O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CLARA E O ESCORPIÃO

Como já comentei aqui, não sou o tipo de fã que a TV gostaria de ter, mas como só leio na cama, acabo ficando "por dentro" do que se passa (e  muitas vezes gosto - como uma entrevista enriquecedora que a atriz Glória Pires deu ontem no canal 2). Bom, mas Passione é a novela da vez, né? Apesar de que, a novela das 18 hs, com suas paisagens estonteantes e músicas belíssimas, consegue colocá-la debaixo do salto(é bem verdade que não posso falar sobre conteúdos).
Bom, então voltando ao tema, Totó se reconcilia com a ex(?) vilã Clara. E óbvio, falando de relacionamento,  fecho o livro para assistir, e depois para trocar idéia com minha família e depois para pensar. Quem disse que novela não é cultura? Claro que é.
Pode alguém que desconhecia a singularidade de sentimentos como amizade, solidariedade, respeito, amor, dignidade,  se modificar totalmente? Sempre digo que a grandeza do ser humano está em mudar, mas tanto assim??? Pode o sofrimento, o amor sincero, o desprendimento, a generosidade do outro conseguir esse feito? Eu sei, eu sei, é só  novela. Mas novelas, assim como livros, partem de um lugar comum - pessoas e suas histórias, certo?
Totó corre um risco imenso, a meu ver. E um risco não calculado. Clara está ganhando da vida uma chance raríssima. Menina abandonada pelos pais, criada em orfanatos,  explorada  sexualmente pela avó, pessoa de quem devia receber afeto, educação e segurança. Será que Clara já nasceu  assim, ou foi o meio em que se criou o responsável por distorcer sua personalidade? Caso a essência dela seja boa, pode então, dentro de um meio propício, vir à tona?
Sabe aquela fábula do Esopo? A rã e o escorpião? Hum.............
Já pensou, se no final, depois do Totó  confiar totalmente em Clara, ela resolve traí-lo para ficar com seu dinheiro, ou para viver com outro homem, e ele lhe perguntar: "Porque fez isso? E ela responder, como o escorpião fez com a rã: "Desculpe, eu não pude evitar. Essa é a minha natureza". 
Aí, todos vamos culpá-la, não é? Bandida! Covarde! Vagabunda! Mas será mesmo que foi ela quem o enganou? Não foi ele quem se deixou enganar, ao negar todas as evidências? Aí você pode me perguntar: "Então as pessoas não merecem uma 2ª chance"? Ai, ai! Acho que dependendo do caso, até merecem, mas nesse caso "Clara", a coisa é feia!.
Sei lá! Eu ainda prefiro a minha altíssima dose de desconfiança. E boa sorte às/aos Totós da vida real!

5 comentários:

Anônimo disse...

Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ninguém olha por esse ângulo! Muito melhor ser sempre a vítima. Assumir as próprias escolhas e arcar com elas a qq preço, é difícil e todos correm. O q aí está escrito me abriu os olhos. Muiiiito bom!

Anônimo disse...

Num roteiro de novela cabe mta coisa...inclusive a vida real. Quem vai enganar quem, quem vai enrolar quem? O amor exige grandes paradoxos...o amor certo pela pessoa errada, ou então, o amor errado pela pessoa certa? Decifra-me ou devoro-te...abs

Anônimo disse...

Acertou na mosca heim? nem na ficção as evidências falharam. Viu a novela ontem? A Clara realmente não mudou.

Marcela disse...

Pois é!!!Evidências são evidências...

Dalva Eline disse...

Marcela, muito interessante a maneira como você analisou essa situação. Existem pessoas que vivem utopias, mascarando a realidade, mergulham na vida de aparências, enganando-se o tempo todo... É importante abrir os olhos e analisar todos os ângulos, ser segura do que quer e amar-se em primeiro lugar. Cada escolha trás consequências...Gostei muito do seu blog. Muito interessante mesmo, vai abrir os olhos de muita gente.
Obrigada pela sua visita no meu blog, amei.
Seu comentário pra mim foi especial. Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...