O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

sábado, 11 de dezembro de 2010

RESPOSTA A MÃE DE THOMÁS

Pois é gente, eu já sabia que as coisas nem sempre são fáceis, mas às vezes nos pegam por um lado que hummmmm! Vc nunca esperava. As pessoas me mandam seus desabafos. Alguns posto aqui, outros ficam lá na página dos desabafos. Meu critério é a intuição. Se acho q o assunto vai ajudar um número maior de leitores, eu coloco na página principal. Dessa forma veio parar aqui, a história do querido Thomás, lembram? Aquele q estava proibido de namorar. Acontece que a mãe dele, monitorando seus atos, acreditando tb  monitorar seus sentimentos, achou o post dele, e me escreveu um email gigante (q não posto aqui pq não vai acrescentar nada na vida de ninguém) e a frase mais singela que ela me disse é "torço para que vc não passe com seus filhos o que estou passando com o meu". E claro, aí vai minha resposta:
Caríssima Sra., não sei se está enfrentando com seu filho algum caso de doença incurável, vícios, desvio de personalidade grave, torço para que não. Dessas fatalidades, eu peço a Deus sempre que  me proteja. Mais do que isso, não tenho coragem de pedi-LO. Tenho filhos saudáveis, de boa índole, inteligentes, sem vícios, como seu. Não projeto nos meus filhos meus sonhos e nem minhas frustrações. Não faço deles uma redução inexorável de mim mesma. Respeito-os nas suas escolhas, e quando não concordo com elas, trago-os para junto de mim, para o meu colo. Acho mais inteligente e produtivo. Respondi ao Thomás, o que responderia aos meus filhos. Apesar de que jamais agiria com eles, como vc tem agido com o seu. O desabafo dele foi um pedido de socorro a uma desconhecida, ou melhor, à tela fria de um computador, pq a pessoa a quem ele deveria estar recorrendo, desabafando e deitando no colo, tem agido como um general. Seu filho não é um degenerado, apenas está apaixonado por uma menina que vc, no seu direito de mãe, e não de Deus, acha que não é o melhor para ele. Muitas vezes fui condenada por pessoas próximas pela forma  que eduquei meus filhos (diga-se de passagem filhos de pais separados, sendo eu tb, filha de pais separados). Quando tiravam notas baixas, ou extrapolavam o horário marcado para voltar para casa, ou quando o mais velho tomou seu primeiro porre (ou vc acha que o seu filho está imune disso?), jamais bati, e nem mesmo castiguei. Conversava. Incansavelmente. Mas quando agiam de forma egoísta com algum colega, ou quando um irmão não queria emprestar um brinquedo, e mais tarde, uma roupa ao outro, aí sim, além de muita conversa, eu tb castigava. Porque são esses  valores que eu acredito que formam os cidadãos que o mundo precisa. E eu,  quero colaborar com o mundo,  não me interessa saber o que a maioria pensa, ou o que meus vizinhos acham. Não me preocupa se o projeto de vida do meu filho é ser um professor de matemática do ensino fundamental, desde que ele esteja entre os melhores professores. Não me preocupa se se meu filho namora a filha do fulano ou do sicrano, desde que ela seja do bem, e ele, um cavalheiro, e ambos ajam com honestidade dentro da relação. Não me preocupa se meu filho é o primeiro da escola, mas me preocupa se ele é solidário ao colega de sala. Não me preocupa se meu filho não organiza seu quarto como eu gostaria, mas me preocupa se ele beija seus irmãos ao chegar da rua. Não quero filhos brilhantes, quero filhos felizes.
Enfim, cada um dá o que tem, e educa como pode. Não estou aqui para julgá-la, mas para lhe dizer publicamente, que respondi ao apelo do Thomás, e responderei quantas vezes ele conseguir me escrever, pq não tenho medo de ameaças. Sinceramente, temo pelo futuro do seu filho, que pode até não ficar com a filha de pais e avós separados, mas pode ficar tão longe, mas tão longe  de vc, que quando vc acordar, sua mão não poderá mais  tocar a dele. Deus ilumine suas decisões.

3 comentários:

Lucy MG disse...

Existem mães e mães...

Anônimo disse...

(Veneziano) Já sabendo a mãe q é, acho q vc perdeu seu tempo. Imagino o recado dela, não quero ter pena do Thomás, ninguém escolhe pai e mãe, acho q ele deu azar.
Mas seus comentários, como sempre, foram mto úteis e verdadeiros, vc é mto gente, gente com virtudes e defeitos e sabe disso. Outras pessoas podem aproveitar e repensar suas atitudes com filhos.
E não com bonecos..

Marcela disse...

Meu veneziano mais querido, meu pai por escolha, sabe das coisas! Te amo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...