O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hoje estou com a sensação de ser melhor que muita gente

 A humildade está entre as qualidades humanas que mais me encanta, por isso mesmo busco cultivá-la desde o primeiro minuto que acordo. Confesso que nunca havia sido difícil para mim, talvez por tanto tempo de treino, talvez por temperamento. Mas falar é fácil,  difícil é quando a vida te coloca de frente com tudo o que você sempre jurou não aturar: mentira, traição, humilhação... por uma vez, por duas vezes, por três vezes. E aí, você é instada a provar sua humildade com o cuidado de não confundí-la com falta de iniciativa e coragem. É chegado o momento de pensar em outras pessoas que merecem esse ato de humildade. Como dizem "pelos anjos, beijamos pedras", e sempre temos anjos perto de nós.
Mas o fato é, que apesar de estar conscientemente exercitando minha humildade, me peguei hoje com uma imensa sensação de que sou melhor do que muitas pessoas que fizeram ou fazem parte da minha história, e de outras que cruzaram meu caminho sem minha autorização, e que fui obrigada a engolir, estejam longe ou perto. Ao perceber esse sentimento que se apossou de mim, achei que merecia punição. Então, peguei o carro e saí por aí para pensar. Pensei, repensei, revivi coisas, pessoas e momentos e ao invés das dezenas de chibatadas que acreditei merecer pela minha falta de humildade, decidi que merecia um belo sorvete. Busco a consciência de minhas faltas, e geralmente consigo, talvez devido aos anos de análise, reiki, meditação. Claro que isso não minimiza as mágoas que causei ou as injustiças que cometi, mas me protege de um grave erro, comum a quem falha: a inconsciência do erro.
Ainda acredito que a honestidade maior precisa ser antes de tudo, consigo mesmo. Muitas vezes não consegui e sabendo disso,  sofria ainda mais. Como sempre digo por aqui, jamais podemos tirar das pessoas que nos cercam o direito de escolher se querem ou não compartilhar a vida ao nosso lado - sejam essas amigos, parceiros, filhos, pais. Não é fácil ser verdadeiro o tempo todo, mas é vital para construir e manter relações de confiança. Nunca tive tanta certeza disso. Hoje tenho. E sei o que eu preciso fazer e o que quero que façam para construir histórias em terrenos firmes. É assim a vida, a gente cai ou é derrubada, e enquanto está lá no chão pode ficar maldizendo a sorte ou repensando o tombo. Eu preferi a segunda opção.
Não sigo religiões, apesar de buscar incansavelmente desenvolver minha espiritualidade, mas nem assim, me escondo atrás de Deus e Suas "normas" para decidir qual o erro mais ou menos grave que posso cometer  sem correr o risco de me deparar com a porta do reino dos céus fechada para mim. Vamos abandonar a velha e cômoda hipocrisia. É preciso coragem para viver e se assumir,  e nunca é tarde para começar a desenvolver em si, um ser humano melhor.
Fico com Drummond:  
"Quando nasci, um anjo torto desses 
que vivem na sombra 
disse: Vai!"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...