O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Só por hoje



Nas minhas incansáveis buscas deparei-me alguns anos atrás com o lema "Só por hoje" das irmandades anônimas. Nunca tive o prazer de presenciar uma reunião dessas. Estranho? Prazer sim, pois somos todos dependentes. E só por esse motivo essa frase exerce imenso poder em cada um de nós.
Essa frase liberta. 

Uma das poucas verdades inquestionáveis na qual eu me apoio é a que diz que o único tempo que de fato existe é o agora - pois o ontem já se foi e o amanhã ainda será. Acho que ninguém questiona isso.  
Perder vida remoendo o passado e planejando o futuro é um vício da humanidade que tem como conseqüência nos cegar. Perdemos aquilo que está no palco, em cena, tentando adivinhar o que ainda está nas coxias. Deixamos de aplaudir o que acontece. Desperdiçamos chances, pessoas, sentimentos, situações.
Sei que é preciso um excesso de racionalidade para repensar o tempo. A preocupação em planejar o futuro é viciante. Mas adianta de que? E se você não estiver aqui amanhã? “Mas penso no futuro dos meus filhos” E se eles não estiverem aqui amanhã?
Tudo é em vão... Não há estabilidade que possa garantir o futuro que por si só é e sempre será uma grande incógnita. Essa incerteza adoece o ser humano que desesperado busca  estabilidade. Que estabilidade, se hoje você está aqui mas não há como saber se amanhã estará?
Viver bem pede sabedoria e desapego. O tempo é agora.
Só por hoje esqueça o ontem e o amanhã.
Só por hoje faça o que é impossível prometer fazer amanhã – viver o hoje! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...