O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

sábado, 14 de maio de 2011

Solidão


Solidão é uma das palavras que a meu ver, tem as mais lúcidas interpretações. 
Para mim solidão é falta e não ausência. Pois há presença na ausência.
Alguém disse que  A pior solidão é a que se sente quando se está acompanhado. E é. Pelo menos para mim foi. Vivi essa solidão durante anos, por escolha ou falta dela, não sei responder. É ruim você ter com quem conversar e viver no silêncio. Ter com quem chorar, mas entender que só será mais ou menos bem-vinda se estiver sorrindo. Ter com quer sair, mas preferir ficar. Ter com quem dividir a vida porque se casou e ser apresentada ao imenso abismo que há entre teoria e prática. 
O pensador Nietzsche já sabia disso no século XIX quando sabiamente escreveu - Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia.

Enfim, teoricamente tudo é maravilhoso quando você tem alguém ao seu lado. Mas quando esse alguém e uma porta não se diferem, certezas viram pó. Ter alguém ao lado jamais foi sinônimo de ter companhia. Como disse, teoria nem sempre condiz com a prática.
Não acredito muito na solidão como uma escolha de vida. Será que alguém se olha no espelho e pensa "Prefiro ser só a ter uma companhia”? Difícil. Já dizia Aristóteles que Quem encontra prazer na solidão, ou é fera selvagem ou é Deus.
Quem experimenta o prazer de uma companhia,  de amigos, filhos ou de um amor, sabe o gosto de dividir um olhar, um poema, uma paisagem. Eu conheço e agradeço por isso. Prezo para que minhas relações sejam plenas. Relacionamento é via de mão dupla, seja ele de que natureza for. Se você doa sem receber nada em troca, a fonte seca. Pois então, olhe para quem está ao lado. Reconheça essa presença. 
Solidão a dois é a mais difícil entre as solidões, é quando se descobre, contrário do que disse no começo, que há ausência na presença. Mas também é o momento em que se desperta e compreende que Antes só do que mal acompanhado. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...