O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SANSÃO E DALILA

Sempre fui aficcionada por histórias antigas, mitologias em  especial. Quando vi anunciar a mini série da record - Sansão e Dalila, decidi segurar o sono para assisti-la. Nenhum superprodução à la rede Globo, mas tem  os seus encantos, e o principal deles, é a história em si. 
Homem dotado de extraordinária força, foi escolhido por Deus para libertar o povo de Israel, escravizado e perseguido pelos filisteus.  Temente a Deus, devotado ao seu povo e consciente de sua missão. Filho dedicado, líder de seu povo, sempre colocou o bem estar de todos eles à frente do seu. Mas,  Sansão era um homem, e apesar de dominar com suas mãos, um exército de mil soldados, foi incapaz de dominar seus sentimentos. Apaixonou-se perdidamente por Dalila, bela filistéia que atravessou seu caminho a mando do soberano, que prometeu-lhe  uma fortuna, caso descobrisse o segredo da força sobre humana de Sansão. Ele, por sua vez, negligencia as obrigações com seu povo, deixando-os à mercê de ataques do exército inimigo, enquanto tenta convencer Dalila a ir embora com ele, juntar-se aos seus.  Ela  apaixona-se por ele, mas nem por um minuto perde seu foco - descobrir seu segredo, entregá-lo ao rei e ganhar a prometida fortuna. Depois de muito resistir, finalmente, ele cede ao seu apelo de uma  prova de amor: revelar-lhe seu segredo. Mesmo sofrendo por amá-lo tanto, ela segue fiel ao seu propósito e o entrega ao rei.
Como "filosofo" acerca de tudo o que vejo, me pego procurando alguma literatura que me elucide de maneira mais concreta o que leva Dalila a se manter firme ao propósito de trair Sansão, se é tão óbvio, seu imenso amor por ele. Nada encontro que me convença. Uma mulher que nunca havia sido amada, cresceu abandonada à própria sorte, sua beleza levou-a ao trágico destino de ser usada das formas mais cruéis pelos homens, e ainda passou anos sendo estuprada pelo padrasto. Descrente de tudo, como ela mesma diz, o "destino" coloca em seu caminho um homem que ganha sua total confiança, ao lado do qual, confessa saber que será cuidada, amada e respeitada. Mas a despeito de tudo isso,  mesmo sofrendo muito, ela opta por traí-lo, abrindo mão da única pessoa que realmente a fez se sentir amada e protegida em sua vida.
Certifico-me que desde os primórdios da humanidade as relações amorosas guardam as mesmas incógnitas.Qualquer tese seria pura conjectura. Então...deixa prá lá.

4 comentários:

Til disse...

É aquela velha teoria - mil homens são reduzidos a zero quando se perdem em um grande amor. Sansão que o diga!

Anônimo disse...

Não deixa pra lá não...Hoje, a força de um homem pode se manifestar de outras formas e um amor intenso, às vezes, pode transformar tudo numa tragédia bíblica. Dalila se vendeu como qlker uma pode fazer, mudaram os valores. A natureza humana pode falhar, mas o amor vai sempre mostrar o melhor lado do ser humano, apesar dele.

Adriana disse...

Olá Marcela, recebi seu comentário em meu blog e resolvi dar uma passadinha no seu. A princípio estou gostando muito, viu ???
Quem sabe podemos trocar algumas idéias.
Bjs.

Adriana

Marcela disse...

Sábia colocação Anônimo! É isso.
Oi Adriana, que bom que gostou. Vamos sim, trocar idéias. Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...