O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

FELICIDADE



O mundo parece uma pista de corrida onde a felicidade é o prêmio que todos se atropelam para conquistar.
Cada um vê sua felicidade dentro de um contexto que sempre se difere do vizinho, e por ser um conceito individual não há como enquadrá-la, apesar dos milhões de manuais que teimam em ensinar fórmulas para conquistá-la.

Tem um autor que diz que o "anseio é realista quando você parte da premissa de que a pista para a realização deve estar em você". É nessa a pista que você tem que correr, as outras são becos sem saída e te levarão a lugar nenhum.

Para ser feliz é inevitável pagar o preço de uma autoconfrontação severa. Você tem que assumir a responsabilidade pelo seu estado atual e pelo estado ao qual aspira. Enquanto não tiver consciência disso, vai repetir escolhas equivocadas e continuar infeliz.

Momentos infelizes proporcionam uma compreensão mais profunda das relações entre causas e efeitos e uma percepção de sua força e de seus recursos internos. Mas para isso também é preciso consciência. E nada disso é em vão, o ruim é "errar o mesmo erro". 
Reproduzir escolhas em escala vida afora é viver na marcha à ré.

Todos erram muito até acertar. Faz parte do aprendizado. O ruim é ficar escolhendo as mesmas situações, pensamentos, emoções, relacionamentos, teimando em repetir interminavelmente o mesmo padrão. Isso é improdutivo, não leva a lugar algum e ainda adoece você e contamina quem está a sua volta. 
Sem consciência ninguém se liberta. O hábito pode ser um inimigo poderoso quando decidimos nos livrar dele... Sempre cria raízes profundas e para modificar isso é preciso força, e ninguém é forte se estiver inconsciente de si mesmo. 

Ser feliz é o maior projeto da humanidade e todos acreditam depender de pessoas e coisas para realizar essa conquista. Mas não deveria ser assim. Eu aposto que a felicidade verdadeira só existe a partir de um encontro solitário consigo mesmo. No mais conquistaremos bons e inesquecíveis momentos felizes que podem durar algumas horas ou algumas décadas.

Mas em detrimento de tudo isso, existe uma certeza interna em cada ser humano e que nunca pode ser abandonada que é o desejo que nasce da sensação de que sua vida pode ser muito mais.


7 comentários:

Refúgio de Palavras disse...

Lindo, Marcela... Como sempre: tocante e verdadeiro. Parabéns!!! Beijo♥

Anônimo disse...

Como sempre mexe muito comigo tudo que escreve...
Continue porque estou certa que seus textos ajudam mtas pessoas.
Como dizia Clarice Lispector:"...por uma palavra lida ou dita, tudo se esclarece..."
Bj

Marcela disse...

Obrigada Lu, obrigada Anônimo.
o objetivo é mesmo esse - uma pessoa tocada, já valeu tudo. Bjos

Juliana Iennaco disse...

Poxa, Marcela!
Estou arrepiada pela maneira como as palavras foram colocadas uma a uma formando uma consistência de tudo aquilo que acredito e as vezes não sei como dizer...
Só fui feliz e capaz de amar um amor sem amarras quando descobri exatamente isso: a chave da nossa felicidade deve estar sempre em nossas próprias mãos...
Parabéns!
Vou indicar!
Muitos beijos,
Ju

Marcela disse...

Brigada Ju, querida!!

Anônimo disse...

Só quem já foi feliz pode avaliar esses caminhos, nunca são os mesmos, não existem atalhos e nem sempre a estrada é boa. Tentar ser feliz é uma atitude consigo mesmo, mas depende dos outros, esse é o problema. Numa relação de felcidade, qdo ela termina, restam os cacos q os dois provocaram, sempre os dois. Não tem bula, fórmula e nem mágica. Ser feliz é uma chance q a vida lhe dá...mas nem sempre dá certo.

Marcela disse...

Olá Anônimo, ainda aposto que a felicidade verdadeira e talvez inatingível nesse estado em que a humanidade se encontra, independe de tudo e de todos. Mas...estamos longe de alcançá-la dessa forma. Então, é possível buscar outros caminhos onde consigamos momentos felizes dentro de certas situações e ao lado de certas pessoas em vários e diferentes momentos da vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...