O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PROIBIDO DE NAMORAR

Amo os adolescentes! Adora vê-los se descobrindo, trombando nas coisas até achar o caminho, tropeçando até acertar os passos. É uma fase bonita. Tenho recebido e-mail dessa "turminha". Respondo a todos, mas um em especial vou postar aqui. Thomás tem 16 anos. Estudioso, tranquilo, convive bem em família, conhece e respeita as regras dos pais. Tem hora para chegar em casa, tem que apresentar-lhes os amigos, tem que tirar boas notas na escola e nada de sair à noite no meio de semana. Já ficou com algumas garotas e até se aventurou a contar para a mãe, na primeira vez, mas depois de todo o questionário sobre a garota e sua família, onde só faltou  pedir um nada consta, de todos, na delegacia, ele nunca mais falou nada. Um dia, se viu apaixonado por uma garota um ano mais nova que ele. Começaram um namoro sem alarde. Até que o irmão mais velho disse na mesa do almoço que ele dançaria com a namorada a valsa dos 15 anos na  festa de aniversário da garota. Pronto! Armou-se a confusão.
-Quem é o pai, mãe, avô, tataravô, onde moram?
-Bom, o tataravô, no céu, o avô, na casa dele, o pai no endereço tal e a mãe no endereço tal .
-O que??? São divorciados? Onde trabalham? Onde ela estuda, quais são suas notas? A que horas tem que chegar em casa?
 Só faltou perguntar qual a renda mensal familiar. Dois dias depois, foi convocado para uma reunião de família , pai, mãe e os dois irmãos. Ele não poderia se envolver com a menina.
-Pirou mãe? É só um namoro, não vou me casar.
- Não pode. Os pais são separados, os avós tb eram separados, ela certamente não tem muita regra, pq filhos de pais separados são sempre assim, ainda mais, filhos de filhos de pais separados...
Como assim? Que nova teoria é essa?
-Não adianta insistir, meu filho. Procurei saber, e a mãe dela sai à noite, ela não deve ter bom exemplo em casa. E a guarda é compartilhada! 15 dias na casa do pai, 15 na casa da mãe, quem essa menina obedece? Coitada!
 -Bobagem sua mãe, eu vou continuar namorando.
 Os irmãos acharam uma grande besteira da mãe e ficaram do lado de Thomás. O pai, que parecia alheio, saiu em defesa do filho, em vão. Mas depois conversou com  ele, dizendo que ia  convencer a mãe daquela insanidade. A mãe se tornou o guarda- costa do filho. Levava-o e buscava-o em todos os lugares, inclusive na escola. Em casa, ele estava sempre trancado no quarto, ou no computador,  ou no celular conversando com a garota. E a cada dia mais apaixonado. Até que o pai, tentando retomar o ambiente  saudavel da casa, conversou com a mãe, dizendo que tudo aquilo era em vão, porque ele continuava perto da menina, fosse no computador, ou no celular, e que nos dias atuais as pessoas se envolvem e até se casam, aos borbotões, a partir da tela de um computador. Pronto! A mãe lhe confiscou o computador e o celular. E foi aí que ele escreveu para mim. Não pediu conselhos, só disse que queria desabafar.
Pois bem Thomás, você desabafou. Mas vou te dizer algumas coisas. Tenho filhos da sua idade. Já sofri com namoros indesejados por mim. Nunca por motivos tão vagos (na minha visão) quanto os defendidos pela sua mãe, mas por perceber que não havia reciprocidade de sentimentos, e é difícil perceber um filho que você ama tanto,  cuidou com  carinho, conhece suas qualidades, investindo sozinho em um relacionamento que deixa evidente que é caminho de mão única. Fora isso, sinceramente nunca quis saber quem eram os pais (a não ser por curiosidade), onde moravam, ou se eram ricos ou pobres. O que sempre me interessou saber quando eles eram mais novos, era se as namoradas tinham vícios, pq adolescentes se envolvem sem consciência nenhuma no "barato" do outro, e depois, se  tinham caráter, consideração e respeito por eles. Se vc diz que seu pai está contra a posição dela, procure-o, abra seu coração para ele, diga o que você pensa, peça ajuda. Certamente ele vai saber contornar a situação. Afinal casais discordam, e quando isso ocorre, cada um defende seu ponto de vista, baseado em suas crenças, e você é filho dos dois, igualmente. Até entendo sua mãe, só não compactuo da postura que ela adotou. Esse namoro pode acabar em casamento, mas também pode passar como uma chuva de verão. Se for para sempre, a chance que essa garota tem de querer a família que ela não teve, é imensa. Mas a vida nunca nos dá garantias. O que sempre digo, é que devemos nos nortear pelas evidências, e o fato de não ter sido criada com uma estrutura familiar "comum", ou ter uma vida mais livre de horários rígidos, ou até mesmo ter notas baixas,  não pode e nem deve ser evidência de nada. Na vida não há certezas.  Sua mãe tem boas intenções, mas certezas, jamais terá o privilégio de tê-las.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcela, achei seus comentários mto lúcidos e oportunos, diante de problemas q não deveriam acontecer atualmente. Mas, criar pessoas é um desafio diário, nessa fase então. Essa mãe extrapolou seus limites, invadiu o livre arbitrio dos filhos, nega o q ela mesmo prega como bom senso. Alguém precisa dizer a ela q ela não tem esse direito. Só por ser filha de pais separados, ela não pode ser feliz? Não é nem uma praga, chega a ser uma maldição !. Sai pra lá....

Marcela disse...

Pois é Anônimo...eu tentei dizer isso a ela, quem sabe ela vai ler, já que monitora o computador do filho? Seria bom, nem que fosse para ela repensar com bom senso. Abço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...