O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Experiência válida ou o peso do arrependimento


Através de um amigo, li a reportagem de uma pesquisa feita nos EUA sobre relacionamentos duradouros.Fiquei feliz ao constatar que, nesse território tão empírico, uma coisa é certa: sou boa observadora. Além, é claro, das cores das minhas vivências... Experiências nem sempre bem vindas e nem tão coloridas. Fontes de imensos aprendizados. Fora o que vi, li e ouvi, possibilitando-me vários olhares recheados de dores e amores. E com isso fui tirando minhas impressões, algumas delas apresentadas na citada pesquisa (abaixo em destaque):
É possível prever a freqüência com que o casal brigará, basta olhar para o presente. Sempre digo que evidências são evidências, não se pode minimizar isso.
Se ainda no namoro vocês protagonizam brigas diárias e desgastantes no curto período em que dispõe para estar juntos, por motivos tolos aos olhos do mundo... Não insista e nem se iluda, não muda e nem melhora com o tempo. Período de adaptação serve para quem precisa usar óculos bifocais, não para relacionamento.
      Casais que costumam tomar decisões juntos apresentam índice menor de conflito.  
      Olhar junto na mesma direção é fundamental.
É inegável que quando os objetivos convergem – tendem para um ponto comum, reduz e muito, a zona de conflito. Quando ele quer usar o dinheiro para realizar uma festa de casamento para dois mil convidados, contratando o Skank, e seu objetivo é usá-lo para comprar um apartamento. Ou ele quer viajar para Dubai em lua de mel e você quer aplicar em ações, há de se convir que ele tem os olhos voltados para a lua cheia e você para o chão firme. A probabilidade de sucesso em um futuro a dois é ínfima.
Pessoas que acreditam que o casamento deve durar para sempre provavelmente estão mais propensas a deixar as divergências de lado.  
      É imprescindível que as escalas de valores sejam bem parecidas.
Isso é ponto chave! Se o desejo de um é casar para formar uma família, com casa de campo, filhos, cachorro e periquito, e, o do outro é tê-la como esposa para, como casal, conhecer o mundo, surfar no Havaí, fazer MBA nos EUA, e de preferência não ter nem fogão em casa,e, muito menos um peixinho no aquário... Vale investir? Óbvio que no primeiro atrito por causa da toalha molhada sobre a cama ele vai querer arrumar as malas e se mandar.
Além de muitas outras coisas é essencial boa vontade e firme propósito em querer estar junto.
Enfim, a vida não dá garantias, mas como podemos ver há caminhos mais prováveis para fazer com que uma relação a dois dê certo. E, caso não dê, porque dicas não são regras, acredito que ambos sairão com a sensação de experiência válida, o que não imuniza a frustração, mas elimina o peso do arrependimento que sentem aqueles que apostam no futuro de forma inconsciente, e muitas vezes até, irresponsável.
Desejo uma boa escolha a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...