O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tudo passa, nós ficamos


Como fica mais fácil e mais cômodo levar a vida, quando se pensa "Isso aconteceu porque já estava determinado que fosse assim". Confortável não precisar encontrar os responsáveis, e melhor ainda,  abster-se de qualquer responsabilidade. Mas não é sábio a quem acredita que a vida é maior que o ato.

Concordo que o determinismo que teima nos reger é fruto dos fatores sociais, emocionais e até físicos que experimentamos e que vêm a ser, fortes condutores de nossas atitudes perante a vida. Mas ainda assim, mesmo estando sob o julgo de fatores pré-determinantes, há uma escolha,  mesmo que essa esteja, irremediavelmente baseada naquilo que vimos e sentimos. De fato, somos a soma de nossas experiências, agimos a partir disso, que seria o fator determinante de nossas tendências, mas fator determinante não é fator absoluto. Tendência não pode sobrepujar a consciência.Caso contrário, seriamos eternas marionetes. Será que Deus daria seu sopro de vida a seres condenados a ser eternas criaturas, e nunca criadores? Fazemos parte de uma corrente de elos muitas vezes, aparentemente injustos, mas, na realidade, jamais imprecisos. 

Tudo o que vemos é apenas cenário... Só nós somos eternos. O entorno  sempre poderá ser modificado, basta vontade. Só nós somos a realidade, o resto é palco, cortina e mobiliário... tudo efêmero, passageiro e passível de modificações.
Viver é escolher em qual cenário queremos que se dê o desenrolar de nossa existência em determinado momento. 
Tudo passa, nós ficamos. E esse nós é o que nós fizermos de nós...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...