O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

TRAIÇÃO - sempre ela!



Traição nos relacionamentos afetivos é um assunto complexo para todos que pensam e vivem para além dos bestiais impulsos humanos. Para mim, por motivo pessoal e intransferível, sempre soou como um enigma. Cresci nesse meio e aos poucos fui desenvolvendo uma raiva latente, pronta a espirrar no primeiro homem que me traísse. Claro que um dia ele chegou e eu não espirrei nada, derramei mesmo. E não foi apenas o rancor por aquela história, mas por tudo o que eu vi, vivi e ouvi chorar durante todo o tempo em que eu crescia. Foi experiência de avó, mãe, tia, enfim... Tudo grandioso, inexplicável e sofrido para mim. 
Custei muito a compreender que os homens não são todos iguais, que ambos os parceiros podem agir de forma desleal um com o outro, pois, magoar não é privilégio masculino,  que fidelidade e lealdade se diferem, e etc, etc, etc. Muitas coisas que só a vivência e a maturidade poderiam me proporcionar. 

Acho que mesmo antes de aprender a ler e escrever enxerguei as diferenças do mundo e isso me incomodou. Queria alguém que me explicasse por que as pessoas eram praticamente separadas por castas.
Hoje em dia virou moda dizer que "odeia-se" preconceito, todo mundo aderiu o "não às diferenças", mas na maioria das vezes isso só tem validade até o momento em que surge um convite para freqüentar o mesmo ambiente que...
Bom, mas focando no tema, não entendia porque os homens podiam uma montanha de coisas e as mulheres não. Isso também é preconceito.
Parece que muita coisa se modificou. Parece. Só modificou até a página dois.
Dignidade é uma palavra forte que perdeu o seu sentido grandioso. Andam coisificando o que é nobre.

Educo dois filhos homens e contra quase tudo e quase todos, ensino-lhes desde muito cedo que respeito, senso crítico, e o difícil princípio da alteridade devem ser praticados em relação aos seus iguais, e seres humanos são todos iguais independente do sexo que as mulheres carregam (assim mesmo, como um fardo).
Não há sexo frágil ou sexo forte, o que há são pessoas que hoje estão fortes e amanhã podem estar frágeis.
O mundo é feito de pólos opostos que se equilibram e se complementam para que o universo funcione em harmonia. Homem e mulher fazem parte desse universo, possuem naturezas opostas, mas é no respeito que encontrarão o equilíbrio necessário para viver em harmonia. Como sempre ouço de uma pessoa – simples assim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um amigo cínico me diz q um homem sem chifres é um animal indefeso! E a mulher merece os chifres se for uma vaca....Piadas à parte, imagino suas experiências sofridas nessa área, nem vou comentar. Nada justifica o gesto traiçoeiro entre pessoas, a não ser por pura maldade e covardia. Ainda bem q quem ama não trai...ou não?

Marcela disse...

Bom, quem ama pelo menos não deveria trair né? Abços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...