O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

terça-feira, 13 de março de 2012

Voltando a produzir pérolas


Ainda muito pequena, passando férias no litoral, perguntei a alguém onde o mar terminava. A consciência de sua infinitude foi o gatilho da minha inquietação, que permeia desde então, a minha caminhada.  Universo, Deus, vida e morte... E raramente consegui respostas satisfatórias – livros e mais livros, filmes, templos, religiões, pessoas especiais.  Poucas foram as coisas que não chegaram a ser objeto de dúvidas para mim, como por exemplo, a existência de Deus, de outros mundos, a imortalidade da alma e suas reencarnações.
Nunca fui um exemplo de racionalidade, mas sempre tive em mim a certeza de que há no mundo milhares de coisas que a ciência jamais explicará.  Não por incompetência, mas por falta de tecnologia que possa apreender “coisas” que estão além da matéria. Assim entendo.
Minha vida foi de insatisfações. Sempre. Tinha poucos momentos de trégua. A inquietação me incomodava inteira, como o grão de areia que se enfia no corpo mole da ostra causando-lhe dor, impulsionando-a na criação de algo firme que alivie sua dor - a pérola.  Assim, fui criando minhas pérolas - os conhecimentos que não me deixarão jamais. Mas aconteceu que uma única vez a inquietação foi embora, porque senti vontade de  me dedicar ao que acreditei que tinha conquistado para sempre – um amor fiel e leal, diferente de tudo o que testemunhara até então. Casa, filhos, cachorro e férias na praia, e fiquei quieta por um tempo, vivendo não aquilo que realmente era, mas o que eu idealizei que fosse (mas só descobri isso longo tempo depois).  Saí muito machucada, e dessa vez, não produzi pérolas, aliás, não produzi nada. 
Mas............... Como o universo é perfeito e nada acontece em vão, descobri que a decepção só existe nas relações estritamente humanas, que a efemeridade não ocorre quando a busca é pessoal - a única que é verdadeira e eterna. Assim, depois de confiar em um mundão de fantasias que eu criei, e cair, quero voltar a produzir pérolas.
O caminho do meio é uma das minhas buscas e frustração por não conseguir atingi-lo. Ainda. Sempre troco “isso” por “aquilo”, e muitas vezes o correto é manter-se entre “isso” e “aquilo”... Se tivesse agido com esse equilíbrio, não precisava ter deixado de lado minha busca pessoal, só para me dedicar a Romeu e Julieta, e, assim, quando a “temporada” terminasse, certamente não me sentiria tão vazia e desamparada. Quem foi mesmo que disse que não tirou lição nenhuma?
Li em um livro que “não encarnamos neste mundo para espreguiçar ao sol, mas para evoluir e servir ao mundo segundo o melhor de nossas capacidades. Quem agir assim, conscientemente, encontrará a felicidade”.  E é essa felicidade que voltou a ser o meu objetivo, sem fugas do mundo material, mas com consciência de que viver é muito mais do que isso que vemos por aí. Bem-vinda seja minha inquietação. Quero voltar a produzir pérolas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...