O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Manipulação mata o amor

Relação de amor não sobrevive à manipulação. Mas convivem por aí mais tempo do que se imagina.Amor maduro, estruturado para resistir às inevitáveis reveses da vida,  carece de respeito. Manipulação é desrespeito. É  violar a liberdade e desumanizar a pessoa amada, que deixa de ser pessoa e torna-se  apenas objeto amado. É razoavelmente fácil o jogo de manipulação - elabora-se habilmente um arranjo,  ultilizando-se dose extra de egoísmo (pois o manipulador nunca leva em conta os outros) e tudo vale para  atingir a meta – mentiras, jogos de sedução, armações quase sempre ilimitadas. O risco é grande? Sim. Mas para quem está no comando, faz parte. Aqui, os fins justificam o meio. Afinal tudo é feito em nome do amor(?). A manipulação só ocorre em uma relação assimétrica, onde um ganha e outro perde, quando na realidade, ninguém ganha nada e a relação, mais dia menos dia, estará perdida. Amor que perdura nasce da simetria, das semelhanças que jamais serão igualdades. Difícil para quem é manipulado perceber que está submetido à manipulação, pois tudo é sutil e justificado como cuidado... E cuidado faz parte do amor não é? É.
“Que pessoa cuidadosa, amorosa e preocupada esse meu parceiro.” “Ele só quer meu bem.” “As pessoas o interpretam mal, mas eu entendo que tudo isso é zelo.”
Fique atentoSe você se sente culpado quando seu parceiro/a chora e se descabela, se você anda fazendo o que ele quer para evitar brigas, se você tem sentido estranhos incômodos físicos, insônias, desânimo, você pode estar sendo vítima de manipulação por parte de quem deveria ser antes de tudo, seu mais sincero amigo. Todo esse desconforto vem do fato de você perceber que está amando e sendo amado por uma pessoa que é manipuladora e que para continuar ao lado dela, terá que abrir mão de si mesmo,  dos seus valores, está  deixando de lado o que antes lhe era caro para “não desagradar” essa pessoa que você ama, e que te faz bem mas também te faz mal...Relação a dois quando é saudável e feliz não trás emoções negativas. Antes de continuar investindo nessa história seja honesto com você e veja se não anda fazendo coisa demais contra sua vontade. Nenhuma pessoa normal, por mais apaixonada que esteja, faz algo contra si mesmo. A não ser... Que esteja sendo muito pressionada... É assim que se sente às vezes? Então você está sendo manipulado. Cuidado, é uma trama perigosa, quase invisível, principalmente aos olhos estrábicos de quem ama. Um bom manipulador envolve toda rede de relacionamento do seu amor e quando esse acorda... Está só. Mas o manipulador te ama não é? Eu sei... Mas ele está doente de insegurança, e por isso precisa sugá-lo,  privando-lhe aos poucos de tudo e de todos, até que você se perca de si mesmo e seja somente a sombra dele. 
Em um momento qualquer essa relação, frágil como um castelo de areia, será varrida por uma brisa tola - você cansou de ceder e o outro não aceita ser contrariado - simples assim. Quem estava sendo manipulado se sentirá perdido por um tempo, caminhando contra um vendaval de areia - porque não deu certo? Porque você resolveu ser você outra vez - e segue tentando encontrar novamente as emoções que são realmente suas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...