O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

COMPLEXO DE CINDERELA

Tenho recebido vários post no"desabafo delas" com o mesmo tema: complexo. Curioso, que nunca recebi nenhum "desabafo deles" com esse tema. Será que o complexo é mesmo em menor grau entre o sexo masculino? Acho que não. A diferença está no enfoque que se dá ao assunto. Os homens geralmente são complexados em relação a outros homens- os mais ricos, mais novos, mais influentes, com mais graduações, e por aí vai. A mulher é complexada em relação ao espelho, ao seu homem, e principalmente ao tipo de comparação que o  amado vai fazer entre ela e as outras. Coisa que, se ocorre, é em 0,1% dos relacionamentos. Homem não se dá a esse trabalho. Ele olha, e até deseja, mas daí a comparar, hum...Isso é coisa de mulher.
A questão está no tão falado "complexo de cinderela" - mulheres que dependem da força masculina, da aprovação masculina, do amparo masculino, na ilusão de que isso as libertará de todos os seus problemas. Inclusive, se ele jurar perante Deus e de joelhos que a ama para sempre, e nunca olhará para mulher nenhuma, milagrosamente uma plástica instantânea se dará na sua orelha de abano, no seu nariz adunco, nos seus seios pequenos. Ao mesmo tempo em que ela vive essa ilusão de que um "príncipe"  vai lhe garantir a segurança e lhe devolver a auto estima, ela preza por sua liberdade e sua auto-afirmação. Isso a angustia.  
As mulheres precisam  se conscientizar de que a busca pela perfeição (em qualquer aspecto) é utópica, é uma loucura que a mídia nos impõe, e que se não tivermos a dimensão disso, adoecemos, seremos para sempre escravas dessa busca desumana, eternas insatisfeitas,  correndo o risco de trocar de marido ou namorado o tempo inteiro, em busca de uma aprovação externa que nunca irá nos satisfazer. É preciso descobrir dentro de si mesma, as ferramentas necessárias para construir sua felicidade, sua segurança física e emocional. 
Certa vez,  uma amiga muito bem humorada,  tinha acabado de descobrir as traições do marido, e enquanto arrumava, chorando e falando sem parar,  suas malas para voltar para a casa da mãe, me perguntou se eu conhecia as tais mulheres, e se eram mais bonitas que ela.  Sem me deixar reponder, emendou "que adianta também? Se eu fosse uma Luana Piovani, não ia continuar existindo uma Cléo Pires"?  Adorei o raciocínio! Beleza, como tudo na vida é relativo e por isso não tem o poder de decidir quase nada! A não ser capa de playboy e desfile no SP fashion week.Mas felicidade a dois? Não pode depender de uma perna fina ou grossa. 
Eu, por exemplo sei que é indiscutível que o ator Bruno Gagliasso é dono de feições perfeitas, mas não me diz nada, porque não consigo enxergar atrativos em homens baixos. Então...tudo é mesmo relativo, até a beleza do Bruno Gagliasso .

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem lhe disse q o homem não tem complexos, além dos q vc citou? Vc descartou Freud e outros bichos da área, o famigerado tamanho do pinto de cada um e o mais grave: minha mulher é mais gostosa do q a sua! Pra não falar no complexo de corno, esse é quase incurável.
Tem tantos q um dia eu te conto, ok? Agora, complexo em mulher é de lascar, nem com reza forte.
Mas tudo tem jeitinho...

Marcela disse...

É o mais grave sei que é mesmo esse...rs só evitei tocar no famigerado assunto. Mas já q vc tocou, aquela máxima tamanho não é documento, tá valendo!

Anônimo disse...

Só pra completar...não é o tamanho da batuta do maestro q faz a sinfonia. Melhor ainda, nem o tamanho do pincel do Van Gogh... por aí vai. São tantas as sinfonias, como tantas as cores de um quadro, ainda bem. Como qlker instrumento, só serve se for bem tocado, prq vai expressar todo o sentimento e criatividade numa relação saudável e amorosa. Infelizmente, nem todos acreditam nisso...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...