorava conhecer-me mais profundamente, e até que gostava de ter alguma coisa comigo, mas desculpa-se sempre com o facto de ter namorada. Ele nem almoçar comigo vem pq diz ter medo de nao conseguir resistir. Por mais que tente e por mais que encaixe o puzzle, nao consigo perceber aquilo que ele quer, nem se aquilo que sente é verdadeiro.
Por favor, gostava muito de saber a sua opinião :)
beijinhos*

Marcela disse...

Oi C. prazer em tê-la aqui. BOm, pelo que vc me diz, existe uma atração mútua, ou seja, vc não está sozinha nessa história. Só que exite uma diferença grande - vc está disponível para dar continuidade a essa atração, ele não. Vc tem dúvidas sobre o que ele sente por vc. Eu posso lhe dizer que não tenho as mesma dúvidas. Ele se sente tão atraído por vc, qto vc por ele. A dúvida que vc precisa ter é - o que ele sente seria suficiente para que o encorajasse a terminar a relação. Pq uma coisa é verdade, se vc está completo e feliz em um relacionamento, vc não fica mandando msg dizendo q sente falta de outra. Ou seja, ele já não está inteiro nesse namoro. Está agora dividido entre o q sente por vc e a relação q já tem. Minha opinião é que vc converse com ele abertamente e lhe pergunte sobre isso. Se lhe for mto difícil fazê-lo cara a cara, faça tb por msg. Vc não pode abrir mão de uma coisa q está lhe fazendo bem, por medo de enfrentá-la. Não deixe que o medo te paralise. Dê notícias. Bjos

CR. disse...

Sexo ou amor?

Oi Marcela! Vi o seu blog achei muito legal ! Já li vários desabafos, acho as suas dicas muito boas e construtivas parabens! Espero que me possa ajudar tambem..
Sou uma adolescente. No ano passado tive o meu primeiro relacionamento sério onde perdi a minha virgindade com o G. eu amava ele! O nosso relacionamente durou pouco mais de um ano. Foi muito saudavel e a gente aprendeu muitas coisas juntos, até mesmo nas coisas mais intimas a gente se sentia muito a vontade, o que nos dava liberdade para exprimentar coisas novas sem vergonhas.
Quando o nosso relacionamento acabou queria estar sozinha, precisava de um tempo para mim e durante os meses seguintes me sentia bem estando solteira e aproveitando a vida. Fazer amor para mim sempre foi algo muito importante por isso só queria estar com alguem assim se sentisse algo especial. É como se fosse uma lei que criei para mim mesma.
Sempre quis me sentir bem comigo mesma e para isso fazia exercicio, enquanto malhava esquecia de tudo. No inicio desse ano precisei fazer uma cirurgia o que me vai manter afastada do ginasio um bom tempo. Desde o mês passado que me sinto muito carente..
O meu problema? É que agora só penso em sexo ou amor !
Penso em amor porque quero muitoo me apaixonar novamente ! Mas até a pessoa certa aparecer só posso me manter bem comigo mesma e esperar.
Por outro lado penso muito em sexo.. E não sei mais o que fazer.. Tenho garotos mais velhos que dizem para ter algo com eles só fisico.. Alguns são muito bonitos o que me faz ter muita vontade. Me faz querer ter uma aventura de uma noite!
Isso gera um conflito interior dentro de mim. E eu acho que se não acabar com essa falta de paixão me vai atrapalhar muito.. porque ninguem quer estar com uma garota carente e isso me faz ter atitudes que nem considero minhas.. assim é logico que ninguem vai se apaixonar por mim pelo meu verdadeiro eu.
Estou muito confusa! Me ajuda porfavor eu não me sinto bem em falar com as minhas amigas porque nenhuma delas passou por isso e seriam a voz da sociedade me recriminando por querer sentir prazer e essa nem sempre é a voz da razão…
O que posso fazer para resolver este conflito entre os meus principios e a minha vontade de ter prazer?
Devo acabar com esta vontade estando com alguem ou devo tentar resolve-la sozinha?
Concorda com a opiniao da sociedade que não devo querer sentir prazer com um homem mais velho?
Devo satisfazer o meu desejo ou continuar esperando pelo amor?
Um beijo grande ! Obrigada pelo apoio !

Marcela disse...

Olá minha querida, imagino seu conflito! Na adolescência culpa e prazer andam de mãos dadas, pq de alguma forma aprendemos que é assim. Mas não é. Ninguém deve sentir culpa por querer vivenciar o prazer. O que vc jamais poderá fazer é qq coisa que faça com que vc sinta-se mal consigo mesmo. Isso não deve estar ligado à culpa que a sociedade dita, mas sim ao que vc quer para si mesma. Vc teve a sabedoria de começar sua vida sexual de modo bonito e prazeroso. Obviamente vai querer q continue assim. Ocorre que nem sempre vc conseguirá atender aos seus desejos(super normais)de mulher ao mesmo tempo em que esteja amando. Isso quer dizer que vc poderá sim, fazer sexo casual. Mas...desde que isso não te agrida. Se vc se sentir bem com esse fato, não há problema. Vc sai, conversa, faz sexo, e vai embora. Atendeu sua demanda e pronto. Agora se vc vai ficar esperando flores e telefonemas no dia seguinte, é melhor esperar realmente um envolvimento bem maior para se deitar com um homem. Existem pessoas mais quentes para o sexo, que separam muito bem o sexo do amor. Qual o problema nisso? Cada pessoa é uma. Ninguém é igual a ninguém. Se sexo faz falta para vc, faça sexo. Se vc só se sente bem quando o sexo vem junto com o amor de um homem, aí é melhor esperar que esse amor chegue. E então, o que fazer com o seu desejo de ter prazer? Bom, temos bons sex shop, filmes pornôs, e nossa imaginação...Nada que te condene ou que te diminua, afinal, é vc com vc mesma. Certo? O importante é vc encontrar o que te deixe bem. Pense nisso. Escreva qdo quiser. Bjos

Anônimo disse...

Olá Marcela, estou passando por uma situação meio difícil estes dias.. Há dois anos conheci uma pessoa maravilhosa.. a gente foi se aproximando aos poucos e logo nos tornamos muito próximos. Logo no começo, quando ficamos pela primeira vez, ele falou que não estava qrendo namorar com ngm, pois tinha acabado um namoro longo há pouco tempo e estava se dedicando agora ao estudo em outro estado. Mesmo com todo este pensamento, ele foi se envolvendo muito comigo.. éramos tão parecidos! passamos a nos falar todos os dias e ele fazia vários planos para as nossas saídas.. vivemos três meses de um sonho maravilhoso! Mas depois disso ele começou a esfriar comigo, disse que precisava pensar nos estudos, agir com a razão e terminou. Sofri mtoooo por ele, mto mesmo! Eu não conseguia ver defeitos nele! Mas como o tempo é generoso demais.. eu segui minha vida! Me apaixonei por outras pessoas (que não chegaram nem aos pés do que ele foi pra mim) e engatei um namoro curto (que acabou de forma frustrada) com uma pessoa. Nestes dois anos ele nunca chegou a engatar um namoro com ninguém.. ficou com algumas meninas por um tempo, mas nada mto sério.. só casual msmo. Ás vezes ele dava o ar da graça dele de alguma forma (mandava recados no orkut perguntando como eu estava, ou uma msg, ou uma forma de me ver), mas nada mto na cara tbm..
Enfim, o problema eh que agora.. depois de dois anos.. ele ressurgiu na minha vida.. foi tudo novamente com calma e de repente resolvemos nos entregar novamente um ao outro. Ele falou o qnto tinha amadurecido depois daquela experiencia e que queria ter podido fazer as coisas diferentes.. vivemos um amor renascido, mto mais maduro, onde ele estava mto mais envolvido do que eu.. mas com uma semana... vem a noticia de que ele passou no vestibular de outro estado e agora ele teve que viajar e está morando lá! Estou me sentindo mto desamparada estes dias.. n sei realmente o que fazer pq ele eh a pessoa que eu qro na minha vida, eh quem me faz realmente feliz.. mas a gente teve de se separar novamente. o que fazer Marcela? o jeito eh msmo esquecer?

Marcela disse...

Oi Anônima! Olha, não acho que o jeito seja esquecer. O que aconteceu dois anos atrás, é totalmente compreensível - vcs dois mto novos e ele querendo usando da racionalidade, resolveu colocar os estudos em primeiro plano. E deu certo, ele atingiu seu objetivo. E para vc tb foi válido, conheceu outras pessoas, namorou, se apaixonou, e pode fazer uma comparação entre essas outras vivências e ele.
Bom, agora vcs reataram em uma relação onde ambos são felizes e realizados, ele vai ter q se afastar pq vai estudar distante. Mtas pessoas namoram à distância. Hoje tem internet, com web can, skype, msn, tantas coisas para abrandar a saudade e fortalecer os laçoS. Não encontro a mínima razão para q vc abra mão dessa relação que me pareceu te fazer tão bem, apenas pq terão q ficar longe um do outro. Não fique pensando no q houe dois anos atrás, isso passou. A fase é outra, como vc diz, mto mais madura. Curta isso e há várias forma de se manter uma chama de amor acessa. Basta investimento, longe, ou perto. Dê notícias. bJOS

Anônimo disse...

Olaa! Adorei o seu blog e tenho um problema que me atormenta há anos!!
Eu tenho 18 anos agora. Aos 14 conheci um rapaz numas olimpiadas de fisica, alias, conhecer nao é bem a palavra... Eu bati o olho nele e até hoje nunca mais o esqueci. Nunca nos falamos, ate porque ele morava muito longe de mim. No 1º dia desse concurso, eu reparei nele, no 2º dia a gente se olhou de um jeito diferente, um olhar que eu nunca mais esqueci e que nao sei explicar. E volto a repetir, nunca falamos um com o outro, até porque, apos esses 2 dias eu so o vi umas 2 vezes, cuja ultima foi ha quase um ano.
Agora me explica: porque eu nunca esqueci esse rapaz se eu nunca falei com ele? Um olhar justifica isso?
Eu nao sei porque nunca mais me esqueci dele, vai ver ele era O cara certo...

Marcela disse...

Oi Andreia! Pois é...Para tantas coisas não temos explicação. Existe mto isso, aquele olhar que se cruza e fica carimbado dentro da gente. Não tem como vc tirar essa impressão "a limos"? Mesmo depois desse tempo todo, quem sabe vc vai descobrir q por trás desse olhar q vc nunca esqueceu pode estar um gde amor. Que pode nem ser para sempre, mas pode ser intenso e valoroso. Esse é meu conselho para vc. COrre atrás, nunca é tarde. Bjos

Nina Menina disse...

oi Marcela...
Primeiramente quero te paraenizar pelas seus 10 mil acesso...vc merece fico feliz por vc... :)
Bom...
Queria te falar do rapaz q eu tinha conhecido e disse q tava fresquinho..rs..
Pois é..
ele venho se declarou para mim..
e disse q tava arrependido e queria algo sério
Mas como eu to em outra
e realmente muito apaixonada..
Não tem nem como eu ficar com ele..
pois é aconteceu q ele me viu feliz com o rapaz q eu to hj..e ele ficou com a conciencia pessada...e descobriu q ele me ama...bom axo dificil...
Mas como eu disse a ele..
dei uma chance a ele...mas ele não deu valor..e agora ta ai..rs..
E hj eu to muito feliz...de verdade o rapaz q eu to ele é muito legal comigo e maravilhoso...
bj Marcela..obrigada por tudo

Marcela disse...

Oi Nina! São histórias como a sua que me animam tanto! Fico tão feliz por vc...lembra como vc "chegou aqui? Descrente, insegura, e agora está aí, cheia de si, sendo amada como merece!
Vc fez a escolha certa. Obrigada por dividir isso conosco! Bjos e felicidades!

Anônimo disse...

Marcela,
boa noite!
Você não imagina a força que você me deu com suas palavras para eu lutar pelo meu amor!
O problema é que eu não sei mais como fazer isso, entende? corri um ano atrás dele, hoje eu te digo que NÃO DESISTI não, mas a minha força HOJE é a minha FÉ!
Eu peço todos os dias a Deus para que Ele coloque a vontade Dele em meu coração!
Mas se você tiver algumas dicas eu aceito, rss
Obrigada mais uma vez

Bjs

Marcela disse...

Oi Anônima! Acho que para se desistir de qq coisa na vida, precisamos saber a hora certa. Pelo q vc me contou, ele é um homem que deu muitas demonstrações do quanto vale à pena investir nele. Respeito, amor, dedicação, paciência e carinho. Mas será que ele ainda ama vc, como há 1 ano atrás? Será que ele resiste por medo de sofrer de novo? Para saber isso o caminho é um só - conversar com ele francamente! Como te disse tenha foco! Esqueça a outra, não se perca na pessoa dela, gaste sua energia e seu tempo com quem é importante. Chame-o para uma conversa franca, abra seu coração de verdade, e NEM toque no nome dela. O máximo que poderá acontecer é vc descobrir de vez se há chances para vcs. Desejo que chegue para vc, o q te fizer mais feliz. Bjos

CR disse...

Marcelaa!
Muito obrigadaa por me ter ajudado ! Foi muito util e importante para mim !
Seu blog já está na minha pasta de favoritos !
Ouvindo os seus conselhos eu consegui me distanciar da situação vendo tudo de outra forma.
Primeiro sei que tenho de ter a certeza do que quero só assim posso tomar uma decisão e depois tenho que me sentir bem com a pessoa que vou estar, e, talvez o mais importante, essa pessoa tem que fazer com que eu me sinta bem ao seu lado.
Agora já não penso tanto no assunto porque segui uma das suas dicas !
É muito bom ouvir a sua opinião, vejo que é uma pessoa com muita sabedoria, carinhosa e dedicada! Mais uma vez obrigada por tudo !
Beijos grandes :)

Marcela disse...

Olá CR! Não há o q agradecer...Nem imagina o quanto aprendo com cada desabafo que vcs postam aqui. Fico mto feliz que minha dica tenha sido útil para vc. Siga em frente com coragem, pq percebe-se q vc é sábia! Mantenha contato. Bjos

Andreia disse...

Oi Marcela! É a Andreia (18 anos), obrigada pela sua resposta, eu tambem acho que se eu nao esqueci esse olhar é porque foi importante. Quem dera que eu tivesse oportunidade de voltar a cruzar-me com esse rapaz algum dia.
Agora é esperar, quem sabe a gente não se cruza de novo? Eu acho que já demorou é demais!
Beijos!

Alice disse...

Dificil falar da gente, né? Tenho 22 anos, estou em lua de mel com minha profissão, familia, amigos. Mas pra mim sempre falta alguma coisa... Mesmo quando tudo vai bem... Tive 2 namorados que gostei muito, cada um no seu tempo, e nunca deu certo, me fizeram sofrer e como é dificil esquecer algumas coisas, medos, anseios. Sempre gostei do que nao pude, nao devia, nao ia me fazer bem... Ter o NAO na frente sempre me chamou atençao e tenho consciencia disso, mas nao consigo mudar, porque ai perde a graça. Sou doida pra gostar de alguem que realmente goste de mim, me conheça de olhos fechados, o que ate hoje nao consegui. Seleciono demais e no final nao do oportunidade pra quem pode dar certo e me fazer bem de verdade. Sou doida pra casar , mas por tudo isso, morro de medo de ficar sozinha... rsss
Será que um dia eu mudo?!

Marcela disse...

Alice!!!Sua pergunta dá um livro...aguarde um pouco que lhe responderei com um texto na página principal. Obrigada pela confiança.
Abços

Anônimo disse...

Olá Marcela! Sempre passo por aqui para dar uma "espiada" e buscar ajuda.
Acordei hoje de madrugada, como não conseguia mais dormir - tentei colocar em ordem algumas coisas que andam me tirando o sono.
Desde de que me divorciei,há sete anos,tenho sonhado encontrar um homem que completasse a minha família.Conheci um há dois anos e estamos namorando. Desde o início ele me disse que tinha um sonho engavetado e iria transforma-lo em realidade. Não dei muita importância para isso. Até porque não tem nada a ver com o meu sonho. No final do ano passado,conversei com ele sobre isso - disse sobre o que sempre sonhei, disse mais, se temos um compromisso os sonhos devem ser compartilhados.- se voce não consegue entrar no meu mundo, então vamos parar por aqui para não nos machurcarmos mais tarde. Ele foi categórico em dizer-me que estávamos caminhando na mesma direção, de repente, quando chegasse a hora, alguem ia ter que ceder um pouquinho, mas nada que não pudessemos realizar nossos sonhos. Neste último final de semana, surpreendeu-me com o plano já em prática. Ou seja, ele me comunicou que estava comprando um caminhão para fazer um treiler e viajarmos.Claro que isso ainda vai demorar uns dois ou tres anos. Até aí, tudo bem! Porque eu ainda trabalho, tenho duas filhas que dependem de mim, achei que este tempo daria pare eu colocar as coisas em dia. Mas nunca sonhei em morar no mundo e dentro de treiler.Quero estabilidade, posso passear com ele, mas quero voltar para um "lar" que sonhei a vida toda. Durante o tempo que estamos juntos, ele nunca mencionou em arrumar uma casa para nós.
Meu desejo em morarmos todos juntos: ele, minhas filhas e eu.Morreu. Nem penso mais nisso, pois sei que com ele não daria certo. Então pensei em separar as casas. Claro que morando com minhas filhas ou não, elas terão sempre o meu amor, atenção, cuidados e carinho. Num ponto acho que é bom, pois elas vão aprender a caminhar com as próprias pernas. Por outro lado, penso;- será que ele achou que poderia viver na minha casa? Ele tem a casa dele, e nunca me pediu para vivermos lá. Não sei se posso esperar muito de um homem que saiu de casa há 30 anos deixando mulher e quatro filhos pequenos. Menos de um mes já estava com outra mulher. Hoje, ele pensaa em gastar todo o dinheiro com ele, comigo e minhas filhas não. Mas para não deixar para os filhos e ex-primeira mulher. Por isso disse lá no topo, que esse sonho "família" está morto para mim.
Ao invés dele fazer um investimento num treiler por que não arruma uma casa para nós? Por que não realiza o meu sonho ? Eu até poderia colaborar com este projeto. Mas ele é muito mesquinho. Então queria que ele fizesse isso para nós. Uma vez que nos amoamos, juntos poderíamos compartilhar os nossos sonhos .
Estou percebendo que apenas eu entro nos sonhos dele.
Nesta madrugada, sem conseguir dormir, tive muitas dúvidas. Muitas perguntas, nunhuma resposta. Até que ponto esse homem me ama.!.
Será que vale a pena deixar minha casa e filhas amadas para viver sobre o mesmo teto com esse homem? Sendo que ele não moveu uma palha até agora pra ficarmos juntos.
Aos 54 anos, não posso estar tão cega assim. Me diga, por favor.Muito obrigada.
Grande Abraço.

Marcela disse...

Olá minha querida! Será que vc precisa mesmo da minha opinião? Raro deparar por aqui com tamanha lucidez...vc sabe tudo. Não se engana e nem se deixa enganar. Parabéns. Mas claro, isso não tira sua dúvida qto a coisas práticas, como deixar ou não sua casa e suas filhas para morar com ele? Minha opinião é JAMAIS! Ele não merece todo esse investimento. Não espere q seu sonho da casa própria venha dele...Um homem que quer gastar para não deixar para ex mulher, vou ser sincera, eu até entendo, mas pra não deixar para filhos que são deles!? Não entendo jamais. Se ele age assim com os que são deles que consideração pode esperar pelas suas filhas. Projetar um trailer para cair mundo a fora, é para quem não tem vínculos de compromisso. Ele não tem, vc tem. Vcs não olham na mesma direção. A direção dele é o próprio umbigo, a sua é um lar - e lar é feito de pessoas, e ele pelo jeito, não levanta os olhos do umbigo para ver as pessoas.Não troque sua vida por nada! Siga seu caminho sem expectativas em relação a esse H. Vc é mto jovem ainda...Vai encontrar quem queria o mesmo lar que vc. Bjos.

Marcela disse...

Alice! Consegui te responder. Bjos

Alice disse...

Oi Marcela!
Engraçado ler tudo que sinto! Muiiito obrigada pelos conselhos, de coração! Estou tentando me conhecer, ja tinha visto que precisava, mas é tããão dificil... rsss Não vou desistir!
Muito obrigada pelas palavras!

Um bjo

Alice disse...

Minha vida amorosa solteira sempre foi uma confusão.Engraçada, na maior parte das vezes.Porque sempre estava em algo que nao devia me envolver... por isso fui levando... mas muitas vezes sai magoada, e tambem magoando alguem, mesmo nao tendo essa intençao.
Com isso criei varias barreiras para alguém se aproximar de mim e eu dessa pessoa. Começo muito bem toda relação, nao me envolvendo, com um pé atras " saudável". Depois, com o tempo, me entrego de vez. Minha perdição!!! Fico insegura, chata, esqueço de mim mesma e todas as relaçoes terminam da mesma maneira. Chego ao meu limite.Sofrida demais! Nao sei lidar com perdas, mas acho que ninguem sabe.
E quando volto a ficar sozinha novamente, depois de passar por todas as fases do termino, ter consciencia de que foi o melhor pra mim, porque realmente nao me fazia bem, começo a me conhecer, a gostar mais de mim... Aparece alguém novamente... e o ciclo recomeça!

Marcela disse...

Oi Alice! Vc já deu o passo mais importante - tem consciência de onde vc falha: vc começa bem, com uma margem de segurança necessária em qualquer relação e com o tempo, relaxa e se entrega. Isso seria normal, se junto a isso vc não ficasse como diz "insegura, chata, esqueço de mim mesma". Vc precisa aprender que pode e deve, amar o outro e vc tb. Ao se entregar, entende-se que vc já confia, então para que insegurança? Ela vem da sua falta controle de suas emoçoes e sentimentos. Pense nisso. O problema não está em se entregar e nem em amar, o problema está em aprender a amar. Bjos

Najla disse...

Olá Marcela!
Acho que raramente vc recebe um desabafo de uma pessoa tão jovem quanto eu. Tenho 16 anos, e estou apaixonada, só que ele é meu amigo MUITO amigo. Estudamos juntos desde o 1° ano, e agora estamos no 3°. Não sei ao certo há quanto tempo eu me apaixonei por ele, mas como nos somos muito amigos, estavamos trocando confidencias e acabei contando pra ele, e a primeira coisa que ele me perguntou foi: "O que vc viu em mim?" Não sei ao certo que tipo de reação que eu esperava dele. Na verdade, eu nem pretendia contar pra ele, so esquecer como eu ja estava acostumada a fazer.
Depois que eu contei isso a ele, ele me trata como se não soubesse de nada, e eu faço o mesmo. Fim das férias volta as aulas e nada. Tudo como era antes, sabe? Temos um grupo de amigos na sala, a maioria meninos, e fazemos a maioria das atividades da escola juntos.
Mas essa falta de resposta tá me magoando... eu NUNCA havia chegado pra alguem e dito "Olha, to afim de vc" entende? então por impulso eu acabo contando pra ele e recebo retorno zero!?! E o pior é que esquecer é mais dificil ainda, pois a gente se ve todos os dias!!!

Marcela disse...

Olá Najla!
Enviei sua resposta por email como vc pediu. Não deixe de ler nos desabafo deles uma história muitíssimo parecida com a sua. Olhar o q o outro diz, é uma forma nova de ver a mesma coisa. Bjos

J disse...

Sabado fomos pular carnaval, eu nao queria, mas enfim fui, pois se nao ele iria sozinho. Ele me ama, eu sei disso, mais agr eu acho que ele se cansou, olha a burrada que eu fiz:
No começo da festa, tava mil maravilhas , só foi eu contar a umas amigas que eu nao gostava pra estraga tudo , ai pronto já fikei bicuda e chata, ai ele flou "vamos embora", mas como tinha uns amigos deles qe foram com agente , tivemos que ficar no carro esperando. Ele tava puts cmg, enfim, ele durmiu no carro e eu fikei la chorando sozinha, dps os amigos dele chegaram, e fomos embora. Chegando em casa, ele dormiu cmg, só virou de costas e mal fl cmg e dormiu. No outro dia foi embora .. bls à tarde ele veio me buscar fomos pra casa dele e ele tava me tratando como se nd tivesse acontecido, mas eu tava incomodada com aquela situação, e resolvi abrir a boca, comecei a chorar e falei qe eu tava sofrendo mto com esse meu jeito com esses meu ciumes, tava com vergoha de ter estragado mais 1 vez a festa dele , ai ele pegou e virou e flou, quero largar... pra que Marcela... foi o fim, começei a chorar muito, ele me abraçou e chorou tbm, e falou , a gente ta se machucando demais , vamos dar um tempo, aceitei .. Isso aconteceu no domingo,ontem eu chorei o dia inteiro, hj nao aguentei e mandei uma mensagen no orkut, dizendo que nao aguentava mais que qria ver ele e tals, ai ele me respondeu, qe tbm tava setindo a minha falta, e qe o nosso namoro nao precisava chegar a esse ponto. Enfim, fikei um pouco melhor dps de ver qe ele tbm sentiu a minha falta, mais agr a tarde flei com a mae dele, e ela flo qe acha qe ele nao volta cmg, fikei em crise de novo, liguei pra ele e pedi pra ele vir no sabado, ele flo qe vem, eu to com mto medo Marcela, dele largar de vez de mim, eu nao quero isso , eu to pensanso e refletindo mto, a gnte nao pode largar, é 1 ano de namoro, eu o amo demais, eu nao aguento mais ficar longe dele , to sofrendo muito, por favor, me ajuda, o que vc acha disso?
Acha que ele volta pra mim? O que devo fazer?? Nao quero perdê-lo jamais.


Muito Obrigado!
Beijos.

Anônimo disse...

Oi Marcela, tudo bem?!Tenho 23 e gostaria de contar minha história pois nunca estive tão desesperada por um conselho.Alguns anos atrás conheci um rapaz (na época tinhamos 18 anos) através de uma amiga.Ficamos como se fosse diversão de festa de verão mesmo, sem promessas de nada sério.Acontece que passamos todo o verão e carnaval ficando e acabamos nos apaixonando. Sei que ele também estava apaixonado pois via isso só de olhar pra ele.Nossa relação era muito tranquila, cheia de carinhos e muito pura, diferente das relações da maioria dos adolescentes. O problema é que naquele ano ele estava começando a estudar para passar no vestibular de um curso difícil, e não queria namorar pq, segundo ele, não ia conseguir me dar td atenção que eu merecia, mas tb não queria me perder.Eu, no auge da minha "adolescência" surtei, acabei tudo pois achava que ele queria me enrrolar... Ele sempre foi mt orgulhoso, então qnd descobriu que eu estava namorando com outro, ficou mt chateado e tentou me afastar, apesar da minha tentativa de dizer que ainda o queria de volta e que só estava namorando p tentar esquecê-lo.Eu via que ele ainda sentia algo,mas ele não cedia.Uma amiga conversou com ele e disse que parecia que eu tinha "pisado no coração dele" de tão magoado que eles estava.Hoje já se passaram 5 anos dessa história, namoro com um rapaz que é louco por mim, que faz planos p/ casamento mas não tem jeito, só penso no outro, qnd o encontro nós dois ficamos meio nervosos e vermelhos, até as pessoas de fora percebem, até minha mãe percebeu que nós ficamos nervosos.Ano passado ele falou a minha irmã que eu estava mais linda do que nunca, que nenhuma outra mulher chegava aos meus pés pois nenhuma tinha minha personalidade incrível e que a culpa era dele, ele tinha feito besteira por ter me deixado escapar.Mas como eu disse ele é orgulhoso e bem tímido, não sei se tento falar com ele, se espero, se acabo o namoro e espero ele vir atrás, não sei o que fazer...

Marcela disse...

Oi J! Prazer em vê-la novamente aqui, pena que as notícias não sejam boas né? Olha, respeito mto seu sofrimento, sei que é real. Ciúme é uma praga sim e corrói, e definitivamente NÃO precisa motivos que o justifiquem. Eu acho que ele está cansado, a relação de vcs está desgastada. Um ano brigando por ciúmes, não há bons momentos que segurem esses tantos momentos chatos e conflituosos. Eu acho que vc precisa de ajuda de fato. Uma psicóloga nessa fase de descobertas é muito bom. Não tem manual que nos ensine a relacionar com um amor náo é? E por vezes isso é difícil mesmo. Ele deixa bem claro que gosta de vc. O problema de vcs não é amor, ou falta dele, e sim desgaste por conta do seu ciúmes...sabendo isso, não é melhor pedir ajuda? Pq tem uma coisa q não se pode negar sabe J? Amor cansa...e vai indo, acaba. Pensa nisso. Se acha mesmo q vale à pena, vai se curar desse ciume, pq não é vergonha nenhuma, mas é sim, uma doença e tem cura. Bjos e dê notícias.

Marcela disse...

Oi Anônima! Bom tê-la aqui! Fico feliz com histórias que sei q terão final feliz, como a sua. Para isso basta só uma coisinha - coragem! Bora menina, atrás desse homem! Tá esperando o que??? O tempo passar, e ele encontrar alguma por aí e se casar sem amor, como vc vai acabar fazendo com esse qUE está namorando hoje? Aliás pq vc está namorando ele?
E mais, vc ir conversar com ele, independe de terminar ou não o namoro. Pra que namorar uma pessoa que nem segura seu coração qdo vc vê o outro? Medo de ficar sozinha sei q não é. Vc é mto nova, e nem se fosse velha. Para passar o tempo? Se for isso, acha justo com ele? Não aposte em nada do que vc não acredita porque vc pode até machucar, mas sairá também machucada. Escolha o que quer e siga em frente! Não espere por ele, vá vc atrás. Vc vai se sentir mto feliz ao ter corrido atrás da sua felicidade, que afinal já está de braços abertos lhe esperando. E mais uma coisa, orgulho? a gente derruba! ainda mais com afeto! Corre lá. E dê notícias. bJOS

Anônimo disse...

olá. vivo na internet e para a internet. claro que saio, tenho amigos, vou ao cinema, mas gosto mesmo é de descobrir pessoas aqui, porque como voce disse em um artigo que escreveu, a gente se envolve mais na conversa daqui do que da rua. entro nos chats, orkut, badoo, facebook, twitter e tudo mais q imaginar, pra falar a verdade sou fera no computador. de longe gamei em um cara que conversou pouco comigo, mas acompanhou as conversas dele com todos, e com voce tambem. como faço para me aproximar? declaro, falo de mim, ou apenas puxo assunto, fico proxima e depois vejo a possibilidade. gostaria de sua opiniao.

Marcela disse...

Olá Anônima, deixo a vc uma resposta um pouco diferente do que deixaria a tantas outras que me escrevem, por achar que sei com quem estou falando. Acho sempre que quando queremos uma coisa, devemos(dentro de um limite)correr e tentar alcançar. Se vc se encantou por alguém aqui na net, isso não é vergonha alguma, muito pelo contrário, vc, que parece ler o que escrevo, sabe que defendo esse tipo de relacionamento. Acho que é na conversa que nasce o que perpetua. Como diz uma poetisa - "o perigo não está em uma noite quente de amor, e sim em ouvir junto uma poesia..." Se diz que já conversou com ele, imagino que seja pela net certo? Vc disse que o acompanha por aqui, dessa forma sabe o que ele gosta, o que ele lê, o que ele assiste, enfim, você tem muitas "armas" para se aproximar. Vc disse que já conversou com ele, sobre o que falaram? Tem muito tempo? Não deixe o tempo passar. Assim como vc está interessada nele, outras tb poderão estar. Não deixe o medo te paralisar. Mande um email sincero para ele. Sinceramente, se vc fizer isso, acho q tem grande chance. Hs gostam de mulheres que dão a cara. Mulheres que fazem "tipo" cairam de moda. Seja corajosa, vá a luta. Boa sorte.

E.N. disse...

Oiie, vi seu email no blog
vou contar mais ou menos por cima o que aconteceu e gostaria muito qvc ajudasse!
eu namorei 5 anos e agora ele terminou comigo
nos largamos outras 2 vezes fikamos 2 meses separados
a primeira vez foi eu e as duas ultimas foi ele...
Faz quase 2 meses que estamos separados .. e ontem ele veio me procurar
quiz ficar comigo...mais ele me falava que fikava meio assim de ta fazendo akilo com medo de me iludir
mais sei la ...ele falou que tava com necessidade
mas com necessidade ele iria com qualquer outra mulher..porque ele iria me procurar?
e ele demostrava um certo interesse se eu estava saindo com outra pessoa...tinha ficado com outro essas coisas.A noite foi bem legal..rolou carinho.mas nao falamos nada sobre voltar nem nada
Nem toquei no assunto porque ia acabar estragando a noite!
E agora voces axam que ele ainda sente algo por mim e ta se aproximando aos poucos de mim
Ou foi so por necessidade msm.
Ah! detalhe, da ultima vez a gente voltou assim:
ele jurava que nao qria mais fika cmg,que nunca mais ia voltar
mais com o tempo ...ele qria me ver e fikar cmg!
Quase iguaaal!
Me deem uns conselhos ai pq to surtada!
Ps: so nova tenho 20 anos e ele tb
fomos os 1°s namorados,e nunca tivemos nada muito alem com outra pessoa!
Agradeço desde ja a atençaao e um beijoo

Marcela disse...

Olá EN.
Olha, vcs coeçaram a namorar mto novos... 15 anos, são dois grotos. Foram amadurecendo juntos, mas certamente sentem falta de conhecer outras coisas, outras pessoas, outras realidades. Caro que mtas pessoas namoram a mesma desde 13 anos, casam e dá certo. Mas tb acontece o contrário. Vcs estão brigando, se desentendendo, quem sabe não é melhor dar mesmo um tempo. Isso não tem que ser definitivo. Tente conversar com ele sem brigas. Proponha um tempo para ficarem distantes, sem conversas, sem encontros, sem telefonemas e após esse tempo, sentem, conversem e aí quem sabe poderão tomar uma decisão mais tranquila e que seja boa para os dois? O fato de terem sidos os únicos parceiros sexuais um do outro prende mto sim. Sexo é uma energia muito poderosa, muito forte, cria um laço imenso, principalmente qdo entre dois adolescentes. Mas não é tudo, e não se pode segurar uma relação apenas por isso. Por isso te digo, dêem-se um tempo. Não se encontrem para fazer sexo, nem para nada. Só a partir desse tempo vcs vão poder analisar o que é realmente falta, e o que é costume. Boa sorte. Bjos

A disse...

Olá,
Boa tarde.
Então, estou confusa sobre o que o 1 quer comigo. Namorei com o 1 durante um bom tempo e terminamos no final há mais de um ano. Após algum tempo 1 namorou uma garota durante uns meses. E eu namorei com o 2 pois estava com muita raiva do 1. O meu namoro com o 2 durou pouco tempo. Logo que o 1 terminou o namoro passou quer chamar a minha atenção e falou para alguma pessoas que sente falta de mim.
Agora o 2, que conhece o 1 falou para ele que vai voltar a namorar comigo, e que iremos casar. O 1 na frente do amigo fala coisas a favor do 2, mas o 2 nem me interessa... Já o 1 eu pensei que tinha esquecido ele, mas não; ainda choro por ele, lembro de muitos momentos que tive com ele, lembro do que ele me falava, enfim, ainda amo ele. O que você acha que devo fazer ? Devo desistir dele ? Ficar com o 2. ? Tentar me apaixonar pelo 2. ? Devo demonstrar que ainda amo o 1 ? Não sei o que fazer. Por favor, me ajude. Desde já, obrigado.

Marcela disse...

Olá A.!
Bom, nunca acho que as pessoas devam "tentar" se apaixonar por outra. Não dá para ter tamanha racionalidade em amor, alguém certamente acabará machucado. Acho que falta uma boa conversa entre vcs dois. Desconfio que ele tem por vc os mesmos sentimentos e expectativas. Dessa forma, acho que vc poderia chamá-lo para uma conversa franca. Me parece que é isso o que ele está esperando para que vcs reatem. Não perca tempo. Não deixe espaço para que outra pessoa entre, como já aconteceu. Diga a ele o que sente. Caso nada saia como o esperado, pelo menos vc terá tentado. Apesar de que eu acho, pelo que vc escreveu, que vcs têm grandes chances de fazer essa chama voltar a queimar. Lute pelo que vc quer. Dê notícias e boa sorte. Bjos

M. disse...

Olá Marcela...
Meu problema no começo parecia simples, mas com o tempo percebi que a situação estava séria e hoje infelizmente estou com começo de depressão por causa de um cara que não merece.
Me envolvi com esse rapaz que sempre foi muito "galinha", muito mesmo.Pois bem, ficamos algumas vezes e nisso acabei perdendo minha virgindade com ele, e desde então minha vida se tornou um tormento.
Sempre fui uma garota muito esquentada, brigava com ele por qualquer motivo pois na minha cabeça ele só vinha atras de mim com interesse em sexo, e ele sempre dizia que eu não dava oportunidade dele se aproximar e sempre terminava em brigas esses assuntos.Mesmo a gente nunca tendo namorado sério como eu queria a gente sempre ficava.
Nisso ele se envolveu com uma garota de outra cidade, e sempre ficava com ela, e dae ele me deixou por essa mulher...
Desde então tenho sofrido muito, minha situação é de dar pena em qualquer um, pois não saio mais , não tenho mais vontade de me divertir,de namorar, de conhecer gente nova, de absolutamente nada !
Ele mudou muito em algumas coisas, tipo colocou namorando no orkut e colocou muitas ft's dele com a namorada chamando ela de meu amor. Embora ele tenha feito isso tudo ainda me procura e sempre pergunta sobre mim a minhas amigas,isso faz com que eu fique cada vez pior, pois quando tento esquecer ele, ele reaparece.
Minhas amigas até dizem que ele pode ter colocado namorando no orkut e fotos dela e tal, mais que no fundo isso pode ser mais uma jogada pois ele sempre foi galinha, sempre !
O que eu queria era esquecer ele, não aguento mais sofrer e também não entendo porque se ele ama ela , ele ainda me procura,fica olhando pra mim entre outras coisas.
Minha situação é triste, tomo remédios de depressão, choro sempre,estou quase desistindo de uma faculdade ótima e um emprego pois não tenho mais ânimo pra viver.Por favor Marcela, me ajuda, me dê conselhos, me diga se um dia vou superar essa dor horrível de ver o homem que amo amando outra e me humilhando assim, e se um dia darei a volta por cima.Tenho 21 anos e ele tem 30.
Ja tentei esquecer ele, mais quando estou tentando ele vem lembrar que existe me ligando , dizendo pra minhas amigas que gosta de mim e tal, mais sei que não é verdade, pois eu tenho certeza que se um homem galinha pode mudar, ele mudou e está apaixonado por a namorada.Outro detalhe é que a namorada dele é linda, bem sucedida, de outra cidade, e ele sempre exibe ela com orgulho pra causar inveja nos amigos...
Ele não presta e não merece as noites e dias que passo chorando por ele,Por favor...estou desesperada me ajudem a ter vontade de viver...
Carinhosamente: M .

Marcela disse...

Querida M. Compreendo perfeitamente seu sofrimento. Mas escute bem uma coisa, que pode ser entendida como uma sentença - homens mulherengos, serão para sempre homens mulherengos! Vc se safou de um grande problema futuro. Antes sofrer agora, que vc é mais nova, sem filhos, solteira, do que futuramente. Vc não perdeu um amor para outra mulher, vc ganhou por ficar livre de um problema. Acredite nisso! Esqueça, apague da sua vida. Sexo bom, vc vai encontrar com outros, acredite! Vc precisa gostar antes de tudo de vc. Apronte-se saia, abra-se para novas pessoas. Vc vai ver, que tudo isso vai passar. Bjos. Boa sorte.

Anônimo disse...

Oi ! então eu tenho 13 anos queria muito dar o meu rimeiro beijo ! o meu melhor amigoo qe mora longe pedu para a gente ficar e até agora nao rolou. tem dois meninos na minhasala qe mexem cmg ,maiis nenhum vem falar cmg . oqe eu façoo ? queroo dar o meu primeiro beijo quase todas as minhas amigaas já deram um beijoo ! Me ajudee !

Marcela disse...

Oi! Olha até entendo sua aflição. Não sua idade o que as amigas fazem nos sentimos quase que na obrigação de fazer tb. Mas isso não é assim. Espere ocorrer com naturalidade. Daqui a pouco chega a sua vez. O que não dá é para vc chegar perto de algum meninos e dizer "olha, me beija, pq sou a única da turma que ainda não beijou", concorda comigo? Vc até pode e deve demonstrar o interesse que sente por algum garoto. Mas tem que sentir mesmo, e não apenas porque quer beijar. Não precisa correr, tudo vem no tempo certo. Bjos

Florzinhati disse...

Ola!Contar um pouco da minha historia p/ vcs.
Conheci um garoto no cursinho,na primeira vez q o vi o achei interessante e tbm percebi q ele tbm me achava.Mas como nao eramos da mesma sala nunca conversamos...daai veio o vestibular e ele passou na mesma turma q a minha..continuou os olhares..+ por conviver comecei achar ele safado,pois aadora mostrar q é o garanhão..foi até então q comecei achar q naum estaria tao interessado assim em mim...até q um dia ele me mandou uma musica muito comprometedora...dai comecei achar q realmente estava interessado por mim...entao em uma festa nos encontramos ele quando me viu abriu um grande sorriso + eu estava com uma amiga e um amigo..dai ele passou perto de mim varias vezes + eu so olhava e nem fui falar com ele..entao surgiu uma menina q tava querendo fik cm ele,e dai paraa aparccer ele fiko com ela,entao eu peguei e fiquei com outro na frente dele tbm d raiva e a menina q estava comigo disse q quando ele me viu com outro,ele naum goostou ....ta...em outra festa essa menina procurou ele d novo e eeles fikaram d novo...entao eu deixei um aamigo nosso me abraçar perto dele e olhei a kara d ciumes dele d novo...e depois dessa festa eu comentei algo com ele ai ele disse:VC NAUM PREOCUPA COMIGO MESMO NÉ..
Ai eu naum sei de mais nada...Entao agora fiquei sabendo q essa menina q ele fikva quis namorar e e ele naum....ele foge muito de namoro naum sei porq...+ entao agora a gente se ve e conversa pouco e só ficamos nos olhares..é ruim ser da mesma turma pois dai vejo ele todos os dias...e pior as meninas da minha sala dao em cima dele..+ eu fico na minha...a gente nunca se beijou...+ sei que nós dois queremos muito isso...+ não sei o que acontece com a gente...
Eu sou apaixonada nele...e num to aguentando essa paixão vendo ele todos os dias...num suporto ouvir falar q ele ficou com outra em algum lugar...por isso eu era quieta e comecei sair tbm e ficar com meninos igual ele faz..só pra amenizar a raiva q fico..
Não sei mais o que fazer....apesar de saber que tem muito pela frente...pois ainda estamos no início da facu...
Me ajudem por favor...?!

Marcela disse...

Oi Flozinharti
desculpe a demora em respondê-la, mas tive que fazer uma "fila" para responder os emails. Não gosto de fazer isso de qq jeito. Bom, vc me diz que gosta de uma pessoa e percebe q ele tb gosta de vc. É mto comum nesse início uma timidez dos dois lados, o q dificulta e muito a aproximação. Fazer ciúme(o q vcs dois têm feito) é uma maneira de tentar através do ciúme q o outro reaja e diga o que quer. Só q nenhum de vcs dois consegue fazer isso. Vc disse q ele não namora ninguém e pelo q conta, parece mesmo q é por sua causa. Vou te dizer o q sempre digo nesses casos. Vá à luta. Hoje em dia é fácil. Tem torpedos, msn, emails, etc. Diga a ele o q sente, pergunte o q ele sente. O q pode acontecer mais do que um não? Nada. Não dói tanto assim e vc se liberta para viver outros amores. Ou...o q acho q vai acontecer, ele vai cair nos seus braços, agradecer pela sua coragem e poderão viver esse história de paixão. Vá lá menina! Não perca tempo. Boa sorte Bjos

Drika disse...

Olá Marcela, em dezembro vc. me ajudou e novamente tô precisando de sua ajuda.
Em abril faz 1 ano que me separei depois de 10 anos morando junto, já tõ namorando faz uns 8 meses, ele é apaixonado por mim, mas eu não sou por ele, ainda penso no meu ex, a gente ficou umas 4 vezes depois que nos separamos, fui eu que terminei, pois cansei dele prometer que ía mudar e isto nunca acontecer, ele me magoou muito, mas agora ele vai morar com a mãe dele em Recife, sei que ele não tem nenhuma namorada e ficou este tempo todo esperando eu voltar, mas eu nunca quis, pois perdi a confiança nele e tava magoada, só de imaginar que ele vai estar tão longe dói muito, ontem chorei muito, pela razão sei que ele não me merece que o melhor pra minha vida é o meu namorado mas pela emoção sinto falta do meu ex e tem dias que não consigo nem olhar pro meu namorado. Já passou quase 1 ano e por que não consegui esquecê-lo, tenho medo de não esquecer e viver amargurada pelo resto da vida. bjs

Marcela disse...

...sei que ele não me merece que o melhor pra minha vida é o meu namorado mas pela emoção sinto falta do meu ex e tem dias que não consigo nem olhar pro meu namorado...
Bom, Drika pelo trecho acima, acho tudo mto claro para vc, só q razão e emoção não gostam de andar juntas né?
Seu ex não é digno de sua confiança, não te merece, e para chegar a essa conclusão vc deve ter sofrido mto, passado por mtas e chorado mto até chegar a se separar dele. Acho q o fato dele ir embora, vai ajudá-la, pois a distÂncia faz lhe proteger de vê-lo e longe tudo fica mais fácil de passar.
Ocorre q vc está cometendo um erro fatal, na minha opinião - aceitando o amor de um homem q pode te merece, pode ser bom, pode te respeitar, mas a quem você NÃO ama!
Não é justo fazer isso com uma pessoa q lher quer bem. Vc começou essa relação há 1 ano, se depois desse tempo todo vc ainda não conseguiu amá-lo provavelmente isso não acontecerá mais... pense nisso. Aprenda a superar sua dor e a assumir suas escolhas sem precisar se escorar em ninguém, sei q não é fácil, mas é o mais inteligente e o mais honesto. Pense nisso. Vc leu o último texto postado? amor com amor se paga? se não, não deixe de lê-lo. Boa sorte. Bjo

DRIKA disse...

Obrigada, Marcela, você sempre nos mostra a direção. bjs

Marcela disse...

Oi Drika. Não se preocupe tanto com a direção. Como diz uma "mestre" - perder-se tb é caminho - só não podemos desistir de nos achar. Que bom que o que eu disse lhe foi útil. BJos

Nina Menina disse...

Oi..Marecela..quanto tempo, estava com saudades d vc...rs..
Eu estou ótima..rs..
estou nammorando uma pessoa muito legal...e se gostamos muito.
Mas quando penso q esta tudo andando direito..sempre acontece algo
A familia do meu namorado mora em sampa e eu sou de santa catarina...e ofereçeram a ele uma ótima oferta de emprego por lá atraves da familia dele..e ele ta indo morar em sampa capital..
mas não tem como eu ir pois tenho a minha vida aqui um bom emprego q estou ganhando bem...minha familia...
na realidade eu estou muito triste..
mas fico pensando q podemos ir se vendo..eu ir para sampa ficar uns fins de semana e tem telefone..en fim
queria saber de vc..u q vc axa d eu ir para sampa...
ou ficar onde estou, mas namoro a distancia da certo?..
eu gosto tanto dele...rs...
e quero o melhor para nós dois.
mas quero estar com o pé no chão e não errar novamente na escolha..entende?
sei q errar é humano...mas não quero prejudicar-me e nem prejudicar a ele..
Obrigada pelo seu espaço...bj

Marcela disse...

Oi Nina! Que bom ter vc aqui novamente! E o melhor de tudo, sabê-la feliz!
Olha, tem uma frase do meu livro que gosto muito que diz "antes de vc, já existia eu"...portanto, não modifique sua vida por conta dele. Não por enquanto. Vcs se amam, se respeitam. O amor distante existe mtas vezes qdo se mora na mesma casa. Lembre-se existe presença na ausência e ausência na presença. Hoje tem tantas coisas q ajudam...é internet, sms, web cam, telefone, etc,etc,etc.
Curtam a saudade, os reecontros, os emails cheios de declaração, reinventem essa relação. Será uma delícia. Espere o tempo de maturação para vc decidir sua vida mais tarde. Boa sorte. Não suma tanto tempo. Bjos

Nina Menina disse...

Obrigada querida Marcela...
eu fico pensando..
eu vou ficar aqui me preservando para ele..sendo fiel...e ele disse tb vai fazer isso pois ele é um homem de carater e não vai estar ficando com alguem enquanto eu estou aqui a espera de um reencontro..de um abraço dele e um bj...isso ele me diz..
mas se der repente sera q eu não vou estar "parando" a minha vida por causa dele..?...
de não esta indo em uma festinha por estar aqui sozinha...pois não saio sem ele..
me passa mil perguntas em minha cabeça..e muitas sem respostas...
mas como sou uma pessoa com pé no chão fico ciente no q eu quero para mim...q é ele..e sou bem determinada no q eu quero e desejo a minha vida...
não tento pensar em besteira e não ficar enciumada e ficar discutindo por besteiras para estar levando uma relação com ele com muita paz e compreenção..
mas vc axa q eu to sendo muito "cobrada" por mim mesma?..
tipo...de me prender dessa forma??
vou tentar não sumir por tanto tempo...rs..bj

Marcela disse...

Olha Nina, ninguém pode sentir que está parando a vida, se o está fazendo por opção. Nada tem valor se for forçado(leu o post amor com amor se paga? e Ciúmes? - vale à pena para vc nesse momento).
Se confiam um no outro, pq não continuar tendo uma vida social? Não justifica "não sair sem ele", vc é vc, ele é ele. Vcs só serão felizes juntos se forem inteiros sozinhos. Pense nisso Bjos

Nina Menina disse...

nossa marcela..
muito sábia sua colocação..
obrigada!!!!
abriu mais minha visão diante desse assunto...valeu...um big bj

Marcela disse...

Que bom Nina, fico mto feliz!
bjos

geovanna disse...

Ola marcela.
Bom Dia!
Eu conheci um rapaz atraves de um amigo, no dia em que saimos eu fiquei com esse amigo nosso e ele com uma amiga minha, ams passado um tepo descobri que o nosso amigo queria só divertir comigo e minha amiga com ele, entam começamos a conversa pelo orkut, depois msn, depois tel e sms, etc... Ficamos unas 2 semanas nos conhecendo ai chegou o carnaval ele me chamou pra passar com ele no ES, só que eu nao fui flei que nao dava, ele foi e ficou 3 semanas la, essas 3 semanas a gente só nao se falo nos 4 dias de carnaval mesmo pois nao deu pra mim e muito menos pra ele. Quando ele voltou havia acontecido uns problemas comigo familiares, e ele me chamou pra passar o dia com ele, pras desestressar um pouco e eu topei, ficamos juntos, rolou tudo de um jeito magico e especial, passado esse dia a gente vinha se falando cada vez mais forte os assuntos, só que ele sempre falava que nao queria um relacionamento agora que estava se esquivando de mim por enguanto, eu nao entendia, só aceitava e falava q tava td bem, mas sexta ele me flo o motivo que estava saindo com a ex dele e com outra menina só pra "descontar" o que a ex havia feito, me senti usada tambem mas ele flo q nao quiz me envolver, mas tmbm nao quiz me perder, e perguntou se eu queria sair com ele ainda, respondi que sair sim, mas em momento algum citei namorar, só que eu amo ele nao sei se eh amor mesmo, mas ele me faz falta, eu penso nele o dia inteiro e qnd nao penso sinto que falta alguma coisa, e ontem estavmos na web conversando o cel dele tocou, era a ex dele nisso uns dias atraz ele havia me falado que estava muito bravo com ela, e ontem nao parecia bravo, com melação no telefone, com direito a sacanagem e tudo, nao sei o que fazer, to com medo me de um conselho. Obrigada

Marcela disse...

Oi geovanna! situação chata heim? mas acho q até simples de entender. Vamos encarar os fatos - ou esse rapaz está indeciso, ou está em uma fase "mulherengo" ou é mesmo mulherengo. Vc é a melhor pessoa para saber onde ele se encaixa. Minha opinião é que vc seja sincera. Diga a ele o que sente, e abra seus ouvidos e seu coração de fato para ouvir a resposta e saber se é verdadeira ou não. Caso ele diga que não quer, melhor ouvir isso agora, do que depois que vc tiver ainda mais envolvida com ele. Vai doer, mas vai passar. Agora se vc acha que vale à pena tentar conquistá-lo e enfrentar esse batalhão de mulheres q ele tem à sua volta. Prepare-se para qualquer coisas - para conseguir ficar com ele, ou para chegar à conclusão que ele não vai ficar só com vc. Pense bem, vc tem a vida pela frente. Será q vale investir em quem já começa com tanta confusão? De qualquer maneira não sou a favor de desistir sem tentar. Tente lá. E boa sorte. Bjos

Anônimo disse...

Olá Marcela. Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu blog, suas respostas sempre lúcidas a quem lhe recorre e seus seus texto muito bem escritos, com uma sensibilidade inexplicável.
Venho aqui desabafar também.
Sou solteira e coleciono decepções amorosas. Acho que não nasci para o amor. Mas ainda assim, insisto em buscá-lo.
Dessa última vez, conheci um homem pela internet. Conversamos pouco tempo, mas o suficiente para ficar completamente envolvida por ele. Hje vejo que a culpa dele foi maior do que a minha, porque ele já entrou na conversa com a intenção de seduzir.
Como moramos na mesma cidade logo marcamos de nos encontrar. Foi tudo ótimo. Bom papo, inteligente, envolvente, e quando dei por mim ele já sabia mais da minha vida do que um velho amigo de mais de 20 anos. Minha vida foi bem complicada desde que nasci, e contei detalhes para ele. Ele se mostrou interessado e fez interferências sábias. Logo, logo passamos do papo para o “resto” e nos demos muito bem. Conheci uma parte de sua família, naturalmente, sem grandes apresentações. Ninguem nunca falou em namoro. Apenas conversávamos e saíamos e ficávamos juntos. Eu percebia que meu interesse nele era maior que o dele em mim. Mas não sei explicar porque percebia isso. Ele era carinhoso, atencioso, educado, mas fazia uma questão “educada” de delimitar um espaço – tipo, “daqui pra frente, não passa”. Ele se mostrava uma pessoa que buscava muito, entender a si mesmo e aos outros, mas parecia meio distante e quase deixava claro que ainda não era eu a pessoa que ele tanto me pareceu buscar. Às vezes eu me sentia estranha, pois percebia que ele ficava “ausente”, apesar de ali ao meu lado. Acho que entendê-lo é mesmo difícil, até porque ele nunca se abre de fato.
Mas estava bem ao lado dele e fomos assim. Até que um dia cheguei em sua casa e ele estava no computador(coisa que costumava acontecer), e o notei muito interessado naquele assunto que não sabia com quem era e nem o que era. Mantive certa distância e ele disse que logo estaria se despedindo de uma amiga. O telefone tocou, ele foi atender e não resisti. Li a conversa dos dois e descobri que exatamente TUDO o que ele dizia para mim antes de nos conhecermos, ele dizia agora para aquela no computador. Todo o charme, todo o interesse, todas as sutis cantadas. Percebi que eu não lhe bastava, como já desconfiava. Ou que eu não era a única, sei lá.
Saí sem dizer uma palavra, como o tel. é no quarto, só quando ele saiu, viu que eu não estava. Ligou para mim eu atendi e disse tudo. Ele riu e disse que era só uma forma de conversar, que gostava de conhecer pessoas, que nem conhecia aquela com quem falava no computador.
Não quis mais saber dele. Cortei da minha vida. Não posso me arriscar com essa evidência(como você diz, minimizar evidências é burrice). Acho que ele se diverte com as erradas até encontrar a certa, como diz a música, e não quero ficar nesse meio.
Acha que estou certa?

Marcela disse...

Oi, obrigada por confiar seu desabafo a mim, mesmo que anonimamente. Aliás, não há anonimato naquilo que nos machuca não é mesmo? Nosso coração tem sempre nome e endereço.
Defendo sempre, como vc lembrou, que evidências são evidências, e quais são as evidências nesse caso? Que ele é um infiel? Não.
Mas como vc disse com mta lucidez, ele simplesmente busca alguém e ainda não encontrou. Eu, no seu lugar teria "pulado" fora assim que percebesse que esse alguém não era eu. Mas uma pessoa menos visceral do que eu, poderia te dizer que quem sabe tentando mais um pouco, ele descobriria em vc essa pessoa que ele tanto busca? Não sou boa conselheira quando percebo que já entrou mágoa em uma relação. Amasse bem um papel, faça um bola, agora desamasse...fica liso?Não... Para mim todas as relações são assim. Vc se machucou com o que nem podemos chamar de traição, ou podemos? Vc não era namorada, mas entendo que estava investindo nele, mais do que ele em vc. Ou melhor ele estava investindo em vc sim, mas ainda buscava, sabe-se lá o que e em quem...
Eu sou uma pessoa que busco muito em tudo na minha vida, e tento ter o máximo de cuidado para não magoar quem está próximo. Mas nem sempre é possível.
Pensa comigo, e se vc não tivesse visto esse email e daqui a 6 meses, quando vc já estivesse muito mais envolvida, ele te dissesse, "olha, achei a pessoa que estava buscando"? Vc ia sofrer tão mais não é? Não se diminua, pois as pessoas buscam pares, parecidos, afins. Vc pode ser uma pessoa nota mil, e não ter afinidades com ele, mas terá com aquele. Essa é a maior dificuldade das relações - as pessoas compreenderem que pode não dar certo, mas que continuam com suas qualidades. Agora só não concordo com uma coisa - quando você diz que a culpa dele é maior que a sua porque ele já entrou no bate papo com a intenção de seduzir...Vai dizer que vc não reparou isso na hora? Seja sincera consigo mesma. Mulher sabe quando um homem quer seduzi-la, e vc se permitiu seduzir(o que não tem absolutamente nada demais) pq quis, e como tudo na vida tem um fim, esse foi o seu final. Não foi bom, mas tenho certeza de que vc breve vc estará inteira novamente.
E respondendo sua pergunta final, acho que você está certa sim, eu também sairia à francesa, assim como você saiu, para não voltar nunca mais.
Mas até o nunca mais é relativo pois cada pessoa é singular.
Bjos

Anônimo disse...

Oi Marcela!
Vi seu blog e achei muito bom...
Conheci um cara na net e depois de alguns dias a gente se conheceu e ficamos, só que ele tinha uma namorada que morava longe dele...e que ele quase não via...mesmo assim eu fiquei com ele. esse cara tem uma profissão que viaja muito e no momento ele não está na minha cidade mais sempre que vem a gente se encontra, teve um dia que liguei pra ele e uma mulher atendeu dizendo que era namorada dele sendo que eu sabia que não era a namorada dele que ela não morava nesse lugar onde ele estava, ai uma amiga dele me add no orkut e começou a conversar comigo me disse que era muito amiga dele e que ele pediu a ela pra ver como que eu era, dai ela me falou que ele teria terminado o namoro por causa dessa menina que atendeu o cel que eles já tinham namorado e que ele gostava muito dela, sendo que ele me ligou e eu perguntei a ele quem era essa menina que tinha atendido o cel ai ele disse que tinha deixado o cel com o amigo dele e que ela era muito folgada de ter atendido e que ela era uma ex-ficante dele que não tinha nada com ela, sendo que não acreditei muito nessa história, só que a gente se fala todos os dias e eu deixei claro pra ele que quero namorar só quando entro nesse assunto ele desconversa, e tem hora que ele não me atende no cel, a gente só se fala quando ele quer a hora que ele quer mesmo nos falando todos os dias, eu tô muito apaixonada por ele minhas amigas dizem que não vale apena sofrer por ele que sou bonita e que preciso encontrar alguém que me dê valor, mais gosto muito dele não sei mais o que pensar não sei se ele gosta de mim mesmo a gente se falando todos os dias, penso nele sempre e quando ele não atende meu cel fico muito mal, me dá um conselho porque eu não sei mais o que pensar.
Muito obrigada!

Marcela disse...

Oi Anônima! Concordo plenamente com suas amigas - não vale à pena sofrer por causa de ninguém, mas às vezes é inevitável. No seu caso não me parece inevitável, parece mesmo uma questão de escolha. Sua escolha. Ele mente para vc, te enrola, não te dá o valor que vc dá a ele. As evidências estão aí. Ele deve, claro,gostar de ficar com vc, desde que isso não o obrigue a ficar SÓ com vc. É isso que vc quer? Se for, tudo bem. Se não for, pula fora! Escute suas amigas, se abra para outros. Se acha que vale tentar uma conversa mais direta, faça isso. Mas pelo q entendi, vc conversa e ele desconversa, então...a resposta já está dada. Parte pra outra! Boa sorte. Bjos

Anônimo disse...

Oi Marcela!!! Muito obrigada pelo seu conselho realmente tenho que partir pra outra, porque nesse últimos dias aconteceram mais coisas e decide que vou ser feliz mesmo sendo sem ele...
Beijos te agradeç!

Anônimo disse...

Muito Obrigada Marcela!!! estava precisando desses conselhos, esse final de semana aconteceram mais coisas comigo e ele...e eu decide mesmo em não seguir mais em frente pois tava ficando muito mal...
Te agradeço de coração pelos conselhos, Beijos e Fica com DEUS.
Sucesso.

Anônimo disse...

Oi Marcela. Gosto muito do seu blog. Sempre passo por aqui para ler as mensagens postadas e os seus conselhos. Mas hoje, quem está precisando desabafar e ouvir a voz da razão, sou eu.
Tenho 54 anos, divorciada. Meu meu namorado 63, viuvo. Namoramos há dois anos e agora decidimos viver juntos.Aliás, quem tomou a iniciativa foi eu, porque para ele estava muito comodo.Estamos nos preparativos ainda, só que, por acaso, descobri uma mensagem dele enviada a um amigo onde, ele relata nossa união com escárnio. Sempre achei estranho o fato dele não comunicar aos amigos que moram distântes sobre o nosso relacionamento. E quando o fez, disse o seguinte: "vou me amasiar com uma velhinha, que não é uma modelo..., mas pelo menos não dá muita despesa. O custo benefício é razoável". "Prefiro comer pelanca sozinho...". etc e tal. Fiquei sem chão quando vi isso. A decepção e raiva foram tão grande que num momento impulsivo, enviei um e-mail para o amigo, c/c para ele, comunicando a nossa união e anexei algumas fotos nossas. Ele não se manifestou quanto ao envio do e-mail. Fiquei arasada, falei com ele sobre isso -, ele apenas pediu desculpas, disse que foi só uma brincadeira e que, em momento algum quis me ofender, que ele o amigo escrevem e falam brincadeias há mais de 20 anos, enfim. Estou com minha auto estima enterrada, não sinto vontade de nada, estou neutra. Aquele euforia se apagou. Perdi o encanto, sinto-me doente. Quando penso em quantas fotos fiz com ele toda cheia de graça e feliz, sinto-me péssima, quase envergonhada. Não consigo esquecer isso, toda vez que olho para ele, sinto nausea ,e, ao mesmo tempo, não consigo me ver sem ele. Não estou encontrando forças para sair dessa. E pensar que quando nos encontramos ele estava sem rumo, infeliz pela perda da mulher com quem viveu 25 anos. Muitas vezes, enxuguei as suas lágrimas ,fui amiga, amante, mãe, irmã...Até que ele consegui sair do horror e também comecei a bater de frente com ele. tivemos vários atritos. Mas nunca nos separamos. Só não contava com essa outra face. Ou, nunca quis enxergar o óbvio. Não sei! Estou perdida e engasgada com isso, sem ter com quem desabafar.
Agora o fiz, sinto-me mais aliviada. Obrigada por ler essa mensagem e, se puder, me ajuda a encontrar a saida.
Que Deus esteja com voce. Sempre. Bjos

Marcela disse...

Minha querida...Começo com o que digo sempre quando a situação beira ao desrespeito, desrespeito esse que como vc tão bem descreveu: nos rouba o chão - nada, nem ninguém pode pode nos manter no chão. Podem nos jogar, mas nos manter, só se assim o permitirmos. Esse senhor, foi de uma indelicadeza e desrespeito com aquela que é sua amiga e amante, sem limites. Escárnio foi a palavra mais bem apropriada para esse infeliz episódio. Ele pode brincar assim com o amigo, mas não poderia jamais brincar assim com vc! Vc é quem sabe o que merece dele, e pelo que percebo NÃO É ISSO! Se vc já estranhava o fato dele não te apresentar aos amigo, certamente era sim, uma evidência que vc não queria ver. Companhia por companhia, temos livros, música, TV, cinemas, cachorro, amigos...Não se maltrate, e nem permita que o outro o faça. Pode ter sido um momento de extrema infelicidade dele? Pode. Mas então pq foi vc quem precisou tomar a iniciativa de morarem juntos? COnverse sobre tudo isso com ele, com franqueza. E só te peço uma coisa - esqueça a sua idade, vc poderia ter 20, 30 ou 80. Respeito e amor por si mesmo, não se mede pela idade. Jamais aceite de outro menos do que vc acha que merece. Quando quiser, volte aqui e conversaremos ok? Desejo-lhe as melhores escolhas. Bjos

Anônimo disse...

Obrigada minha cara, pela ajuda. Não vou permitir que esse senhor me mantenha no chão. Não mesmo. Mas acho que vai demorar um pouco para sacudir a poeira, minha auto estima está muito baixa. Ontem, saimos para dançar, me senti péssima.Parece que tudo que ele dizia ou fazia soava falso. Coisa que não acontecia antes. Sentia-me orgulhosa de estar ao lado dele, sempre bem arrumada, produzida..., depois desse epsódio, nada está fazendo muito sentido. Vou pensar mais, antes de fazer as malas e ir viver com um homem frio e calculista. Não preciso disso! Mas quero sair sem sofrer, viu? E, depois desse, não quero mais colecionar decepções. Cansei. Mais uma vez, obrigada. Que Deus te proteja. Bjos

Marcela disse...

Penso como você, desde os meus tempos de adolescentes. Se temos a opção de sair sem sofrer, pq sair no meio da tempestade? Sofrer vc vai, pois não há mudança sem dor. Mas não precisa cortar rente na carne, dá para ser só um arranhão. Se vc sente-se melhor e mais segura dessa forma, deixe que as coisas vão se acabando aos poucos. Mas vá se cuidando à margem dessa decepção. Qdo chegar a hora, vc vai sair mais inteira. Não pense agora em querer ou não outra relação depois dessa. O tempo cura tudo e as pessoas nunca são iguais. Bjos e boa sorte

Anônimo disse...

Estou viúva há 1 ano. Meu marido faleceu jovem em decorrência de uma doença genética. Sofri muito juntamente com ele em hospitais e tudo o mais que tivemos que enfrentar. Há uns dois meses percebi que estou me apaixonando pelo melhor amigo dele. Tentei lutar contra esse sentimento e até analisar se não era apenas uma sensação de gratidão porque ele sempre esteve nos apoiando. Ele adora meus filhos e me trata com muito carinho. Tenho medo de me declarar e ele me desprezar. Acho que nessa fase eu ficaria muito mal! Já percebi alguns olhares, abraços mais calorosos, mas não consigo ter certeza se realmente rola alguma atração da parte dele ou se é apenas coisa da minha cabeça por conta da carência. Ele namora há uns cinco anos, mas as famílias mal se conhecem e ele fala que não quer se casar. Mantêm distância da namorada quando estou por perto. Não sei mais o que pensar. Preciso de uma opinião de alguém de fora. Me ajude?
Obrigada!

Marcela disse...

Olá Anônimo. Menina! Que presente é esse que a vida está lhe dando e vc por medo teme em aceitar??? Um homem que te apoiou em um momento difícil, gosta dos seus filhos e você conhece seu caráter, sua qualidades, enfim... Se ele namora a 5 anos e diz não querer casar, ele diz que não projetos com essa pessoa, ou seja, ele está livre para vc! Vc disse que não tem certezas se ele está interessado em vc, e eu lhe digo que certezas não existem em canto nenhum. Mas tb entendo que vc tenha medo de estar confundindo as coisas(o que me parece pouco provável) e acabar se machucando. Mas pensa bem, machucando porque? Se você se declarar à ele e ele tirar vc dizendo que não é nada disso, que machucado será esse? Aceitar um não? Acabar com uma ilusão? Melhor que seja agora não concorda? Não se declare abertamente, se isso não te deixa à vontade. Seja sutil. Um jantar a dois, uma ida ao cinema, alguma coisa que os permita estar sozinhos. Ali vc terá respostas, mesmo sem expor seus sentimentos. Mas faça rápido! Não deixe o tempo decidir por vc, vá atrás de sua felicidade. Boa sorte. Bjos

Anônimo disse...

Obrigada pelo conselho Marcela! Adorei sua resposta e amei seu blog. Muitas vezes precisamos perceber que todos nós somos passíveis de erros e acertos e quando podemos nos unir fica tudo mais fácil, afinal duas cabeças sempre funcionam melhor que uma!
Beijos com carinho

Marcela disse...

É isso mesmo! Obrigada, e boas escolhas para você. Bjos

Anônimo disse...

Olá Marcela! Tudo bem? Parabéns pelo blog. Sempre passo por aqui para ler as mensagens. Hoje sou eu quem precisa de ajuda. Estou vivendo com uma pessoa sobre o mesmo teto há um mes. Como já tive dois ralacionamentos falidos, e sou propença a decepções amorosas, resolvi dar um tempo nessa relação antes de investir tudo o que tenho. Dignidade. Acontece que meu companheiro ficou viuvo há dois anos e nos conhecemos uns seis meses depois. No início achava normal ele se debular em lágrimas de vez enquando. Até cedia meus ombros, pois o casamento dele durou 25 anos e achava isso bonito. Até que, semana passada acordei com ele chorando de novo, fiquei sem saber como agir, porque ele não quis dizer o motivo, mas, perguntei por perguntar, já sabia o motivo. Fiquei triste e meio decepcionada, mas deixei passar. Como estamos ainda arrumando as coisas na casa, pois estava fechada há algum tempo, então resolvemos fazer pintura nova, etc. Eu quero mudar um pouco as coisas de lugar, enfim, tentar fazer um ambiente com cara nova. Seria impossível fazer isso sem mexer no bau.Foi aí que a coisa desandou, havia muitas coisas dela guardadas ainda. - Eu disse- o que vai fazer com isso? Guardar ou jogar forar? - Ele disse: para mim é indiferente. Ok. Saí e deixei-o sozinho, quando voltei ele tinha jogado fora as fotos e outros pequenos objetos. Jogar fora foi decisão dele, eu só não queria aquilo na gaveta da cama embaixo da minha cabeça. Hoje, ele acordou chorando outra vez. Fingi que não vi, mas na realidade, perece que levei um soco no estomago. Sinceramente, não sei o que fazer. Se continuo morando com ele e me fingindo de cega, ou se faço as malas e volto para minha casa. Eu pergunto a ele o que está acontecendo, ele fica mudo. Isso me deixa magoada, humilhada, e por que não dizer, traída. Sua opinião para mim é muito valiosa. Obrigada. Beijos.

Marcela disse...

Olá minha querida. Obrigada pelo carinho. Eu não acho definitivamente que vc deva se fazer de cega. Isso só fará com que vc se sinta pior. Uma pessoa que já está viúva há 2 anos ainda chorar por essa perda, na minha opinião, não é tão comum assim. Acho inclusive que ele podia ter esses momentos de tristeza escondido de vc, até por respeito ao que vc representa para ele. Aliás essa deveria ser a pergunta que vc deveria fazer a ele - qual o seu papel na vida dele? Há pessoa que custam bem mais para superar uma perda, por isso acho que uma terapia poderia ajudá-lo. O que não pode é que vc permita se sentir tão mal, enquanto ele segue vivendo o esse luto tão longo que faz com que vc se sinta tão mal. Proponha uma terapia para que ele se trate e vc possa lutar por essa relação. Deixe claro como vc se sente. E caso ele não aceite se tratar, ele estará mostrando o descaso dele por vcs dois. Não desista agora, tente primeiro. Dê notícias. Beijos.

Anônimo disse...

Cara Marcela. Muitíssimo obrigada pela pronta resposta. Sinto meu coração mais aliviado, sabendo que posso contar com alguém.
Ontem, tivemos uma discussão por causa dessa pergunta. - O que significo para voce? Perguntei. A resposta foi curta e grossa. - Lá vem voce com coisas pessoais. - Não quero problemas na minha vida, só quero viver, sem traumas, sem cobranças, sem preocupações...-Eu disse: - Precisamos conversar, os casais conversam. Foi perda de tempo, fiquei magoada pelas respostas sem nexos e também sem compromissos. Quero dizer, me sinto compromissada com ele, mas sinto isso nele e quando vamos conversar sobre isso, acabamos discutindo.Se estou em silêncio, ele acha que estou chateada com ele, se falo, estou complicando a relação. Difícil, não? Meu sonho é ter um lar, mas um lar de verdade onde minhas filhas pudessem fazer dele também o seu lar. Queria um marido de verdade, um anel de compromisso...Mas com ele, estou perdendo a esperança. Te confesso, estou infeliz, triste e decepcionada, pois a minha espectativa sobre ele era grande. às vezes penso que ele rem algum problema de ordem psicológica, pois cada dia está de um jeito.Diz que me ama, eu acredito. No dia seguinte chego em casa e ele sequer olha para mim, mal responde o que pergunto...Muitas vezes me deito com um marido e acordo com um inimigo. Não sei mesmo como agir e o que fazer.
Mais uma vez, obrigada por ler-me e responder com tanto carinho.
Beijos

Marcela disse...

Minha querida...não se permita magoar assim. Esse homem não me parece comprometido com vc. Compromisso vai tão além de montar casa e família. Compromisso passa longe de ser igual a comprometimento. Se ele não tem o carinho de tentar de compreender, enquanto vc aguenta firme vê-lo chorar, temos aí um descompasso de investimento na relação concorda? Dê uma lida em um post com o título "Amor com amor se paga".
E lembre-se em primeiro lugar tem que vir vc, as pessoas não podem lhe fazer nada se vc não permitir ok? Bjos

Anônimo disse...

Oi Marcela!Faz um tempo já que escrevi para vc e te pedi um conselho!E Agradeço muito pela respostas rápida!Refrescando sua memória, eu tive um relacionamento que acabou há 5 anos atrás.Esse relacionamento era perfeito e cabaou por besteira de adolescente.Há algum tempo ele falou pro meu irmão q eu estava mais linda que nunca, e q ele se arrependia de ter deixado eu escapar.Hoje tenho um namorado faz uns 3 anos mas só penso no meu amor de adolescente.Ele me faz ficar gelada sabe?Enfim, v começou o seu conselho dizendo q ficava feliz por ter o blog qnd via histórias q teriam final feliz como a minha. E me disse p ir atrás dele.Conversei com uma amiga e ela concordou q era o melhor a fazer.Bem querida Marcela, venho agora pedir ajuda pra entender oq se passa na mente dele!Eu me declarei, disse q sabia oq ele tinha falado,q não o tinha esquecido, q ainda sentia algo por ele mesmo sem saber nomear esse sentimento;eu disse q queria saber se ele ainda sentia algo por mim, e se ele não sentia q me desse um fora direto pq era a última vez q eu ia atrás dele, pq eu não aguentava mais sofrer com essa dúvida de 5 anos.Pois bem,ele me disse que me achava uma pessoa feliz com meu atual namorado, q não queria atrapalhar;ele disse "o q posso te dizer é q eu gosto de vc, mas depois desse tempo todo, acho q é pela amizade q sinto por vc!! Como disse, eu acho!Se um dia alguma coisa possa vir a acontecer novamente entre a gente, o futuro a Deus pertence!eu não sei!mas não quero cometer outro erro e fazer ninguém sofrer".Então eu perguntei se ele achava q era um erro agora por não querer me atrapalhar ou por não ter certeza doq sentia, e ele disse q sim pelos dois motivos.Ele foi mt atencioso e disse q admirava minha coragem e que queria me ver muito bem.E que na hora era tudo q ele podia falar, pois não esperava.Me desculpe me prolongar tanto Marcela,mas não imaginei que fosse doer tanto.Eu realmente imaginei um final feliz.O que eu faço?Vc acha que ele tem medo ou só ficou com penade dar um não?Pq ele frisou algumas vezes que ACHAVA q era só amizade e q não queria me atrapalhar;ou eu ainda estou me iludindo?Acabo o namoro com um rapaz q gosta de mim p dar chance a esse amor q eu não sei se é correspondido?No final ele acabou ainda me deixando na dúvida.Mas no meu coração ele é realmente O meu amor.Aquele que eu nunca vou esquecer...Me ajuda Marcela, sei que suas palavras nem que sejam apenas de conforto, irão me ajudar!Beijos e obrigada!

Aninha disse...

Oi Marcela, acabei de deixar um desabafo dizendo que vc me deu um conselho, eu segui e vim aqui pedir outro!Pois a resposta dele foi inesperada...:) Só pra facilitar, vc respondeu minha 1ª msg no dia 11 de marçoo, vai que analisando minha história vc consegue me dizer oq fazer com esse amor, e como compreendê-lo neha?Eu tb me identifiquei na época como anônima e esqueci de colocar nome aqui agora.Mas pode me chamar de Aninha.Beijos e boa noite!

Anônimo disse...

Estou muito confusa e resolvi pedir a opinião de outras pessoas, tenho 24 anos e namoro desde os 15, meu namorado é 9 anos mais velho, ele me ama e eu também, mas eu mudei muito, nós somos muito diferentes, eu fiz faculdade e ele não, tudo que é importante para mim ele não acha e vice versa, ele é anti-social, não gosta de sair, o mundo que ele vive é completamente diferente do meu, e de uma forma ou de outra eu deixo de viver muitas coisas por causa do relacionamento, me sinto triste, tenho vontade de terminar e viver a vida, não quero ficar com ninguém, mas se eu estivesse solteira e fosse escolher um namorado, nunca namoraria ele, ele só conseguiu namorar comigo porquê eu era uma menina, que não tinha nem que namorar, o problema é que se eu pensar só com a razão termino com ele, mas o coração não deixa, ao mesmo tempo não estou feliz, tentei terminar e ele chorou eu não suporto ver ele triste, mas também falou que se eu terminasse ligaria para outra menina que queria ficar com ele, a verdade é que nós nos amamos muito, mas somos completamente diferentes em todos os sentidos, cultural, moral, etc. Sei que toda mudança é dolorosa e 9 anos junto com alguém é muito triste e eu tenho medo de ficar sem ele mas ao mesmo tempo vejo que terei um futuro melhor se terminar com ele.

Marcela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

om, eu tenho 18 anos, nunca tive um namorado ou um "casinho" sério. Pois é, em janeiro deste ano eu fui a uma festa com umas amigas, chegando na festa tinha uns amigos de uma amiga minha, eu não conhecia nenhum deles, fiquei conhecendo na festa.Passamos a festa toda juntos, como amigos e eu nem tinha reparado em um deles, até q no final da festa ele pediu para ficar comigo e eu fiquei. Fui embora logo em seguida e achei q nem ia dar em nada.. No outro dia, eu recebi uma mensagem dele(que pegou meu numero com a minha amiga) perguntando se eu iria sair no dia seguinte, pra fazermos alguma coisa. Eu aceitei, mas não saimos naquele final se semana, saimos no outro. Fomos em uma festa e no domingo fomos no cinema.
Durante toda a semana nos trocavamos mensagens, ligações, ele era um amor! Me comprou um presente, saimos pra jantar.. coisa mais querida!
Fevereiro eu fui pra praia, e ele ficou, mas n deixamos de nos falar. Comprei um presente pra ele também. Quando cheguei da praia nos saimos pra uma festa, com amigos, e eu convidei ele para vir aqui em casa em um sabado a noite. Ele sempre tocava no assunto de namoro, como falar da sogra, eu ficava sem jeito,e ele mostrava interesse.
Ele veio aqui em casa e foi bem legal, eu já tinha dito pra ele várias vezes q ele sabia o q eu queria(q era um namoro), ele dava a enteder q tbm queria, dizia q me adorava, q gostava muito de mim, q me queria muito.. e eu tbm, ele sabe disso.
Ele veio aqui duas vezes. Ficamos uns dias sem nos falar, e eu fiquei nervosa, ai ele ligou e disse q o telefone dele tinha estragado e ele tava usando o do primo, me explicou tudo tá, e marcamos um cinema. Fomos no cinema, mas eu senti q as coisas não estavao iguais, talvez por a gente n ter se falado tanto. Bom, ele me deixou o telefone da mae dele pra ligar, liguei durante a semana, e ai conversamos, ele disse q me ligaria no dia seguinte.
Ele não ligou, tentei ligar no outro dia pra mae dele ela disse q avisaria ele pra ligar e ele n ligou, veio a pascoa, e n nos falamos, ele já tinha dito q iria comprar um presente pra mim, eu comprei pra ele tbm, mas n disse nada. Resumindo: desde aquela semana eu n consegui mais contato, ate q um dia a mae dele me deu um outro numero q ele estava usando e tinha dito pra ela me passar, n entendo pq ele n me ligou pra dizer isso, eu ligo pra ele e ele n me atende, deixo mensagens e ele n responde, eu n sei o q está acontecendo, fazem duas semanas q eu n consigo mais falar com ele. Já deixei recado no orkut e ele n me responde. Eu não sei o q aconteceu, eu só quero q ele me diga o q está acontecendo. a ultima vez q nos falamos estava tudo normal e do nada ele não me ligou mais, já estavamos ha 3 meses juntos, não namorando, mas ficando sério, digamos assim. Tudo bem se ele n quer mais continuar, mas eu n entendi pq n me antender ou ligar pra dizer isso, ou dizer q quer conversar..

Marcela disse...

Oi minha querida. Estranho essa situação...mas a verdade é que existem pessoas que não conseguem dizer o que sentem. Pode ser o caso desse rapaz. Nada confortável para vc essa situação não é? Olha, eu não conseguiria ficar com uma coisa assim, indefinida. Parecia tudo tão bom e de repente vira assim? Minha opinião é que ou houve um mal entendido que vc nem imagina qual seja e homens que geralmente tem extrema dificuldade de se expressar, preferiu fugir de vc, ou então, ele não quer mais e está sem coragem de assumir isso perante vc. Acho que vc deve tentar de tudo, se ele não lhe responde, tente um email e coloque francamente tudo o que está sentindo. Duvido que ele não vá ser mexido com isso. Coloque em cheque a seriedade dele. Mostre-se adulta, coisa que ele não está sendo com vc. Busque uma resposta para que vc possa investir nele ou sair de vez. Dê notícias, beijos e boa sorte

Nina Menina disse...

oi marcela...
quanto tempo..hehehe
Lembra de mim??..
Pois é querida...da ultima vez eu comentei a vc q meu namorado tinha ido morar com a familia em sampa..pois é
e isso esta complcando de mais
u q deu eu aqui carente e ele lá se vendo uma vez por mes...aff....dói marcela..
deixa eu te contar u q esta acontecendo
eu tenho um colega q se conhecemos um bom tempo
ele é uma pessoa 10...
muito doce e sempre nos demos muito bem...rs...
e depois q meu namorado esta morando em sampa eu e ele estamos mais unido...rs..u q faço....estou criando um carinho muito forte com ele...ele me trata como uma deusa...é muito bom estar com ele...rs..nossa....
u q faço....uma q é isso eu to com um cara q mau vejo...e ele é um homem mais velho q eu e mais baixo q eu spu um mulher alta e ele mais baixo...sera q isso tem algo haver?
estava com saudades d vc bj

Marcela disse...

Oi Nina! Claro que me lembro de vc...Que bom ter notícias. Pois então, isso é tão comum de acontecer. Não se culpe, vá ouvindo seu coração e não se precipite, mas tb não permita que o medo te paralise. Dê uma lida nesse texto Amor e Amizade escrito em fevereiro, acho que poderá lhe ajudar. Bjos
http://paragarotasquequeremsecasar.blogspot.com/2011/02/amor-e-amizade.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...